visualizar news on-line
Facebook @gruponespro Instagram @nespro.ufrgs Twitter nespro_ufrgs Twitter NESPRO UFRGS

O mês de maio foi totalmente atípico em termos dos acontecimentos que, certamente, influenciaram o mercado, com destaque para a greve dos transportadores que inviabilizou a comercialização do gado nos últimos 10 dias do mês. Os preços mantiveram-se estáveis, mas a análise ficou comprometida, até mesmo devido às poucas operações de compra que ocorreram nesse período sem transporte. Contudo, como este é um mês de finalização de safra, era esperado que houvesse maiores quedas nos preços pagos ao pecuarista, fato que não ocorreu na intensidade que se previa. Para o mês de junho, com parte do gado represado do mês de maio, é possível que atrase a entressafra e a reação nos preços, mas os efeitos desse evento vão depender muito dos volumes que deixaram de ser abatidos pelas principais plantas do RS. A expectativa é de que, a partir do dia 20 de junho, ocorra a tão esperada reação no preço do boi para os patamares firmes acima dos R$ 5,00/Kg PV, podendo fechar o mês com valores próximos a R$ 5,70. Afora isto, já percebe-se nas categorias em reposição uma majoração de preços, em especial do novilho entre 330-370 kg, inclusive ultrapassando o preço do boi gordo.



XIII Jornada NESPro é
um sucesso!

O resultado da 13ª edição da nossa Jornada foi, definitivamente, um sucesso. Inscrições esgotadas e auditório lotado: esse foi o resultado do evento. Palestras técnicas, com linguagem simples, palestrantes motivados com o tema proposto, além de uma equipe dedicada em fazer uma grande Jornada, foram os ingredientes para enchermos o auditório.

Leia mais...


Manejo na condição corporal durante o pré-parto de vacas de corte. NESPro Informa. Número 6, junho 2018.

O escore de condição corporal (ECC) é uma ferramenta prática e importante que permite estimar, rapidamente, o status energético (cobertura de gordura) das vacas em um determinado momento do ciclo produtivo. Tendo em mãos essa informação, decisões podem ser tomadas para melhor gerenciar a alimentação de um grupo de vacas, ou individualmente, sem a necessidade de manejar todo o rebanho. Como e quando fazer avaliação do ECC?...

Leia mais...


Feno & Silagem: preparação de silagem. AG – A Revista do Criador. Edição 216, 05/2018.