Você está aqui: Página Inicial Publicações

Publicações

Artigos e capítulos de livros publicados pelo grupo.

Artigos de periódicos

2020

 

Koltermann, G. ; Becker, N. ; Lopes-silva, J. B. ; Gomides, M. R. A. ; Paiva, G. M. ; Haase, V. G., Salles, J. F. . Are -cool- executive function impairments more salient in ADHD symptoms than in reading disability?. Dementia & neuropsychologia, 14, 47-55

Mendonça, l. A. ; Gentilini, l. K. S. ; Andrade, M. E. P., Basso, F. P., Salles, J. F., Martins-Reis, V. O. (2020). Desenvolvimento de instrumento para avaliação coletiva da fluência e compreensão de leitura textual em escolares do ensino fundamental II. Codas, 32, 1-9.

Segabinazi, J. ; Zortea, M.; Rodrigues, J. C., Sbicigo, J. B., Trentini, C. M., Hutz, C., Salles, J. F., Bandeira, D. R. (2020). Evidências de validade para o teste de retenção visual de benton (BVRT): comparação de grupos e série de casos em pacientes pós-AVC. Revista iberoamericana de diagnostico y evaluacion-e avaliacao psicologica, 1, 179-193.

Piccolo, L. R., Giacomoni, C., Lima, M., Basso, F., Haase, V. G., Zbornik, J., Salles, J. F. (2020). Translation and cross-cultural adaptation of the brazilian version of the reading anxiety scale: short version. Estudos de psicologia, 37, 1-13.

2019

 

Holderbaum, C. S., Sbicigo, J. B., Buchweitz, A., & Salles, J. F. (2019). A systematic review of brain imaging studies of semantic priming. Interação em Psicologia


Becker, N., Piccolo, L. R., & Salles, J. F. (2019). Verbal fluency development across childhood: Normative data from Brazilian-Portuguese speakers and underlying cognitive processes. Archives of Clinical Neuropsychology

Santos, D. P., Rodrigues, J. C., & Salles, J. F. (2019). Influence of depression symptoms on neuropsychological functions after stroke. Ciências Psicológicas, 13, 56-66

Rodrigues, J. C., Becker, N., Beckenkamp, C. L., Miná, C. S., Salles, J. F., Bandeira, D. R. (2019). Psychometric properties of cognitive screenings for patients with cerebrovascular diseases: A systematic review. Dementia & Neuropsychologia, 13, 31-43

Lima, M. ; Piccolo, L. R. ; BASSO, F. P.; Julio-Costa, A.; Lopes-Silva, J.B. , Haase, V. G., Salles, J. F. (2019). Neuropsychological and environmental predictors of reading performance in Brazilian children. Applied neuropsychology-child, 1-12.

Zortea, M., Jou, G.L., Salles, J. F. (2019). Memory monitoring and memory control in chronic stroke patients: dissociated processes. Dementia & neuropsychologia, 13, 44-52.

2018

 

Rodrigues, J. C. ; Muller, J. ; Parente, M. A. M. P. ; Fonseca, R. P., Salles, J. F. (2018). Influência de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve neupsilin. Psico-usf (impresso), 23, 319-332.

Holz, M. R. ; Kochhann, R. ; Salles, J. F. ; Parente, M. A. M. P.Fonseca, R. P. (2018). Avaliação do impacto da idade e da escolaridade nas praxias construtivas ? NEUPSILIN. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA,17, 111-120.

Miranda, M. C. ; Gsinnes, E. ; Zanini, G. ; Baumgartner, B. ; Salles, J. F. ; Fonseca, Rochele Paz ; Bueno, O. F. A. (2018). Neupsilin-Inf em um Modelo de Avaliação Neuropsicológica Breve para Centros de Saúde. Psico-USF, 23, 95-108.

Rodrigues, J. C., Machado, W. L., Almeida, A., Brondani, R., Martins, S. C. O., Bandeira, D. R., & Salles, J. F. (2018). What neuropsychological functions best discriminate performance in adults post-stroke? Applied Neuropsychology-Adult, 4, 1-13.

Pereira, J. S., Gregianin, L. J., Selistre, S. G. A., Remor, E., & Salles, J. F. (2018). Funções executivas, características comportamentais e frequência à Classe Hospitalar em crianças hospitalizadas com Leucemias. Neuropsicologia Latinoamericana,10, 01-15.

 

2017

Piccolo, L. R., Giacomoni, C., Júlio-Costa, A., Haase, V. G., Zbornik, J. & Salles, J. F. (2017). Reading anxiety in L1: reviewing the concept. Early Childhood Education Journal, 44, 1-7.

Jarros, R. B., Salum, G. A., Silva, C. T. B., Toazza, R., Becker, N., Agranonik, M., Salles, J. F. & Manfro, G. G. (2017). Attention, memory, visuoconstructive and executive tasks in adolescents with anxiety disorders: a case-control community study. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 39, 5-11.

Kochhann, R., Gonçalves, H., Pureza, J., Viapiana, V. F., Fonseca, F. P., Fonseca, R. P. & Salles, J. F. (2017). Variability in Neurocognitive Performance: Age, Gender, and School-Related Differences in Children from Ages 6 to 12. Applied Neuropsychology-Child, 20, 1-9.

Landenberger, T., Rinaldi, J., Frison, T. & Salles, J. F. (2017). Reabilitação Neuropsicológica em um caso de traumatismo cranioencefálico em fase crônica. Neuropsicologia Latinoamericana, 9, 09-18.

