• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Página inicial

Notícia


Professor da UFRGS apresenta resultados de pesquisas em Conferência no Reino Unido

18/01/2016




O Prof. Júlio Barcellos, Coordenador do NESPro e professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS, além de orientador dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Agronegócios, participou recentemente da 1ª. International Conference: Steps to Sustainable Livestock, realizada em Bristol, Reino Unido.

O evento faz parte da Global Farm Platform, sediada na Universidade Bristol, que é uma organização científica que congrega várias universidades e centros de pesquisas no mundo. Tem a finalidade de discutir a sustentabilidade na produção animal, com ênfase especial à produção de bovinos e ovinos.

Na oportunidade, o prof. Barcellos apresentou parte do estudo “Dinâmica da produção de alimentos no Bioma Pampa”

O evento contou com 200 participantes de 40 países, sendo apenas dois brasileiros, e discutiu os grandes pilares que envolvem a produção de carne e leite no mundo, em particular a eficiência de utilização dos recursos naturais para a produção de proteína animal de forma sustentável.

Foram discutidos os desafios decorrentes do aumento da população, da crescente urbanização, das mudanças climáticas e do aumento do consumo de proteína animal. O termo sustentabilidade há muito tempo ultrapassou a fronteira ecológica, conservacionista e às vezes apaixonada de muitos pesquisadores.

Foi consenso entre os cientistas que atualmente a produção de proteína animal enfrenta seis grandes desafios: 1- a saúde, a alimentação e o bem estar dos animais; 2- a identificação e a seleção de raças menos sensíveis ao estresse do ambiente; 3- o equilíbrio entre a alimentação do homem e a sua saúde; 4- o que as criações de animais representam para as pessoas, extrapolando questões meramente econômicas; 5- o uso de alimentos com as criações que poderiam ser usados diretamente pelo homem; e 6- as emissões dos gases de efeito estufa pelas criações.

Dessa foram, a valorização do uso dos pastos naturais que demandam menos energia renovável para a sua produção, a incapacidade de utilizá-los diretamente na alimentação humana, a preservação de fauna e flora em equilíbrio, e uso racional da UNIDADE DE RECURSO, que é a terra, continuam sendo os fundamentos da Plataforma Global.

Neste sentido, já está em desenvolvimento a Fazenda Modelo para o ano 2050, a partir da busca atual para os problemas decorrentes da produção animal que lá serão vivenciados.

Portanto, as pesquisas desenvolvidas realizadas pelo grupo do NESPro, no âmbito do PPG-Zootecnia e do PPG-Agronegócio, buscam contemplar essas múltiplas dimensões da sustentabilidade, de modo a contribuir com a cadeia produtiva da carne bovina.

Professor da UFRGS apresenta resultados de pesquisas em Conferência no Reino Unido