• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Página inicial

Projetos



Jornada NESPro


Área de interesse

Cadeia produtiva da carne bovina

Instituições envolvidas
NESPro/UFRGS

Objetivo
O NESPro propõe-se a estabelecer um ambiente de interação e discussão frente às pesquisas acadêmicas e aplicações práticas, fundamentadas em embasamentos conceituais e teóricos, que contribuam para o aprimoramento da bovinocultura de corte do Rio Grande do Sul e do Brasil. O conhecimento que buscamos integrar é aquele advindo das diferentes áreas relacionadas à Cadeia Produtiva, a fim de promover o desenvolvimento do setor, além de difundir e homogeneizar o conhecimento no âmbito da produção de carne bovina no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo, impactando no desenvolvimento socioeconômico local e global. Com isso, idealizamos a promoção de uma visão sistêmica da atividade produtiva, desde o consumidor final até a produção dentro da porteira (fazenda).

Público alvo
Profissionais e estudantes da grande área de Ciências Agrárias e produtores rurais

Duração
Dois a três dias

Periodicidade
Anual (setembro)



Rede de gestão da inovação tecnológica aplicada à cadeia da carne bovina


Área de interesse

Cadeia produtiva da carne bovina

Instituições envolvidas
NESPro/UFRGS, Embrapa Pecuária Sul, SEAPI, FUNDESA, SICADERGS, CAPES

Objetivo
O presente projeto busca o desenvolvimento de uma rede de difusão de conhecimento, com objetivo de disseminar as inovações e técnicas produtivas sustentáveis no agronegócio para que proporcionem vantagens competitivas e desenvolvimento à cadeia da carne bovina brasileira. Os principais resultados esperados são: um mapa descrevendo o sistema agroindustrial da carne bovina dentre os aspectos da segurança alimentar, sustentabilidade e competitividade; mecanismos de comunicação que difundam os conhecimentos sobre o sistema, integrando produtores, pesquisadores, consultores e o mercado; diagnóstico dos problemas e fatores limitantes da competitividade; centro de formação em recursos humanos a fim de difundir as boas práticas de qualidade e inocuidade dos produtos, de acordo com a demanda do mercado; por fim, a geração de um mecanismo de divulgação para o mercado de atividades da rede proposta. Dessa forma, espera-se desenvolver uma rede de gestão da inovação tecnológica do agronegócio, aplicada à cadeia da carne bovina, através da pesquisa, desenvolvimento e disponibilização de informações e conhecimento do setor à comunidade. Essas informações estão sendo disponibilizadas para a comunidade acadêmica e para a sociedade através do “Observatório da Bovinocultura de Corte do Sul do Brasil” do NESPro/UFRGS em parceira com a Embrapa Pecuária Sul. Estas informações estão disponíveis nos documentos NESPro Índices e Informativos NESPro.

Público alvo
Pesquisadores e estudantes da área de Ciências Agrárias e do Agronegócio, profissionais e produtores rurais, órgão públicos, instituições de pesquisa e agências de fomento

Duração
2010 - Atual

Periodicidade
Semanal e quinzenal (NESPro Índices) / Anual (Informativos NESPro)