Mina, C. S., Zortea, M., Rodrigues, J. C., & Salles, J. F. (2017). Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos: Relações com indicadores socioeducacionais. Revista de Psicologia: Teoria e Prática, 19, 242-255.

Basso, F., Jou, G. I., Gonçalves, H. ; Bassoa, A., Moojen, S. & Salles, J. F. (2017). A produção textual escrita de adultos com dislexia de desenvolvimento. Neuropsicologia Latinoamericana, 92, 19-32.

Becker, N., Vasconcelos, M., Oliveira, V., Santos, F. C., Araújo, L. B., Almeida, R. M. M., Salles, J. F., Carvalho, M. R. (2017). Genetic and environmental risk factors for developmental dyslexia in children: Systematic review of the last decade. Developmental Neuropsychology, 42, 423-445.

Sbicigo, J. B., Janczura, G. & Salles, J. F. (2017). The Role of Attention in Perceptual and Conceptual Priming. Psychology & Neuroscience, 01-0.

 

2016

Piccolo, L. R., Arteche, A., Fonseca, R. P., Grassi-Oliveira, R. & Salles, J. F. (2016). Influence of family socioeconomic status on IQ, language, memory and executive functions of Brazilian children. Psicologia: Reflexão e Crítica, 29, 1-10.

Becker, N. & Salles, J. F. (2016). Methodological Criteria in Clustering and Switching Analyzes in Verbal Fluency Tasks. Psico-USF, 21, 445-457.

Corso, H. V., Cromley, J. G., Sperb, T. M. & Salles, J. F. (2016). Modeling the Relationship Among Reading Comprehension, Intelligence, Socioeconomic Status, and Neuropsychological Functions: The Mediating Role of Executive Functions. Psychology & Neuroscience, 32-45.

Piccolo, L. R., Salles, J. F., Fernandes, C. L., Falceto, O. G. & Grassi-Oliveira, R. (2016). Can reactivity to stress and family environment explain memory and executive functions performance and in early and middle childhood?. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 38, 80-89.

Sbicigo, J. B., Janczura, G. & Salles, J. F. (2016). Considerações Metodológicas na Elaboração de Experimentos com Priming de Repetição Considerações Metodológicas em Experimentos de Priming. Temas em Psicologia, 24, 1533-1547.

Lopes-Silva, J. B., Júlio-Costa, A., Moura, R., Wood, G., Salles, J. F. & Haase, V. G. (2016). What Is Specific and What Is Shared Between Numbers and Words?. Frontiers in Psychology, 7, 1-9.

Nascimento, S., Baierle, M., Göethel, G., Barth, A., Brucker, N., Charão, M., Sauer, E., Gauer, B., Arbo, M., Altknecht, L., Jager, M., Dias, A. C., Salles, J. F., Pierre, T. S., Gioda, A., Moresco, R. & Garcia, S. C. (2016). Associations among environmental exposure to manganese, neuropsychological performance, oxidative damage and kidney biomarkers in children. Environmental Research, 147, 32-43.

Toazza, R., Salum, G. A., Jarros, R. B., Souza, D., Salles, J. F. & Manfro, G. G. (2016). Phonemic verbal fluency and severity of anxiety disorders in young children. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 38, 100-104.

Sbicigo, J. B., Piccolo, L. R., Becker, N., Vedana, S., Rodrigues, J. C., Salles, J. F. & Haase, V. G. (2016). Current perspectives on the anatomo-clinical method in neuropsychology. Psychology & Neuroscience, 9, 198-214.

Holderbaum, C. S., Mansur, L. L. & Salles, J. F. (2016). Heterogeneity in semantic priming effect with a lexical decision task in patients after left hemisphere stroke. Dementia & Neuropsychologia, 10, 91-97.

Campelo, G., Zortea, M., Saraiva, R., Machado, W. L., Sbicigo, J. B., Segabinazi, J., Gastal, C., Castilho, G. & Salles, J. F. (2016). A short version of the questionnaire of metamemory in Adulthood (MIA) in Portuguese. Psicologia: Reflexão e Crítica, 29, 29-37.

Brandão, L., Fonseca, R. P., Ortiz, K.Z., Azambuja, D., Salles, J. F., Navas, A. L. ... & Parente, M. A. M. P. (2016). Neuropsicologia como especialidade na Fonoaudiologia: Consenso de Fonoaudiólogos brasileiros. Distúrbios da Comunicação, 28, 378-387.

Piccolo, L. R., Segabinazi, J., Falceto, O. G., Fernandes, C. L., Bandeira, D., Trentini, C. M., Hutz, C. & Salles, J. F. (2016). Developmental delay in early childhood is associated with visual-constructive skills at school age in a Brazilian cohort. Psicologia: Reflexão e Crítica, 29, 1-8.

Basso, F. & Salles, J. F. (2016). Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita. Ciências & Cognição (UFRJ), 21, 255-273.

Salles, J. F. & Paula, F. V. (2016). Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas. Educar em Revista, 53-67.

 

2015

Rodrigues, J. C., Nobre, A. P., Gauer, G. & Salles, J. F. (2015). Construção da Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes. Temas em Psicologia, 23, 413-429.

Corso, H. V., Piccolo, L. R., Miná, C. S. & Salles, J. F. (2015). Normas de desempenho em compreensão de leitura textual para crianças de 1º ano a 6ª série. Psico (PUCRS, Impresso), 46, 68-78.

Zortea, M., Jou, G. I. & Salles, J. F. (2015). Memory Monitoring and Control in Young and Intermediate-Age Adults. Paidéia, 25, 241-249.

