• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Página inicial

Notícia


NESPro dá continuidade ao Projeto Cidadãos do Futuro

01/05/2017



Neste ano de 2017, NESPro dá início ao terceiro ano das atividades referentes ao Projeto Cidadãos do Futuro, juntamente com a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e a Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana. Nos dias 26, 27 e 28 de abril, a Equipe NESPro esteve no ato inaugural na Escola Municipal Dr. Crespo de Oliveira. Na oportunidade estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Prof. Emerson Ortiz, o Presidente do Sindicato Rural, Dr. Sérgio Tellechea e o Coordenador do NESPro/UFRGS, Prof. Júlio Barcellos. Autoridades relacionadas com o Ensino no Meio Rural, diretores dos Polos Educacionais e a comunidade escolar prestigiaram o evento.

O objetivo desse projeto é auxiliar no desenvolvimento de crianças e jovens da zona rural de Uruguaiana/RS, por meio da identificação das oportunidades que o ambiente rural proporciona para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades, de competências e de inserção socioeconômica para a comunidade. “Este ano, em particular, o projeto está estruturado no tema Conheça a sua Região, desde a História aos Recursos Geográficos e Naturais. Com esse conhecimento, será possível criar projetos que auxiliem no aprendizado dos alunos e também na geração de oportunidades para melhorias na renda da comunidade", comenta o Prof. Júlio Barcellos. Posteriormente ao ato inaugural, a equipe do NESPro, constituída pelos Doutorandos Amir G. Sessim, Lucas Cadó, Everton D. Sartori, Odilene de S. Teixeira e Jusecléia F. Lopes trabalharam durante dois dias nas escolas Professor Patrício Lopes, Alceu Wamosy e Dom Fernando Tarrago.

Centenas de estudantes do meio rural e os professores de cada escola estão entusiasmados com o projeto e envolveram-se de forma ativa para cumprir as atividades propostas pelo NESPro. Desse modo, até o mês de novembro ocorrerão mais cinco encontros em cada uma das escolas, cuja sequência de atividades é a elaboração de uma redação que retrate os aspectos históricos do município, um projeto para mitigar eventuais ameaças aos recursos naturais da região e o desenvolvimento de um plano de negócios para melhoria de renda da região de abrangência de cada polo educacional rural. Todas essas atividades farão parte de um concurso que premiará os melhores trabalhos entre as quatro escolas envolvidas. Paralelo ao projeto, as ações também contemplam o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos, o qual forma como profissional o Técnico Agrícola. Nessa instituição, o NESPro contribui com o aporte de conteúdos e espaços de discussões em temas complementares à formação do aluno. Assim, um projeto inédito começa a produzir resultados concretos de uma ação de natureza social, custeado pela Associação Rural de Uruguaiana e conveniada com a Faculdade de Agronomia da UFGRS.



NESPro dá continuidade ao Projeto Cidadãos do Futuro