• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Página inicial

Notícia


Prêmios aos vencedores do projeto "Cidadãos do Futuro" 

05/12/2017



No dia 30 de novembro, no Parque Agrícola Pastoril, em Uruguaiana/RS, foi encerrado o terceiro ano do projeto “Cidadãos do Futuro”, com a premiação dos melhores trabalhos. Esta atividade foi uma realização conjunta entre o NESPro, a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e a Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Na premiação, com a presença de mais de 400 pessoas, estavam o Prefeito Municipal de Uruguaiana, Sr. Ronnie Peterson Colpo Mello, o Secretário da Educação Municipal, Sr. Emerson Barreto Ortiz, o Presidente do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, Sr. Sérgio Tellechea, o Coordenador do NESPro/UFRGS, Prof. Júlio Barcellos, a Coordenadora de Ensino do Meio Rural, Profª. Mariana Vasconcelos, além de representantes da comunidade, funcionários da prefeitura e produtores da região. Enquanto ocorria a premiação, os alunos do 1º ao 5º ano visitaram o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Uruguaiana, onde tiveram a oportunidade de conhecer a rotina, as instalações e os equipamentos do exército.

Em 2017, a temática do projeto, envolvendo os alunos do 6º. ao 9º. ano, foi “Conhecendo a sua região”. O objetivo foi abordar atividades relacionadas às questões históricas e geográficas do município, sempre com a supervisão dos professores. Os alunos foram estimulados a escrever uma redação sobre a história do município e analisar seu cotidiano, identificando desafios e buscando oportunidades. Por fim, criaram um plano de negócios para complementar a renda familiar. Os premiados para as categorias melhor redação, projeto livre e plano de negócio foram:


Redação

1º lugar: 8º ano da E. M. E. F. Professor Patrício Lopes;
2º lugar: 7º ano da E. M. E. F. Dom Fernando Tarrago.


Projeto livre

1º lugar: 6º ano da E. M. E. F. Alceu Wamosy;
2º lugar: 6º ano da E. M. E. F. Dr. Crespo de Oliveira.


Plano de negócio

1º lugar: 7º ano da E. M. E. F. Professor Patrício Lopes;
2º lugar: 9º ano da E. M. E. F. Professor Patrício Lopes.


Escola campeã

E. M. E. F. Professor Patrício Lopes.


Os alunos premiados ganharam uma viagem com acompanhante para conhecer os principais pontos turísticos da capital Porto Alegre. Além disso, as escolas participantes do projeto irão receber kits esportivos e a escola campeã, um data show.

Neste mesmo dia e local, à noite, foi realizado um encontro com o Colégio Agrícola Municipal de Uruguaiana Dr. Luiz Martins Bastos, para discutir as exigências do mercado de trabalho para os técnicos agrícolas. Além de palestras e debates, ocorreu a formação de um banco de currículos dos formandos que serão disponibilizados para os produtores da região.



Prêmios aos vencedores do projeto "Cidadãos do Futuro" Da esquerda para a direita - Coordenador do NESPro, prof. Júlio Barcellos, Presidente do Sindicato Rural, Sr. Sérgio Tellechea, e Prefeito de Uruguaiana, Sr. Ronnie Peterson Colpo Mello

Prêmios aos vencedores do projeto "Cidadãos do Futuro" NESPrianos à espera da entrega dos prêmios

Prêmios aos vencedores do projeto "Cidadãos do Futuro"Alunos na expectativa para conhecer os premiados

Prêmios aos vencedores do projeto "Cidadãos do Futuro"