Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial 12. Idiomas Alemão "Mischmasch"

"Mischmasch"

Alemão :: Mischmasch

Por mais estranha que seja, essa palavra engraçada e quase onomatopéica existe no dicionário Português/Alemão e ali está traduzida como "mistura(da)". Num sentido mais prático, "mischmasch" quer dizer "confusão", muitas coisas diferentes juntas, caoticamente (des)organizadas. É, portanto, o termo mais adequado para definir o conteúdo desse espaço, que abarca uma série de assuntos interessantíssimos, inúteis e nem tão inúteis assim: música, mídia, culinária e tudo mais que aqui couber.
(Contamos com sua ajuda para tornar a confusão ainda maior. Bitte, bitte: qualquer sugestão/cometário: bibitnilsson@yahoo.com.br )


Música

A Alemanha é conhecida internacionalmente por ter sido berço e palco principal de alguns dos mais importantes compositores eruditos, cujas obras atravessaram o tempo: Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Robert Schumann e Kurt Weill são alguns renomados exemplos. O cenário erudito moderno continua tendo a marca alemã, atravéz de compositores como Arnold Schönberg, Igor Strawinsky e Carl Orff, entre outros. No entanto, a produção musical alemã não se restringe à música "clássica", mas se pulveriza nos demais gêneros músicais - rock, pop, hiphop, worldmusic e - para alívio dos defensores e adeptos às tradições - também a "Volksmusik" (aqui semelhante às chamadas "p(b)antinhas"). Além disso, os alemães são vanguardistas, sendo os primeiros a produzir música eletrônica e fomentar a divulgação de world music e fusões.

Na internet é possível ter acesso a toda essa diversidade. Aqui vão algumas sugestões, tanto de sites especializados em música (que apresentam a biografia e discografia dos cantores) como sites oficiais dos próprios grupos, cantores e cantoras.
(Fonte: Site Música do Mundo e Portal Oficial da Alemanha na internet.)


Sites Gerais de Música

Música do Mundo: http://www.musicadomundo.com.br/alemanha.html
Site homônimo ao programa que vai ao ar nas tardes de domingo, na Rádio Ipanema, e que apresenta música produzida em todos os continentes. No site, na parte reservada à Alemanha, você encontra informações a respeito da música contemporânea alemã, de diferentes gêneros. O site, todo em português, sugere uma série de links - de rádios, bandas, cinama, entre outros.

MTV: www.mtv.de
Desde 1987 em território alemão, a MTV apresenta vídeos de bandas alemãs e de outros lugares do mundo.

HipHop: www.hiphop.de
Música, grafite e esporte - esse é o trio principal que compõe o portal, especial para fãs do hip hop e curiosos.

Laut: www.laut.de
Artistas alemãs e do resto do mundo têm aqui seu espaço. O site apresenta a biografia, discografia, fotos (nem sempre), endereços de sites oficiais e dicas de onde encontrar o artista na internet.

Portal Oficial da Alemanha: http://www.deutschland.de
O portal oficial da República Alemã, em seis diferentes idiomas, tem um espaço especial (dentro da área maior "Cultura") dedicado à música. Lista de sites relacionados ao assunto, além de informações sobre a programação musical.


Bandas e interpretes alemães e autríacos

Estilo: Fun/Punk
Die Ärzte: http://www.bademeister.com

Estilo: HipHop
Die Fantastischen Vier (Rap): http://www.diefantastischenvier.de
Fettes Brot (Rap): http://www.fettesbrot.de
Xavier Naidoo: http://www.xaviernaidoo.de

Estilo: Rock/Pop
Herbert Grönemeyer: http://www.groenemeyer.de
Laith Al-Deen: http://www.laith.de
Nina Hagen: http://www.totalobscurity.com/nina (de acordo com o site laut.de, esse é o melhor site sobre a Nina na internet)
Nena: http://www.nena.de
Die Prinzen: http://82.96.71.162
PUR: http://www.pur.de
Rosenstolz: http://www.rosenstolz.de
Die Sterne: http://www.diesterne.de
Die Toten Hosen: http://www.dietotenhosen.de
Westernhagen: http://www.westernhagen.de

Estilo: música eletrônica
Kraftwerk: : http://www.kraftwerk.com
Mouse on Mars: http://www.mouseonmars.com

Estilo: neue deutsche Härte (heavy metal?)
Rammstein: neue deutsche Härte: http://www.rammstein.de

Estilo: Música Clássica (Klassische Musik)
Klassik online: http://www.klassik.de
Klassik im Netz: http://www.klassiknetz.de
Klassik heute: http://www.klassik-heute.com/cgi-bin/index.cgi

Estilo:Volksmusik (música "popular alemã"; o que aqui se aproxima das bandinhas)
Volksmusik: www.volksmusik.de
http://www.musicline.de/de/genre/Volksmusik

(Ainda que seja grande o número de sugestões aqui apresentadas, ele não é completo. Sugestões (de bandas, compositores, e assim por diante) e comentários sobre o conteúdo dos sites são muito bem vindos. Contate-nos: bibitnilsson@yahoo.com.br )


MÍDIA

A explicação para a pluralidade dos meios de comunicação de um país não está em seu tamanho (físico), mas principalmente em sua população: em termos de educação, diversidade e quantidade. Ainda que pequena, a Alemanha é densamente povoada e a maioria das pessoas goza de um bom nível de instrução: terreno bastante fértil para um grande número de veículos de comunicação. De acordo com números do próprio governo, há cerca de 230 emissoras de rádio (sem contar as rádios da web); em média, mais de 30 canais podem ser captados em cada domicílio; sem contar a tiragem superior a 24,6 milhões de jornais diários (são cerca de 355 jornais, com 1576 edições locais e regionais). Em média, o alemão maior de 14 anos emprega 30 minutos de seu dia para ler jornais, 2,5 horas para ouvir rádio e 2,5 horas para ver televisão.

Abaixo estão relacionados alguns sites de revistas importantes, dotadas de credibilidade e um público fiel, na Alemanha e no resto do mundo.

Deutsche Welle:
notícias do mundo todo, atualizadas diariamente. Em 30 línguas diferentes. http://www.dw-world.de

Der Spiegel:
a edição online de uma das revistas semanais mais reconhecidas da Alemanha apresenta um série de assuntos interessantes, presentes também, em sua versão impressa, além de artigos exclusivos da versão online. Há um almanaque (Spiegel Almanach), que é excelente fonte de dados atuais para pesquisas a respeito da geografia, política, economia e ciência de países do mundo inteiro. Tem-se acesso, ainda, a alguns artigos de edições anteriores. Artigos publicados até três meses anteriores à data da pesquisa podem ser baixados gratuitamente; artigos mais antigos têm acesso condicionado ao pagamento. www.spiegel.de

Focus:
semelhante à revista brasileira, que leva o mesmo nome. Procuras no arquivo requerem inscrição e pagamento. www.focus.de

Stern:
versão online da revista homônima. Os assuntos aproximam-se daqueles trazidos pela Spiegel (essa, no entanto, é mais completa). É possível ter acesso a artigos publicados na revista impressa a partir de 1995 e de artigos da versão online desde o seu primeiro número. www.stern.de

GEO:
Revista que prima sobretudo pela fotografia. Apresenta artigos relacionados à ciência, à natureza e à antropologia. www.geo.de

JUMA:
revista internacional para jovens adolescentes e (pré-)adolescentes, estudantes de alemão em todos os lugares do mundo. www.juma.de