Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial 12. Idiomas Francês

Francês

POR QUE ESTUDAR FRANCÊS?

 

A língua francesa é importante para estudo e pesquisa em várias áreas do conhecimento incluindo especialidades tais como sociologia, medicina, farmácia, química, história, gastronomia, hotelaria, educação física, educação, química, física, engenharias, informática, geologia, arquitetura, psicologia, direito, política, jornalismo, filosofia, linguística, literatura, música, artes, etc. Não se pode esquecer que manifestações culturais e artísticas como o teatro, o cinema, a pintura, a escultura, a música são um forte atrativo para um séjour d’immersion linguistique em qualquer país francófono. Cabe lembrar o grande interesse cultural despertado não só pela França, mas também por outros países em que se fala esse idioma como o Haiti, o Canadá, a Bélgica, a Suíça, o Senegal, entre outros. Além do grande apelo turístico-cultural, são várias as possibilidades de estágios profissionais e acadêmicos. A UFRGS mantém, como outras universidades também o fazem, inúmeros acordos de cooperação e de intercâmbio.

Mais motivos para estudar francês:

  • A língua francesa é falada nos cinco continentes, sendo uma das línguas da América, falada na província do Québec (Canadá), na Dominique, no Haiti , na Guyanne Française e em Sainte-Lucie. Além disso, um terço da África fala francês. Na Europa, são 137 milhões de francófonos.
  • A França é o segundo país mais presente nas trocas acadêmicas com a UFRGS, estando a Secretaria de Relações Internacionais na coordenação da cooperação com inúmeras instituições francófonas, incluindo acordos para dupla diplomação de alguns cursos dessa Universidade. (www.ufrgs.br/relinter/index.htm)
  • O Canadá (mais precisamente a província do Québec) tem acordos importantes com a UFRGS, como bolsas para professores e pesquisadores. (Mais informações: Escritório Comercial do Governo do Canadá em Porto Alegre: Av. Carlos Gomes, 222/823 paula.manozzo@international.gc.ca).
  • Tendo em vista a importância das culturas francófonas para o patrimônio cultural mundial, o domínio da língua francesa favorece a leitura de fontes bibliográficas originais.
  • A Francofonia, isto é, o conjunto de governos, países ou instâncias oficiais que têm em comum o uso da língua francesa no trabalho e nas trocas, é uma organização de intercâmbios entre os membros desses países (sobretudo instituições oficiais) e também com o resto do mundo. Anualmente, a data de 20 de março é dedicada à celebração da Francofonia (www.francophonie.org).