Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial Português (Leitura e produção textual)

Português - Leitura e produção textual / NELE - UFRGS

 

Ministrante: Educador Antônio da Luz Trindade


Mundo. Texto é o mundo, e somos muitos textos. Escrever é a arte de registrar, seja uma história ou uma teoria, e ambas dependem do que entendemos do mundo, do que compreendemos das relações humanas, de como nos sentimos em sociedade. O texto que somos, então, nasce, transforma-se, adapta-se a nossas capacidades de leituras desde mundo.

Há universos infinitos dentro dos nossos valores morais e éticos, repletos de meias verdades, de julgamentos, de comportamentos que as linhas escritas revelam, desmascaram. Não há como fugir, nossas letras nossas histórias, elas mostram o que somos, são a nossa trajetória, que nos faz pensar e agir conforme demonstramos pela escrita num papel.

É tentando dar conta do medo, ou receio de encarar o texto que cada um é, que o curso de Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa do NELE abre as portas dos gêneros textuais. Os principais gêneros são abordados para que haja compreensão de como cada um deles interfere no processo do outro, principalmente na aprendizagem das pessoas.

Narração (contos de fadas e conto moderno), descrição (clássica e humanizada), crônica e dissertação (em primeira pessoa, acadêmica e de concursos) são os essenciais gêneros textuais contemplados no curso.

 

 

.