Czermainski, F. R., Bosa, C., Miná, C. S., Meimes, M. A., Miranda, M. C., Carim, D. & Salles, J. F. (2015). Performance of children/adolescents with autism spectrum disorders in executive function: Study of case series. Psychology & Neuroscience, 8, 305-320.

 

2014

Zortea, M., Menegola, B., Villavicencio, A., & Salles, J. F. (2014). Graph analysis of semantic word association among children, adults, and the elderly. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), 27, 90-99.

Czermainski, F. R., Riesgo, R., Guimaraes, L. S. P., Bosa, C., & Salles, J. F. (2014). Executive Functions in Children and Adolescents With Autism Spectrum Disorder. Paidéia, 24(57), 85-94.

Salles, J. F., Sbicigo, J. B., Machado, W. L., Miranda, M. C., & Fonseca, R. P. (2014). Análise fatorial confirmatória do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN-Inf. Psico-USF (Impresso), 19, 119-130.

Zortea, M., Jou, G. I., & Salles, J. F. (2014). Tarefa experimental de metamemória para avaliar monitoramento e controle de memória. Psico-USF (Impresso), 19, 329-344.

Sbicigo, J. B., Piccolo, L. R., Fonseca, R. P., & Salles, J. F. (2014). Working memory and fluid intelligence: the role of executive processes, age and school type in children. Universitas Psychologica, 13, 935-946.

Toazza, R., Salum, G. A., Flores, S. M., Behs, R., Pine, D. S., Salles, J. F., & Manfro, G. G. (2014). Phonemic Verbal Fluency Is Associated with Pediatric Anxiety Disorders: Evidence from a Community Study. Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, 24, 149-157.

Zanini, A. M., Wagner, G. P., Zortea, M., Segabinazi, J. D., Salles, J. F., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (2014). Evidence of criterion validity for the Benton Visual Retention Test: comparison between older adults with and without a possible diagnosis of Alzheimer’s disease. Psychology & Neuroscience, 7(2), 131-138.

Müller, J., Becker, N., & Salles, J. F. (2014). Processamento léxico-semântico explícito e priming semântico em lesão cerebral de hemisfério direito. Ciências & Cognição (UFRJ), 19, 119-139.

Salles, J. F. & Correa, J. (2014). A produção escrita de histórias por crianças e sua relação com as habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras. Psicologia USP (Impresso), 25, 189-200.

Nobre, A. P. & Salles, J. F. (2014). O papel do processamento léxico-semântico em modelos de leitura. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66, 128-142.

Becker, N., Müller, J., Rodrigues, J. C., Villavicencio, A. & Salles, J. F. (2014). Estratégias de evocação lexical com critério semântico em adultos após acidente vascular cerebral no hemisfério direito. Letrônica, 7, 325.

Nobre, A. P. & Salles, J. F. (2014). Lexical-semantic processing and reading: Relations between semantic priming, visual word recognition and reading comprehension. Educational Psychology, 1, 1-18.

Piccolo, L. R., Sbicigo, J. B., Grassi-Oliveira, R. & Salles, J. F. (2014). Do socioeconomic status and stress reactivity really matter for neurocognitive performance?. Psychology & Neuroscience, 7, 567-575.

Fontoura, D. R., Rodrigues, J. C., Brandão, L., Fernandes, A. M. M. & Salles, J. F. (2014). Eficácia da Terapia da Entonação Melódica Adaptada: Estudo de Caso de Paciente com Afasia de Broca. Distúrbios da Comunicação, 26, 641-655.

Rodrigues, J. C., Fontoura, D. R. & Salles, J. F. (2014). Acquired dysgraphia in adults following right or left-hemisphere stroke. Dementia & Neuropsychologia, 8, 236-242.

Nascimento, S., Barth, A., Goethel, G., Baierle, M., Charao, M., Brucker, N., ..., & Garcia, S. (2014). Cognitive deficits and ALA-D-inhibition in children exposed to multiple metals. Environmental Research, 136, 387-395.

Pawlowski, J., Remor, E., Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., Fonseca, R. P. & Bandeira, D. R. (2014). Evidences of Construct Validity of the NEUPSILIN Using Confirmatory Factorial Analysis. Actualidades En Psicología, 28, 37-52.

Holderbaum, C. S., Fontoura, D. R., Rodrigues, J. C. & Salles, J. F. (2014). Semantic priming effect after left hemisphere stroke. Ciências & Cognição (UFRJ), 19, 298-306.

 

2013

Yates, D. B., Zibetti, M., Pawlowski, J., Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., Argimon, I. L., Fonseca, R. P., & Trentini, C. (2013). WCST e NEUPSILIN: relationships among executive functions, attention, memory and Language. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS Impresso) ,26, 506-515.

Piccolo, L. R., & Salles, J. F. (2013). Vocabulário e memória de trabalho predizem desempenho em leitura de crianças. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso), 15, 180-191.

Segabinazi, J., Duarte Junior, S., Bandeira, D. R., Trentini, C., & Salles, J. F. (2013). Teste de Retenção Visual de Benton: apresentação do manual brasileiro. Avaliação Psicológica (Impresso),12, 429-432.

Salles, J. F., Becker, N., Brondani, R., Chaves, M. L. F., Schneider, F. L., & Martins, S. C. O. (2013). Profile of patients attending a cerebrovascular disease outpatient clinic in a public teaching hospital in Southern Brazil. Revista AMRIGS, 57, 127-132.

Nobre, A. P., Rodrigues, J. C., Sbicigo, J. B., Piccolo, L. R., Zortea, M., Duarte Junior, S., & Salles, J. F. (2013). Tasks for assessment of the episodic buffer: a systematic reviewPsychology & Neuroscience (Impresso), 6, 331-343.

