• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Página inicial

Notícia


XIII Jornada NESPro é um sucesso!

06/06/2018



O resultado da 13ª edição da nossa Jornada foi, definitivamente, um sucesso. Inscrições esgotadas e auditório lotado: esse foi o resultado do evento. Palestras técnicas, com linguagem simples, palestrantes motivados com o tema proposto, além de uma equipe dedicada em fazer uma grande Jornada, foram os ingredientes para enchermos o auditório.

O evento teve início na segunda-feira, dia 4 de junho, com um curso sobre gestão na bovinocultura de corte, realizado em parceria com o CTPEC-Unipampa Uruguaiana. Estiveram presentes mais de 30 pessoas, entre estudantes, técnicos e produtores, os quais puderam conhecer as perspectivas do negócio da pecuária de corte, a sucessão familiar na propriedade rural, a gestão por indicadores de desempenho na fazenda e, para fechar, o tema dos recursos humanos no campo.

Na terça-feira, durante a manhã, a Jornada iniciou com abordagens sobre práticas de manejo na atividade pecuária. Quatro relatos de pecuaristas oriundos do Chile, Uruguai e dois do RS, mostraram suas experiências e os resultados obtidos nas propriedades onde atuam. Como linha única entre os quatro conferencias esteve a utilização de tecnologias conforme os recursos disponíveis na propriedade, a capacidade de maximizá-las e ainda um olhar muito especial para o mercado. Durante a tarde, Dr. José Reck Jr. (IPVDF) e Prof. Werner Okano (UNICENTRO) abordaram questões relevantes sobre saúde animal que comprometem o desempenho dos bovinos. A questão do carrapato e da importância de utilizar meios de controle com base no conhecimento disponível, além do uso de testes para verificar a quais carrapaticidas os carrapatos são vulneráveis, foi o foco do Dr. Reck. Já o Prof. Okano demonstrou a complexidade de montar um programa sanitário e a necessidade de que este seja específico para cada propriedade rural. Na sequência, foram abordados questões relacionadas à cria bovina, com Prof. Júlio Barcellos e Prof. Pietro Baruselli, que destacaram a importância do uso de métricas para monitorar o desempenho do sistema de cria e da Inseminação a Tempo Fixo, respectivamente. Ambas apresentações evidenciaram que esses elementos são fundamentais para a intensificação da pecuária.

No último dia da Jornada, foram abordadas estratégias ligadas a alimentação animal para a intensificação da pecuária de corte, com palestras sobre semi-confinamento, conservação de forragens e uso de pastagens de verão. O Dr. Pedro Veiga (Cargill), o Prof. Odilon Ribeiro (UFV) e a Dra. Márcia Silveira (Embrapa Pecuária Sul) foram enfáticos sobre o papel da alimentação e das estratégias que podem ser utilizadas no sentido de aumentar a produtividade frente ao cenário atual da pecuária brasileira. Para finalizar, o Prof. Carlos Gosttchal (ULBRA) fez uma ampla abordagem de como a ferramenta do desmame pode ser empregada para potencializar a produtividade na cria

Agradecemos imensamente a participação intensa dos ouvintes e o apoio e patrocínio das empresas e instituições que confiam na Equipe NESPro.

XIII Jornada NESPro - 2018

XIII Jornada NESPro - 2018

XIII Jornada NESPro - 2018