• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Página inicial

Notícia


Workshop NESPro na Expointer – mais uma iniciativa de sucesso!

31/08/2019



No dia 29 de agosto, o grupo NESPro promoveu um workshop sobre rendimento de carcaças bovinas durante a 42ª edição da Expointer. Esse tema demonstra ser oportuno para o momento e por isso tivemos lotação máxima no evento, com participação de todos os segmentos da cadeia produtiva da carne bovina, com destaque à expressiva participação de produtores rurais.

O professor Júlio Barcellos deu início as apresentações, enfatizando aspectos relacionados aos métodos de comercialização de bovinos para abate comumente utilizados pela indústria frigorífica, dados históricos de rendimento de carcaça, ponto de equilíbrio entre a venda do animal a peso vivo ou a rendimento, além de uma série de questões pertinentes a comercialização que geram inquietudes nos agentes envolvidos nessa cadeia de produção. Na sequência, a Dra. Tamara Oliveira discorreu sobre os fatores que afetam o rendimento da carcaça bovina, destacando aspectos relacionados a genética, sexo, estado fisiológico do animal, bem como a importância das relações de mercado entre os elos de produção e industrialização. Por fim, a Dra. Daniele Zago salientou a relevância da programação fetal, seu trabalho de tese, e seus efeitos sobre o rendimento de carcaça.

O workshop foi concluído com um painel de debates composto pelos integrantes do NESPro, Prof. Júlio, Dra. Tamara e Dra. Daniele, o Diretor da Comissão de Pecuária de Corte da FARSUL, Dr. Carlos Simm, representando os produtores rurais; o presidente do SICADERGS, Sr. Ronei Lauxen, representando a indústria da carne e o proprietário do frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul, Sr. Luiz Saafeld. Nesse painel, foram destacados, de forma unânime, aspectos inerentes a rentabilidade da indústria, descontos na venda por rendimento, hematomas na carcaça, relação comercial entre produtor e frigorífico, normatização do sistema de comercialização, valoração da carcaça e comunicação entre os elos que integram a cadeia produtiva da carne bovina. Além disso, já ficou estabelecida uma pauta de discussão do tema para avançar na harmonização do principal problema enfrentado atualmente pelo pecuarista na modalidade a peso de carcaça, que é o rendimento obtido pelo gado e o ponto de tomada do peso nos frigoríficos.

A equipe NESPro acredita que eventos como esse oportunizam a troca de ideias e estimulam o debate, de forma respeitosa e harmônica, entre todos os envolvidos nessa cadeia produtiva dotada de reconhecida relevância socioeconômica para o desenvolvimento do país.


Workshop NESPro na Expointer – mais uma iniciativa de sucesso!

Workshop NESPro na Expointer – mais uma iniciativa de sucesso!

Workshop NESPro na Expointer – mais uma iniciativa de sucesso!

Workshop NESPro na Expointer – mais uma iniciativa de sucesso!