Você está aqui: Página Inicial Materiais

Materiais

PROTEA-R - SISTEMA PROTEAR DE AVALIAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (Bosa & Salles, 2018)

Instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista. Destina-se a crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente aquelas não-verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.

Coleção 1 ANELE - Avaliação da Leitura de palavras e pseudopalavras isoladas - LPI (Salles, Piccolo, & Miná, 2017)

O objetivo deste teste é avaliar habilidades de leitura de palavras de crianças e adolescentes com vistas a identificar dificuldades e fornecer subsídios para avaliações, intervenções e encaminhamentos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Coleção 2 ANELE - Avaliação da Compreensão de Leitura textual - COMTEXT (Corso, Piccolo, Miná, & Salles, 2017)

Este instrumento destinado à população infantil e adolescentes permite avaliação quantitativa e qualitativa das habilidades de compreensão de textos narrativos e fornece subsídios para os processos avaliativos, diagnósticos, planejamento de aulas, intervenções e encaminhamentos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Coleção 3 ANELE - Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras - TEPP (Rodrigues, Miná, & Salles, 2017)

Instrumento de avaliação destinado a adultos e idosos e fornece subsídios para traçar o melhor plano de intervenção ou de continuidade do processo de avaliação. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Coleção 4 ANELE - Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras - TLPP (Rodrigues, Miná, & Salles, 2017)

O instrumento é destinado a adultos e idosos e tem como objetivo identificar a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Coleção 5 ANELE - Avaliação da Fluência de Leitura Textual - AFLeT (Basso, Miná, Piccolo, & Salles, 2018)

O instrumento permite investigar aspectos quantitativos e qualitativos por meio de múltiplas dimensões: precisão (capacidade de reconhecimento das palavras), automaticidade (velocidade de processamento), prosódia na leitura oral (fluidez, entonação e pausa) e compreensão de leitura. É destinado a profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.

Benton Retention Visual Test (Salles, Bandeira, Trentini, & Hutz, 2016)

O teste de Retenção Visual de Benton (Benton Visual Retention Teste, BVRT) é um instrumento de avaliação neuropsicológica que envolve a memória visuoespacial, praxia construtiva e percepção visual. O processo de adaptação para a população brasileira foi recentemente concluído (Salles, Bandeira, Trentini & Hutz, 2016). O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Esse teste foi desenvolvido para pessoas de 12 a 90 anos e é um instrumento breve para avaliação de funções neuropsicológicas, como memória, funções executivas e linguagem, auxiliando no diagnóstico neuropsicológico e no delineamento de índices terapêuticos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Tarefa de Leitura de Palavras Isoladas (Salles & Parente, 2002)

Esta tarefa pode ser utilizada com crianças de 6 a 12 anos e consiste na apresentação de 60 estímulos isolados, divididos em palavras regulares, irregulares e pseudopalavras,sendo avaliados o reconhecimento visual e a leitura oral de palavras.

Tarefa de Compreensão de Leitura Textual (Salles & Parente, 2004)

Esta tarefa avalia a compreensão de leitura textual em crianças de 6 a 12 anos e consiste na leitura de uma história pelo participante, seguida de um reconto oral e da resposta por escrito a perguntas sobre o texto. São avaliadas compreensão de texto e geração de inferências.

Experimento de priming semântico

O experimento de priming semântico foi construído a partir de uma lista de associação semântica entre palavras, com o objetivo de avaliar efeito de facilitação sobre a resposta a palavras pela exposição anterior a palavras relacionadas semântica-associativamente. O experimento é constituído de 78 pares de palavras, divididas em pares com alvos palavras e pares com alvos pseudopalavras, sendo apresentado no software e-prime. A força de associação, o método de geração de pares e a prporção de pares relacionados foram controlados nos experimentos utilizados pelo grupo. A descrição do experimento, bem como a lista de estímulos constituintes, pode ser conferida neste artigo.

Localização e contato

 

« Janeiro 2020 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031