Rodrigues, J. C., Pawlowski, J., Müller, J., Bandeira, D., & Salles, J. F. (2013). Comparação dos tipos de erros na escrita de palavras entre adultos após AVC unilateral nos hemisférios direito e esquerdo. Neuropsicologia Latinoamericana, 5, 1-14.

Fontoura, D. R., Rodrigues, J. C., Mansur, L. L., Fernandes, A. M. M., & Salles, J. F. (2013). Neuropsycholinguistic profile of patients post-stroke in the left hemisphere with expressive aphasia. Revista Neuropsicología, Neuropsiquiatría y Neurociencias,13, 91-110.

Salles, J. F., Piccolo, L. R., Zamo, R., & Toazza, R. (2013). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 6ª série. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso),13, 1-10.

Corso, H. V., Sperb, T. M., & Salles, J. F. (2013). Comparação entre maus compreendedores e bons leitores em tarefas neuropsicológicas. Revista Psicologia em Pesquisa, 7(1), 37-49.

Salles, J. F., Becker, N., Brondani, R., Chaves, M. L., Shneider, F. L., & Ouriques, S. C. (2013). Características de pacientes do ambulatório de doenças cerebrovasculares de hospital público universitário do Rio Grande do Sul. Revista da AMRIGS, 57(2), 127-132.

Zamo, R. S., & Salles, J. F. (2013). Perfil neuropsicológico no Neupsilin-Inf de Crianças com dificuldades de leitura. Psico, 44(2), 204-214.

Müller, J. L., & Salles, J .F. (2013). Studies on semantic priming effects in right hemisphere stroke: A systematic review. Dementia & Neuropsychologia, 7(2), 155-163.

Diniz, E., Piccolo, L. R., Couto, M. C. P. P., Salles, J. F., & Koller, S. H. (2013). Influences of developmental contexts and gender differences on school performance of children and adolescents. Educational Psychology, 1-12.

Sbicigo, J. B., Abaid, J. L. W., Dell'Aglio, D. D., & Salles, J. F. (2013). Nível socioeconômico e funções executivas em crianças/adolescentes: revisão sistemática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 65(1), 51-69.

Corso, H. V., Sperb, T. M., Jou, G. I., & Salles, J. F. (2013). Metacognição e funções executivas: Relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(1), 21-29.

Corso, H. V., Sperb, T. M. & Salles, J. F. (2013). Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras de Hoje, 48, 81-90.

Rodrigues, J. C., & Salles, J. F. (2013). Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitivaLetras de Hoje, 48(1), 50-58.

Corso, H. V., Sperb, T. M., & Salles, J. F. (2013). Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipos de escola, e dissociações de desempenho. Letras de Hoje, 48(1), 81-90.

Czermainski, F. R., Bosa,C. A.,& Salles, J. F. (2013). Funções Executivas em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão. Psico (PUCRS), 44(4), 518-525.

 

2012

Salles, J. F., Holderbaum, C. S., Parente, M. A. M. P., Mansur, L. L., & Ansaldo, A. I. (2012). Lexical-Semantic Processing in the Semantic Priming Paradigm in Aphasic PatientsArquivos de Neuro-Psiquiatria 70(9), 718-726.

Corso, H. V., Sperb, T. M., & Salles, J. F. (2012)Desenvolvimento de Instrumento de Compreensão Leitora a partir de Reconto e QuestionárioRevista Neuropsicologia Latinoamericana, 4, 22-32.

Jarros, R. B., Salum, G. A., Belem da Silva, C. T., Toazza, R., de Abreu Costa, M., Salles, J. F., & Manfro, G. G. (2012). Anxiety disorders in adolescence are associated with impaired facial expression recognition to negative valenceJournal of Psychiatric Research46(2),147-51.

Pawlowski, J., Remor, E., Mattos Pimenta Parente, M. A., Salles, J. F., Fonseca, R. P., & Bandeira, D. R. (2012). The influence of reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading and Writing, 1-15.

Zortea, M., & Salles, J. F. (2012). Semantic word association: comparative data for Brazilian children and adultsPsychology & Neuroscience, 5, 77-81.

 

2011

Busnello, R. H. D., Stein, L. M., Salles, J. F., Machado, L. L., & Gomes, C. (2011). Passos e Listas na Investigação do PrimingortográficoPsicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), 24, 352-354.

Enricone, J. R. B., & Salles, J. F. (2011). Relação entre variáveis psicossociais familiares e desempenho em leitura/escrita em criançasPsicologia Escolar e Educacional, 15(2), 199-210.

Fontoura, D. R., Rodrigues, J. C., Fonseca, R. P., Parente, M. A. M. P., & Salles, J. F. (2011). Adaptação do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN para avaliar pacientes com afasia expressiva: NEUPSILIN-Af. Ciências & Cognição (UFRJ), 16, 78-94.

Holderbaum, C. S. & Salles, J. F. (2011). Semantic priming effect in a lexical decision task: comparing third graders and college students in two different stimulus onset asynchronyThe Spanish Journal of Psychology, 14(2), online first.

Irigaray, T., Beckert, M., Pizzol, A. D., Holderbaum, C. S., Fontoura, D. R., Frison, T., Mattiello, C. M., Fachinelli, T. P., Chaves, M. L. F., Bianchin, M. M., & Salles, J. F. (2011). Avaliação neuropsicológica na encefalopatia de Hashimoto: Um relato de casoRevista Neuropsicologia Latinoamericana, 3, 40-46.

