EQUIPE

Bolsa-Produtividade em Pesquisa - CNPq - SENIOR Nível 1A Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Professora / orientadora / pesquisadora da UFRGS, nos cursos de Pós Graduação em Educação - PPGEDU- e no Pós Graduação em Informática na Educação- PGIE- . Coordenadora e criadora do Nucleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial - NIEE da UFRGS. Pesquisadora Senior do CNPq-MCT . Vice-presidente da Redespecial Internacional . Presidente de Honra e Fundadora da ONG Redespecial Brasil. Representante do Brasil na Red Iberoamericana de Infomártica Educativa. Tem experiência na área de Informática na Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação Especial, Inclusão Digital, Acessibilidade, Desenvolvimento de Ambientes Digitais/Virtuais de aprendizagem Acessiveis, Plataformas Acessiveis , Formação de Professores em EAD. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com apoio do CNPq; Coordena formação de professores em EAD com apoio do MEC/FNDE/UAB emTecnologias Digitais Acessiveis.

Doutora em Educação, na linha de Pesquisa de Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Informática na Educação (1995) e em Modelagem de Software Educacional (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Atua como pesquisadora da RedEspecial Brasil e do NIIE/UFRGS. Áreas de pesquisa: Informática na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Inclusão Digital e Acessibilidade à Web.

Graduada, desde 2001, pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura - IMEC, em Fonoaudiologia. Finalizou, em 2002, a Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar, pela Universidade Estácio de Sá. Em 2008, finalizou a Especialização em Informática na Educação Especial, pela UFRGS. Tem formação no Conceito Neuroevolutivo BOBATH. Defendeu sua Dissertação de Mestrado, pela UFRGS, intitulada "Avaliação e atuação fonoaudiológica em pacientes paralisados cerebrais em uso de sondas para alimentação", em maio de 2006. Foi por 5 edições, Formadora e Tutora do curso de Extensão ?Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível? para professores da rede pública de ensino a ser implementado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil ? UAB. Concluiu seu Doutorado em Informática na Educação, pela UFRGS, em 2014. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: motricidade oral, disfagia, paralisia cerebral, linguagem infantil e informática na educação especial.

Possui graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Pós-Doutorado pela Universidade do Algarve-Portugal, e Universidad de Huelva-Espanha. Ex-professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Aposentada), colaboradora da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica Em Educação, colaboradora da Organização Não Governamental Rede Especial Brasil e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como formadora nos cursos de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis UFRGS SEAD CINTED MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e resiliência, educação especial, inclusão, educação inclusiva e surdez.

É Bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2001) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é psicólogo na Secretaria Municipal de Educação e Esporte, professor visitante do Ministério da Educação (polo UAB - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presidente da Ong Redespecial Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar; Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva (2012, pelo Centro Universitário Campos de Andrade, do Paraná), atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, inclusão, apoio pedagógico, adaptação curricular, escola púbica e políticas públicas. Está Doutorando em Educação pela UFRGS, na Linha de Pesquisa em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento humano. Atuou como pesquisador em doenças crônicas e promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Hospital Municipal São Camilo, em Psicologia Clínica no Hospital Independência e como coordenador de estágios e trabalhos voluntários do Programa de Manuseio e Estimulação Sensorial no Lar Santo Antônio dos Excepcionais em Porto Alegre. Foi editor da Revista Aprender é Movimento, editor dos Cadernos Pedagógicos; da Revista Aprender Por Toda Vida e do Plano Municipal de Educação de Esteio. Foi Assessor de Inclusão Escolar no Centro Municipal de Educação Inclusiva, Assessor de Educação Especial na Gestão da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Esteio/RS, foi vice-presidente no Conselho Municipal de Educação e vice-presidente no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Presidiu o Conselho Municipal do FUNDEB e foi membro do GT Municipal de Direitos Humanos. Outras atividades: Conselheiro no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Palestrante e Coaching em desenvolvimento profissional e gerencial.

Mestra em Educação UFRGS/PPGEDU, em Informática na Educação. Possui Graduação em Pedagogia Educação Especial/Deficientes Mentais e especialização nas áreas de Psicipedagogia e Supervisão Educacional, é professora com atuação em Sala de Integração e Recursos/ AEE na rede Municipal de Educação de Porto Alegre com ênfase nos processos inclusivos de alunos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Tem dedicado seus estudos aos processos educacionais na interface das Tecnologia da Informação e Comunicação Acessíveis.

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (titulo obtido no ano de 2009). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/UFRGS e é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PGIE/UFRGS. Atualmente desenvolve pesquisas junto ao Núcleo de Informática na Educação Especial - Niee. Atua como apoio da coordenação do Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessiveis e é Vice Presidente da Ong Redespecial Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS, Mestre em Educação (UFRGS 2011), Licenciada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (PUCRS 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática e Multimeios Educativos, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão digital, ambiente virtual de aprendizagem, correio eletrônico, inclusão social e usabilidade. Atualmente, pesquisa em áreas relacionadas ao uso de dispositivos móveis em contextos educativos.

Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e Doutoranda em Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisa na área de inclusão de PCD na Educação a Distância. Professora de Graduação e Pós-Graduação no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Ex-coordenadora do Curso de Pedagogia (reconhecido com nota 4 em sua gestão) e atual Coordenadora do Centro de Educação a Distância no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Consultora da Unesco/Capes na modalidade produto. Formadora do Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis da UAB/MEC/UFRGS desde 2005. Ampla experiência em formação de professores, gestão e coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, processos de avaliação e reconhecimento de cursos de graduação. Conhecimento amplo em planejamento e autoria de materiais digitais para a Educação a Distância, incluindo modulação de cursos. Experiência em Educação e Informática aplicada à Educação. Atuação nas seguintes áreas: educação a distância, metodologia da educação, didática, teorias da aprendizagem, informática aplicada a educação geral e especial, tecnologias educacionais, desenvolvimento de software educacional, educação inclusiva, gestão educacional, currículos e programas. Consultora Pedagógica da UNESCO no Programa Brasil Profissionalizado. Líder Educacional Google.

Rodrigo Prestes Machado possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Depois de passar por empresas como Dell, HP e lecionar na Faculdade de Tecnologia do Senac, hoje trabalha como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Porto Alegre. Entre as suas área de interesse, destacam-se: design de interação, acessibilidade na Web e engenharia de software.

Possui graduação em Sistema de Informação Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2006). mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e cursando pós-graduação Lato Sensu em Libras. Tem experiência na área de Sistema de informação, Teste de Software, Tutora - Educação a Distancia, professora de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e Professora de Informática. Certificação de proficiência em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, categoria usuários da LIBRAS, surdos, com escolaridade de nível superior.