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Projetos

Construção de instrumentos de avaliação neuropsicológica das habilidades de leitura e escrita

Este projeto visa construir/adaptar instrumentos para a avaliação da leitura e escrita em uma abordagem neuropsicológica em várias faixas de idade e escolaridade.


Endofenótipos das dificuldades de aprendizagem da matemática e da leitura

A discalculia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem da aritmética que afeta entre 3% e 6% da população em idade escolar. Os domínios mais afetados são o conceito de numerosidade, a habilidade de contar, bem como as habilidades de transcodificar entre as diversas representações simbólicas de numero, aprender e resgatar os fatos aritméticos e de realizar as quatro operações. A discalculia do desenvolvimento é uma entidade heterogênea do ponto de vista cognitivo, havendo formas com comprometimento, em diversas combinações, das habilidades de transcodificação verbal, memória verbal, processamento fonológico, processos visoespaciais e representação não-simbólica de magnitude. as dislexias de desenvolvimento sao dificuldades de aprendizado da leitura em crianças que apresentam inteligência e habilidades sensoriais normais (Demonet, Taylor e Chaix, 2004). Dito de outra forma, são problemas significativos no reconhecimento de palavras, apesar de inteligência média, fluência na língua materna, nenhum déficit sensorial primário ou problemas emocionais (Wise, Ring e Olson, 1999). Para a International Dyslexia Association (Lyon et al., 2003), a dislexia é um transtorno especifico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Ela se caracteriza por dificuldades com o reconhecimento preciso e/ou fluente de palavras e por poucas habilidades de ortografia e de decodificação. Essas dificuldades geralmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem, que costuma ser inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e à existência de instrução efetiva na sala de aula. Suas consequências secundárias podem envolver problemas na compreensão leitora e pouca experiência com leitura, que impedem o crescimento do vocabulário e do conhecimento geral.


Efeito de priming semântico em tarefa de decisão lexical nas dislexias de desenvolvimento

O objetivo deste estudo é investigar se crianças com dislexia do desenvolvimento beneficiam-se do contexto semântico no reconhecimento de palavras e, em caso afirmativo, se este benefício ou facilitação é maior ou menor do que o encontrado em leitores competentes, através do paradigma de priming semântico.


Índices para reabilitação neuropsicológica das seqüelas de Acidente Vascular Cerebral: aspectos demográficos, neurológicos, neuropsicolinguísticos e de neuroimagem funcional

Este projeto visa conhecer o perfil demográfico, prevalência, características neurológicas, neuropsicolinguísticas e de neuroimagem funcional de pacientes com AVC, provenientes dos ambulatórios de Doenças Cerebrovasculares e de Neuropsicologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre.


Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN-INF

Este estudo se propõe a construir um Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve para crianças a partir do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN (Fonseca, Salles & Parente, 2006) o qual é constituído de tarefas que avaliam habilidades como atenção, memória, funções executivas, praxias, percepção, linguagem, entre outros. O projeto também envolve a descrição das qualidades psicométricas do instrumento (pré-teste de validade, precisão e aferição).


Avaliação da percepção, memória visual e praxia construtiva através do Benton Visual Retention Test: normatização para amostra brasileira

O objetivo deste projeto é avaliar a percepção, memória visual e praxia construtiva de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitários, assim como de alguns grupos clínicos, através do Benton Visual Retention Test.


Normas de associação semântica de palavras

Estudo das normas de associação semântica lexical: estudo da força de associação e do tamanho do conjunto do alvo. Efeitos de frequência e concretude.

 

Dislexias de desenvolvimento em adultos: perfil de leitura e escrita e habilidades neuropsicológicas relacionadas

O objetivo deste projeto é investigar o desempenho em tarefas de leitura, escrita e habilidades neuropsicológicas relacionadas em disléxicos adultos falantes do português, a partir de delineamentos transversal e longitudinal. O projeto é dividido em dois estudos:1) Descrever o perfil de um grupo de disléxicos adultos (transversal); 2)Traçar o perfil evolutivo de um grupo de disléxicos avaliados na infância e na idade adulta (longitudinal).


Perfil neuropsicológico de grupos clínicos

Este estudo visa investigar o perfil neuropsicológico de crianças, adolescentes e adultos com diagnósticos neurológico ou neuropsiquiatrico. Este é um projeto amplo, que engloba varios subprojetos relacionados ao tema.


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