Menezes, C. B., Holderbaum, C. S., Salles, J. F., & Araujo, L. B. (2011). Piscar atencional e as limitações do processamento de informações visuais conforme a frequência temporal. Ciências & Cognição (UFRJ), 16, 165-179.

Salles, J. F., Fonseca, R. P., Rodrigues, C. C., Mello, C. B., Barbosa, T., & Miranda, M. C. (2011). Desenvolvimento do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF. Psico-USF (Impresso), 6, 297-305.

Salles, J. F., Machado, L. L., & Janczura, G. (2011). Efeitos de Priming Semântico em Tarefa de Decisão Lexical em Crianças de 3ª SériePsicologia: Reflexão e Crítica24, 597-608.

Salum, G. A., Isolan, L. R., Bosa, V. L., Tocchetto, A. G., Teche, S. P., Schuch, I., Costa, J. R., Costa, M. A., Jarros, R. B., Mansur, M. A., Knijnik, D., Silva, E. A., Kieling, C. C., Oliveira, M. H., Medeiros, E., Bortoluzzi, A., Toazza, R., Blaya, C., Leistne-Segal, S. ; Salles, J. F., Silveira, P. P., Goldani, M. Z., Heldt, E. P. S., & Manfro, G. G. (2011). The Multidimensional Evaluation and Treatment of Anxiety in Children and Adolescents: rationale, design, methods and preliminary findingsRevista Brasileira de Psiquiatria, 33,181-195.


2010

Golbert, C. & Salles, J. F. (2010). Desempenho em leitura/escrita e em cálculos aritméticos em crianças de 2ª sériePsicologia Escolar e Educacional (Impresso), 14, 203-210.

Holderbaum, C. S., & Salles, J. F. (2010) . Priming semântico em crianças: efeitos da força de associação semântica e freqüência do alvo. Aletheia (ULBRA)33, 95-108.

Salles, J. F., Holderbaum, C. S., & Finger, I. (2010). Estudo comparativo do acesso semântico no processamento visual de palavras entre brasileiros monolíngues e chineses multilíngues falantes do português do Brasil como língua estrangeiraEducar em Revista, 38, 129-144.

Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., & Freitas, L. B. L. (2010). Leitura/escrita em crianças: comparações entre grupos de diferentes escolas públicasPaidéia (USP. Ribeirão Preto. Impresso), 20, 335-344.

Zibetti, M. R., Gindri, G., Pawlowski, J., Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., Bandeira, D., Fachel, J. M. G., & Fonseca, R. P. (2010).Estudo comparativo de funções neuropsicológicas entre grupos etários de 21 a 90 anosRevista Neuropsicologia Latinoamericana, 2(1), 55-67.

 

2009

Salles, J. F., Machado, L. L., & Holderbaum, C. S. (2009). Normas de associação semântica de 50 palavras do português brasileiro para crianças: tipo, força de associação e tamanho do conjunto do alvoInteramerican Journal of Psychology43, 22-31.

Corso, H. V., & Salles, J. F. (2009). Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças.Letras de Hoje44, 28-35.


2008

Salles, J. F., Busnello, R. H. D., & Stein, L. M. (2008). Efeito de priming de identidade subliminar na decisão lexical com universitários brasileiros. Psico (PUCRS), 39, 41-47.

Fonseca, R. P., Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2008)Development and content validity of a Brazilian Brief Neuropsychological Assessment Battery: NEUPSILIN (periódico em processo de lançamento). Psychology & Neuroscience, 1, 55-62.

Pawlowski, J., Fonseca, R. P., Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., & Bandeira, D. R. (2008). Evidências de validade do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. Arquivos Brasileiros de Psicologia60, 101-116.

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2008)Variabilidade no desempenho em tarefas neuropsicológicas entre crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita. Arquivos Brasileiros de Psicologia60, 1-10.

Salles, J. F., Holderbaum, C. S., Becker, N., Rodrigues, J. C., Liedtke, F. V., Zibetti, M., & Piccolli, L. F. (2008). Normas de associação semântica para 88 palavras do português brasileiroPsico (PUCRS. Impresso) , 39, 260-268.


2007

Salles, J. F., &  Parente, M. A. M. P. (2007). Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicologia. Reflexão e Crítica, 20, 218-226.

Salles, J. F., Jou, G. I., & Stein, L. M. (2007)O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras. Interação em Psicologia11, 71-80.

Fonseca, R. P., Salles, J. F.,  & Parente, M. A. M. P. (2007).Ferramenta útil na pesquisa e clínica de neuropsicologia: Um Compêndio de Testes NeuropsicológicosInteramerican Journal of Psychology 41, 403-406.

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P.(2007)Relação Entre Desempenho Infantil em Linguagem Escrita e Percepção do Professor. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)37, 687-709.

Fonseca, R. P., Salles, J. F.,  & Parente, M. A. M. P. (2007). Processamento de inferências: estudo comparativo entre adultos jovens, de idade intermediária, idosos e longevos. Organon (UFRGS), 43, 69-84.

 

2006

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P.(2006). Heterogeneidade nas Estratégias de Leitura/Escrita em Crianças com Dificuldade de Leitura e EscritaPsico (PUCRS), 37(1), 83-90.

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P.(2006). Funções Neuropsicológicas em Crianças com Dificuldades de Leitura e EscritaPsicologia: Teoria e Pesquisa, 22, 153-162.

 

2005

Salles, J. F., Maraschin, C., Fonseca, R. P., & Perusso, D. R. (2005). Competência e autoria na linguagem escrita: perspectivas complementares de análise no processo e nas dificuldades de aprendizagem. Cadernos de Pesquisas em Lingüística , PUCRS, 1, 121-137.


