visualizar news on-line
Facebook @gruponespro Instagram @nespro.ufrgs Twitter nespro_ufrgs Twitter NESPRO UFRGS

O mercado do boi gordo no mês de junho teve os efeitos da greve dos transportadores, pois as tabelas de fretes praticamente inviabilizaram vários embarques de gado. Passada essa fase, principalmente na primeira quinzena do mês, os preços mantiveram-se com uma leve tendência de baixa, particularmente na modalidade comercializada kg vivo para o boi gordo. A vaca, por sua vez, praticamente manteve-se estável, mas com uma diferença de 12 e 14% abaixo do preço do boi, no kg vivo e na carcaça, respectivamente. Esse indicador demonstra claramente as dificuldades que os pecuaristas vêm enfrentando para obterem melhores preços na comercialização. A esperada entressafra ainda não ocorreu e já apontávamos isso na análise do mês anterior, pois o represamento dos abates do final de maio foi direcionado para o mês de junho, o que resultou no aumento de oferta e manutenção dos preços. Com a chegada do inverno e a ausência do gado gordo oriundo das pastagens nativas, é esperado que ocorra uma diminuição de oferta e um aumento nos preços para o mês de julho. Contudo, o consumo de carne pelas famílias continua baixo e a entrada de carne de outros estados acaba neutralizando uma reação mais significativa nos preços frente a menor oferta da entressafra. Além disso, é esperado que neste ano a entressafra tenha uma janela mais estreita, com um limite de aumento no preço pago pelo gado gordo até a primeira semana de agosto. Portanto, para a segunda quinzena de agosto até o final de setembro, haverá naturalmente uma super oferta de gado e a queda natural nos preços.



XIII Jornada NESPro éum sucesso!

O resultado da 13ª edição da nossa Jornada foi, definitivamente, um sucesso. Inscrições esgotadas e auditório lotado: esse foi o resultado do evento. Palestras técnicas, com linguagem simples, ...

Leia mais...



Faça download das palestras da XIII Jornada NESPro

No site da nossa Jornada, você poderá fazer o download das palestras.Clique aqui!

Leia mais...



Quarta edição do Informativo da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul já está disponível!

O NESPro/UFRGS, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, disponibiliza gratuitamente a última edição do Informativo da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul.

Leia mais...


Importância dos cuidados na parição de vacas de corte. NESPro Informa. Número 7, julho 2018.

A estação de parição é uma das etapas mais importantes nos sistemas de cria na pecuária de corte e para que ela seja bem-sucedida, uma série de fatores devem ser observados nesse período. Revisar as vacas diariamente, ...

Leia mais...


Effect of breed on testicular blood flow dynamics in bulls. Theriogenology, v. 118, p. 16-21, 2018.

Candidate genes related to reproductive traits of Hereford and Braford bulls. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 39, n. 3, p. 1335-1350, 2018.

Phenotypic and genotypic characteristics on calves’ sale price on the western border of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Ciência Rural, v. 4, n. 4, e20170283, 2018.

Spatial distribution of productive, environmental, and socioeconomic factors to discriminate dairy cattle production in the south of Brazil. Ciência Animal Brasileira, v.19, p. 1-13, e-33194, 2018.

Dehorning and welfare indicators in beef cattle: a meta-analysis. Animal Production Science, 2018.