Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial 2. Informações Gerais

2. Informações Gerais

Como faço para ingressar no NELE?

Para participar de um dos cursos do NELE você precisa, primeiramente, ter no mínimo 17 anos de idade, CPF e endereço de e-mail próprios.

Após, inscreva-se em nosso site no período em que as inscrições estiverem abertas. O edital com as datas das inscrições é previamente divulgado em nosso site. Não há como inscrever-se antes ou depois desse período.

Após as inscrições, você deve aguardar o sorteio de vagas, feito pelo sistema da UFRGS. O resultado do sorteio será divulgado na página inicial do site, em uma data também previamente divulgada. Os alunos que conseguirem a vaga receberão um e-mail com a confirmação.

Se você for sorteado, você precisará emitir um boleto através de nosso site. Somente o pagamento desse boleto confirma a sua vaga no curso.

Após o pagamento, aguarde o recebimento de um e-mail com o local e horário da sua aula.

Quais os pré-requisitos para poder inscrever-se nos cursos?

  • Ter um e-mail pessoal e intransferível;
    • O sistema de inscrições NÃO aceita um mesmo e-mail para mais de uma pessoa.
  • Ter 17 anos ou mais;
  • Informar o número do seu CPF no ato da pré-matrícula (cadastro antes do sorteio).


Quem são considerados alunos antigos?

Um aluno é considerado antigo ao estar cursando um idioma. Se ele quiser cursar o nível seguinte ao nível do idioma que cursou no semestre passado ganha prioridade na hora da escolha da vaga. Por exemplo, se cursou Alemão 1 em 2017/2 e quiser fazer Alemão 2 em 2018/1 é considerado aluno antigo. Porém, se quiser fazer Inglês 1 em 2018/1 é considerado novo aluno e terá que passar pelo sorteio.

Quem são considerados novos alunos?
São aquelas pessoas que nunca tiveram vínculo com o NELE, ou tiveram em semestres anteriores ao penúltimo. Por exemplo, quem cursou Espanhol 1 em 2015/2 e quiser cursar Espanhol 2 em 2018/1, terá de fazer teste de nivelamento e participar novamente do sorteio para obter a vaga.

Quantos idiomas posso cursar?
Um aluno pode concorrer à vaga e cursar até dois idiomas. Na inscrição o aluno pode escolher até duas opções de horário para cada idioma em que está concorrendo. Caso a turma escolhida na primeira opção já esteja cheia, o sistema tentará alocar o aluno de acordo com sua segunda opção. 

Porque só posso fazer o primeiro nível de qualquer idioma?    
Tendo escolhido um idioma, somente o primeiro nível estará habilitado para escolha. Isso não acontece com um aluno antigo que possua algum conceito do semestre anterior no sistema. Caso você não queira cursar o nível sugerido pelo sistema, você pode se inscrever para o teste de nivelamento para definir o nível ao qual concorrerá à vaga. Os testes de nivelamento ocorrem no primeiro semestre de cada ano, em data especificada no edital.

Quando e como devo fazer teste de nivelamento?
Uma vez que você não queira fazer o nível sugerido pelo sistema (nível 1) para determinado idioma, você poderá fazer o teste de nivelamento. Para isso, você precisará se inscrever num período determinado e comparecer ao teste no dia estabelecido no edital, divulgado em nosso site no link “Teste de nivelamento”.

Sou aluno antigo. Como o sistema vai saber disso?
Por isso é importante o preenchimento do CPF e do seu e-mail no momento da pré-matrícula (antes do sorteio). Todos os dados da pré-matrícula de semestres anteriores foram cadastrados no sistema; assim, se você preencher o e-mail informado naquela matrícula, o sistema irá recuperar seus dados, inclusive seu histórico.         

Se eu perder o prazo de pagamento dos boletos, o que faço?
Se você não pagar os boletos no prazo perderá a vaga e não há modo de reavê-la. Isso porque, logo em seguida à conferência dos pagamentos, as vagas que sobrarem serão destinadas aos alunos que ficaram em lista de espera.     

Existe lista de espera?
Caso as turmas que você deseja estiverem todas preenchidas, você irá para uma lista de espera para cada uma destas turmas. A lista é gerada pelo próprio sistema, à qual não temos acesso. Após o período de pagamento, se houver inadimplentes ou desistentes, você poderá ser chamado em uma destas listas, por email. O NELE não se responsabiliza por e-mails que entrem na caixa de spam.