2004

Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., & Machado, S. (2004). As dislexias de desenvolvimento: aspectos neuropsicológicos e cognitivos. Interações (Universidade São Marcos), IX, 17, 109-132.

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2004)Compreensão textual em alunos de segunda e terceira séries: uma abordagem cognitiva.Estudos de Psicologia (Natal)9(1), 71-80, 2004.


2002

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2002)Processos Cognitivos na Leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia. Reflexão e Crítica, 15(2), 321-331.

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2002)Relação entre processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolaresPró-Fono,14(2), 175-186.

Salles, J. F., Cechella, C., & Giuliane, J. A. (2002). Habilidades de leitura em escolares: abordagem cognitiva. Seminários em Fonoaudiologia II, 2, 55-64.

Salles, J. F., Radúnz, C., & Souza, D. M. (2002). Habilidades em consciência Fonológica de crianças de 2a-série: estudo comparativo entre crianças com e sem dificuldades de leitura e escrita. Saúde - Revista do Centro de Ciências da Saúde28 (1/2), 76-86.


2001

Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., Alexandre, B., Xavier, C., & Fernandes, J. (2001). Recontar de histórias por crianças: instrumento de avaliação da compreensão de leitura. Letras de Hoje,36(3), 529-535.

 

1999

Salles, J. F., Mota, H. B., & Cechella, C. (1999) . Desenvolvimento da Consciência Fonológica de Crianças de Primeira e Segunda SériesPró-Fono11(2), 68-76.

 

1998

Salles, J. F., Araújo, C. M., Schneider, D., & Mota, H. B. (1998). Alterações de Fala em Escolares e Pré-escolares. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2(4),12-15.

Salles, J. F., Paixão, D. X., Schneider, D., & Araújo, C. M. (1998). Avaliação do nível sonoro produzido por grupos musicais gaúchos, visando a saude dos músicos e da comunidade. Revista de Acústica - número especial, XXIX, n. especial, 481-484.

Salles, J. F., Paixão, D. X., Araújo, C. M., Schneider, D., Cóser, P., & Mello, O. D. (1998). Perfil Auditivo dos grupos musicais gaúchos.Revista de Acústica - número especial, XXIX, 555-558.

Salles, J. F., Paixão, D. X. ; Jaskulsky, D., Araújo, C. M., Schneider, D., Souza, V. S., Budel, F., & Serafini, A. J. (1998). Ruído Ambiental e sua influência no processo Ensino-Aprendizagem, a partir da relação saúde/doenças em alunos de primeiro grau de escola da rede publica municipal de Santa Maria-Rs. Revista de Acústica - numero especial, XXIX, 463-465.


Capítulos de Livro

 

2019

 

Corso, L. V., Corso, H. V., Salles, J. F. (2019). Intervenção em habilidades matemáticas: senso numérico. In: Natalia Martins Dias & Caroline de Oliveira Cardoso. (Org.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. 1ed. São Paulo: Pearson, 319-336.

Corso, H. V ; Corso, L. V. ; Salles, J. F. (2019). Intervenção em habilidades de compreensão de leitura. In: Natalia Martins Dias & Caroline de Oliveira Cardoso. (Org.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. 1ed. São Paulo: Pearson, 337-356.

Basso, F. ; Sbicigo, J. B. ; Salles, J. F. (2019). Práticas de ensino e desempenho em leitura de palavras de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental. In: Ana Paula Rigatti Scherer e Vera Wannmacher Pereira. (org.). Alfabetização: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva. Ed. Porto Alegre: Edipucrs, 145-154.

Piccolo, L. R. ; Becker, N., Corso, H. V. Salles, J. F. (2019). Interventions to improve language skills in at-risk population: preventing reading disabilities in children from low-ses. In: Moret-tatay, c. Y Bernabé-valero, G. (org.). Pensamientos, emociones y conductas humanas: actualizaciones en investigación psicológica. 1ed.la laguna (tenerife): latina, 19-43.


2018

 

Salles, J. F. ; Rodrigues, J. C. ; Corso, H. V. . Leitura e escrita. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação neuropsicológica. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2018, v. 1, p. 123-131.

Salles, J. F.; Sbicigo, J. B. ; Piccolo, L. R. . Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação neuropsicológica. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2018, v. 1, p. 374-377.

Salles, J. F.; Sbicigo J. B. . Priming. In: Gustavo Gauer e Luciana Karina de Souza. (Org.). Psicologia Cognitiva. 1ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018, v. 1, p. 142-156.

 

2017

Salles, J. F.; Piccolo, L. R. . Avaliação das Habilidades e Dificuldades de Leitura e Escrita. In: Luciana Tisser. (Org.). Avaliação neuropsicológica infantil. 1ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017, v. 1, p. 201-228.

Corso, H. V. ; Salles, J. F. . Reabilitação Neuropsicológica das Dificuldades Específicas em Compreensão Leitora. In: Denise Ren da Fontoura; Luciana Tisser; Orlando Bueno; Silvia Bolognani; Thirzá Frison;. (Org.). Teoria e Prática na Reabilitação Neuropsicológica. 1ed. São Paulo: Vetor, 2017, v. 1, p. 219-240.

Piccolo, L. R. ; Lima, M. ; Becker, N. ; Salles, J. F. . Nível socioeconômico, ambiente linguístico, familiar e outras influências ambientais na dislexia de desenvolvimento. In: Jerusa Fumagalli de Salles e Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do Desenvolvimento e Adquiridas. 1ed. São Paulo: Pearson, 2017, v. 1, p. 185-195.

Piccolo, L. R. ; Oliveira, S. L. S. ; Koltermann, G.; Salles, J. F. . Ansiedade de leitura e as dislexias do desenvolvimento. In: Jerusa Fumagalli de Salles e Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do Desenvolvimento e Adquiridas. 1ed. São Paulo: Pearson, 2017, v. 1, p. 235-243.

Salles, J. F.; Basso, F. Relato do Processo de Intervenção nos Transtornos Específicos de Aprendizagem no Contexto de Estágio de Linguagem do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS. In: Ana Luiza Navas; Cíntia Salgado Azoni; Darlene Godoy de Oliveira; Juliana Postigo Amorina Borges; Renata Mousinho. (Org.). Guia de Boas práticas: do diagnóstico à intervenção de pessoas com transtornos específicos de aprendizagem. 1ed. São Paulo: Instituto ABCD, 2017, v. 1, p. 83-88.

Becker, N., Koltermann, G.; Salles, J. F. . Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. In: Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira. (Org.). Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. 1ed. São Paulo: Hogrefe, 2017, v. 1, p. 165-178.

Puglisi, M. ; Salles, J. F. O impacto do ambiente familiar sobre o desenvolvimento cognitivo e linguístico infantil. In: Roberto Lent, Augusto Buchweitz, Mailce Borges Mota. (Org.). Ciência para Educação Uma Ponte entre Dois Mundos. 1ed. São Paulo: Atheneu, 2017, v. 1, p. 221-236.

Rodrigues, J. C. ; Salles, J. F. . Especificidades da construção de instrumentos neuropsicológicos no contexto brasileiro. In: Damasio, B.F. & Borsa, J.C.. (Org.). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. 1ed. São Paulo: Vetor, 2017, v. 1, p. 215-238.

 

2015

Salles, J. F.Corso, H. V. . Preditores Neuropsicológicos da Leitura. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Vitor Geraldi Haase; Leandro F. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 117-124.

Becker, N. ; Salles, J. F. . Clustering e switching em tarefas de fluência verbal na infância e na adolescência. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed. Porto Algre: Artmed, 2015, v. 1, p. 28-33.

Piccolo, L. R. ; Sbicigo, J. B. ; Grassi-Oliveira, R. ; Salles, J. F. . Efeitos do nível socioeconômico no desempenho neuropsicológico de crianças e adolescentes. In: Jerusa Fumagalli de Salles: Vitor Geraldi Haase; Leandro F. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 34-46.

Holderbaum, C. S.Zortea, M.Muller, J. ; Salles, J. F. Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog): panorama de pesquisas e estudos de priming semântico. In: Augusto Buchweitz; Mailce Mota. (Org.). Linguagem e cognição: processamento, aquisição e cérebro. 1ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

Salles, J. F.Bandeira, D. Adaptação de Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica. In: Flavia Heloisa dos Santos, Vivian Maria Andrade & Orlando F. A. Bueno. (Org.). Neuropsicologia Hoje. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 115-126.

Salles, J. F.Becker, N.Rodrigues, J. C.Nobre, A. P. Efeitos de priming semântico em crianças com dificuldade de leitura. In: Ângela Naschold; Antônio Pereira; Ronei Guaresi; Vera Wannmacher Pereira. (Org.). Aprendizado da Leitura e Da Escrita: a ciência em interfaces. 1ed. Natal: Edufrn, 2015, v. 1, p. 1-10.

 

2014

Corso, H. V., Sperb, T. M., & Salles, J. F. Comparison of children with reading comprehension difficulty and controls using neuropsychological tasks. In: Clara Pracana. (Org.). Psychology: Applications and Developments, Advances in Psychology and Psychological Trends Series. 1ed.Lisboa: in Science Press, 2014, v. , p. 116-124.

Salles, J. F., Ambiel, R., Mina, C.S. & Landenberger, T. Parâmetros para avaliação do desempenho no CONFIART. In: Rosangela Marostega Santos; Maria José Blaskovski Vieira; Débora Vidor-Souza. (Org.). Instrumento de Avaliação da Consciência Fonoarticulatória - CONFIART. 1ed.Ribeirão Preto, SP: Book Toy, 2014, v. 1, p. 37-48.


2013

Corso, H. V., Sperb, T. M., & Salles, J. F. Compreensão leitora: modelos de processamento e relações com outras habilidades cognitivas. In: Antonio Roazzi; Francis Ricardo dos Reis Justi; Jerusa Fumagalli de Salles (Orgs). A aprendizagem da leitura e da escrita: contribuições de pesquisas. 1 ed. São Paulo: Vetor Editora, 2013, v. 1, p. 83-108.

Salles, J. F.. & Rodrigues, J. C. Neuropsicologia da Linguagem. In: Daniel Fuentes, Leandro F. Malloy Diniz, Candida Helena Pires de Camargo, Ramon M. Cosenza (Orgs.). Neuropsicologia: Teoria e prática. 2ed. Porto Alegre: Artmed. 2013. p. 93-101.

Piccolo, L. R., Cimadon, E., Nobre, A. P. & Salles, J. F. Estudo comparativo das funções executivas e memória de trabalho em bons leitores e em maus compreendedores em idade escolar. In: Luciana Mendonça Alves; Renata Mousinho; Simone Aparecida Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectiva, volume 2. 1ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013, v. 2, p. 181-193.

Salles, J. F. & Brandão, L. . Linguagem e Comunicação. In: Leandro Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Ramon M. Cosenza. (Org.). Neuropsicologia do Envelhecimento: uma abordagem multidimensional. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, v. , p. 210-225.

 

2011

Miranda, M. C., Salles, J. F., Fonseca, R. P., Sinnes, E. G., Mello, C. B., & Bueno, O. A. (2011). Modelo de avaliação neuropsicológica breve para centros de saúde. In C. A. G. Gadelha et al. (Eds.),Avaliação de tecnologias em saúde: seleção de estudos apoiados pelo Decit. (pp. 79-79). Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência.

Salles, J. F. & Corso, H. V. (2011). Funções neuropsicológicas relacionadas ao desempenho em leitura em crianças. In L. M. Alves, R. Mousinho, & S. A. Capellini (Eds.), Dislexia: novos temas, novas perspectivas (pp. 107-130). Rio De Janeiro: WAK.

 

2010

Salles, J. F., Holderbaum, C. S., Bernardi, D., & Kreitchmann, R. S. (2010). Tarefas de Memória Implícita. In: C. S. Hutz (Ed.), Avanços em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de crianças e adolescentes (pp. 209-233). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Salles, J. F., Zamo, R. S., Rodrigues, J. C., Jou, G. I. (2010). Dificuldades de leitura e escrita: revisão sobre os critérios de avaliação e identificação. In Aprendizagem da linguagem escrita: contribuições da pesquisa (pp. 33-60). São Paulo: Vetor.

 

2009

Fonseca, R. P., Salles, J. F., Parente, & M. A. de M. P. (2009) Processo de construção do NEUPSILIN. In R. P. Fonseca, J. F. Salles, & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Instrumento de Avaliação Neuropsicólogica Breve NEUPSILIN (Livro). (pp. 23-24). São Paulo: Vetor Editora.

Fonseca, R. P., Salles, J. F., Parente, M. A. de M. P., Esteves, C., Pawlowski, J., & Bandeira, D. R. (2009). Dados Normativos do NEUPSILIN. In R. P. Fonseca, J. F. Salles, & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Instrumento de Avaliação Neuropsicólogica Breve NEUPSILIN (Livro). (pp. 83-108). São Paulo: Vetor Editora.

Fonseca, R. P., Salles, J. F., Parente, M. A. de M. P., & Pawlowski, J. (2009). Normas de aplicação do NEUPSILIN. In R. P. Fonseca, J. F. Salles, & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Instrumento de Avaliação Neuropsicólogica Breve NEUPSILIN (Livro). (pp. 25-32). São Paulo: Vetor Editora.

Fonseca, R. P., Salles, J. F., Parente, M. A. de M. P., Pawlowski, J., & Bandeira, D. R. (2009). Normas de pontuação do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. In R. P. Fonseca, J. F. Salles, & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Instrumento de Avaliação Neuropsicólogica Breve NEUPSILIN (Livro). (pp. 33-63). São Paulo: Vetor Editora.

Oliveira, C., Zimmermann, N., Rodrigues, J. C., Zibetti, M., & Salles, J. F. (2009). Perfil Neuropsicológico de um adulto neurologicamente saudável In R. P. Fonseca, J. F. Salles, & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Instrumento de Avaliação Neuropsicólogica Breve NEUPSILIN (Livro). (pp. 117-123). São Paulo: Vetor Editora.

Salles, J. F. (2009). Compreensão de leitura textual entre crianças com e sem dificuldades de leitura e escrita. In: T. Barbosa, C. Rodrigues, R. Mousinho, & S. A. Capellini (Eds.), Livro do Congresso Internacional de dislexia. (pp. 103-113). São Paulo: Artes Médicas.

Salles, J. F., Parente, & M. A. de M. P. (2009). As dificuldades de leitura e escrita em crianças/adolescentes: abordagem neuropsicológica cognitiva. In V. G. Haase, F. de O. Ferreira, & F. J. Penna (Eds.), Aspectos biopsicossocias da saúde na infância e adolescência (pp. 553-574). Belo Horizonte: COOPMED.

Salles, J. F., Pawlowski, J., Esteves, C., & Bandeira, D. R. (2009). Evidências de Fidedignidade do NEUPSILIN. In R. P. Fonseca, J. F. Salles, & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Instrumento de Avaliação Neuropsicólogica Breve NEUPSILIN (Livro). (pp. 64-69). São Paulo: Vetor Editora.

 

2008

Parente, M. A. de M. P., Salles, J. F., & Fonseca, R. P. (2008). Avaliação Neuropsicológica nas doenças neurológicas. In M. L. F. Chaves, A. Finkelsztejn, M. A. Stefani (Eds.), Rotinas em Neurologia e Neurocirurgia (pp. 218-229). Porto Alegre: Artmed.

Salles, J. F. (2008). Processos de leitura e escrita em crianças: aporte cognitivo. In: S. Guimarães, & R. Maluf (Eds.),Desenvolvimento da Linguagem oral e escrita (pp. 267-290). Curitiba: Editora UFPR.

 

2007

Oliveira, A. A., & Salles, J. F. (2007). Avanços na Pesquisa da Memória. In A. A. Oliveira (Ed.), Memória: Cognição e Comportamento, (pp. 279-308). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Parente, M. A. de M. P., & Salles, J. F. (2007). Processamento da Linguagem em Tarefas de Memória. In A. Oliveira (Ed.), Memória: Cognição e Comportamento (pp. 231-255). São Paulo: Casa Do Psicólogo.

 

2006

Salles, J. F. (2006). Intervenção nas dificuldades de leitura em crianças: uma abordagem neuropsicológica cognitiva. In A. L. Senney, L. I. Mendonça, B. B. G. Schlecht; E. F. Santos, & E. C. de Macedo (Eds.), Neuropsicologia e Inclusão (pp. 239-246). São Paulo: Artes Médicas.

Localização e contato

 

« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930