Projetos de Pesquisa
Período
2013 - Atual
Descrição
Grupo Niee/ufrgs: PLATAFORMA EAD ACESSÍVEL- PLACE para cursos a distância ou semi-presenciais, direcionada a pessoas com deficiência, compatível dispositivos móveis para potencializar o acesso ao ambiente WEB. Pela inexistência de Plataformas que atendam as especificidades de pessoas com deficiência A PLACE contempla TODOS visando construir possibilidades de formação e auto formação a distancia de pessoas com diferenciadas deficiências, para o processo de inclusão sociodigital e educacional. Este projeto busca alicerces nas recomendações de acessibilidade, usabilidade e princípios, postulados por grupos internacionais da W3C, WCAG 2.0 e ARIA.
Situação
Em andamento
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Debora Conforto, Rodrigo Prestes Machado, Breno Neves, Camila Guerra
Integrantes: Debora Conforto, Rodrigo Prestes Machado, Breno Neves, Camila Guerra
Período
2012 - Atual
Descrição
O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a reivindicação das pessoas com necessidades especiais- PNEs no seu legítimo direito de ter acesso à informação, à formação e, principalmente, demandando acessibilidade a espaços digitais, adaptados as suas especificidades. Investigações de pesquisadores (internacionais e nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da União Européia) já revelam a urgência de programar ações para enfrentar os desafios da info-exclusão. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ADA/AVA, de convivência e inclusão, processos de mediação de PNEs entre si e com os demais,selecionando sujeitos com deficiência visual-cegos e baixa visão; com transtornos globais de comportamento; com exclusao temporaria, em situação de isolamento hospitalar e tendo como os objetivos:
- estudar o processo de mediação entre PNEs em Ambientes virtuais de aprendizagem / convivência / inclusão;
- acompanhar e observar o processo de mediação de PNEs dentro da mesma deficiência, entre diferenciadas deficiências e com os demais, no contexto dos ADA/AVA;
- utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espaço para Comunidades e Virtuais e redes sociais de PNEs e demais participantes;
- mapear os processos de mediação para a teorização que oriente e amplie praticas e metodologias alternativas para a inclusão digital, social e escolar de PNEs;
- construir conhecimento sobre os processos de mediação, que possibilitem a configuração de ambientes digitais direcionados a autonomia e inclusão social de PNEs, bem como para a construcao de ferramentas e recursos de tecnologia assistiva - TA.
Situação
Em andamento
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Período
2013 - Atual
Descrição
Desenvolvimento de uma Plataforma para Ensino a Distancia para contempla TODOS. Pela inexistência de Plataformas que atendam as especificidades de pessoas com deficiência. Objetiva construir possibilidades de formação a distancia de pessoas com deficiência, para o processo de inclusão sociodigital e educacional, esta proposta busca alicerces nas recomendações de acessibilidade, usabilidade e princípios, postulados por grupos internacionais da W3C, WCAG 2.0 e ARIA.
Situação
Em andamento
Natureza
Desenvolvimento
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Débora Conforto, Rodrigo Prestes Machado
Integrantes: Débora Conforto, Rodrigo Prestes Machado
Período
2011 - 2014
Descrição
A proposta apresentada pela equipe de pesquisadores NIEE/UFRGS em resposta ao Edital CNPq/CAPES/SEB-MEC n 76/2010, busca produzir saberes tecnológicos e metodológicos para a relação laptops educacionais e diversidade humana, uma lacuna de pesquisa apontada nos relatórios de avaliação do programa UCA em sua fase pré-piloto. O foco de pesquisa faz uma aproximação de contemporâneas políticas públicas que emergem com o intuito de projetar uma nova configuração para o processo de escolarização brasileira - a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o PROUCA, políticas que operam sob a lógica da inclusão, a primeira com o foco na inclusão escolar e, a segunda, na inclusão digital. Para construir conhecimento no emergente campo de saber que cerca a investigação da acessibilidade tecnológica e social do laptop educacional em relação a sujeitos com necessidades especiais, no âmbito da ação governamental do PROUCA, projetamos uma pesquisa qualitativa, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica, conduzida por dois questionamentos:
- Os laptops educacionais utilizados no PROUCA apresentam uma interface acessível a sujeitos com necessidades especiais?
- Que movimentos são desencadeados, pela mediação de laptops educacionais, no contexto PROUCA, para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais?
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Debora Conforto, Fernanda C Scheneider
Integrantes: Debora Conforto, Fernanda C Scheneider
Período
2010 - 2012
Descrição
Para reinventar um projeto educacional na busca da inclusão e da equidade social é preciso ajustá-lo à lógica da configuração social contemporânea. Nessa perspectiva, a potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação e da Tecnologia Assistiva é, indiscutivelmente, um aspecto que não pode e não deve ser desconsiderado. A crença na positividade dessa premissa tem impulsionado um movimento de reinvenção para o processo de inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais- PNEs.O projeto tem como proposta, na perspectiva de software livre e acessível,
- estudar, desenvolver e avaliar espaços digitais inclusivos, visando o processo inclusão sociodigital e escolar de PNES;
- assegurar a validação manual, automática e com usuários especiais dos novos espaços digitais inclusivos definindo normas, critérios, padrões de acessibilidade para acesso a PNES, com diferenciadas deficiências;
- atender a demanda de países ibero-americanos, entre outros, no uso de espaços digitais inclusivos para maior divulgação/socialização ampliando a criação de projetos de intercambio com outros países;
- socializar os novos espaços digitais inclusivos através de eventos e publicações, visando ampliar a comunidade de usuários e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Debora Conforto
Integrantes: Debora Conforto
Período
2009 - 2012
Descrição
As tecnologias digitais prometem suscitar uma transformação radical da vida em comunidade ao permitir ouvir a voz do plural, ao impulsionar uma enunciação coletiva, uma condição-chave para a construção de uma sociedade de plena participação e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores sociais. O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a reivindicação das pessoas com necessidades especiais- PNEs no seu legítimo direito de ter acesso à informação, à formação e, principalmente, demandando acessibilidade a espaços digitais, adaptados as suas especificidades. Investigações de pesquisadores (internacionais e nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da União Européia) já revelam a urgência de programar ações para enfrentar dos desafios da info-exclusão. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ADA/AVA, de convivência e inclusão, processos de mediação de PNEs entre si e com os demais, tendo como os objetivos:
- estudar o processo de mediação entre PNEs em Ambientes virtuais de aprendizagem/convivência/ inclusão;
- acompanhar e observar o processo de mediação de PNEs dentro da mesma deficiência, entre diferenciadas deficiências e com os demais no contexto dos ADA/AVA;
- utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espaço para Comunidades de Convivência de PNEs e demais participantes;
- mapear os processos de mediação para a teorização que orientem e ampliem praticas e metodologias alternativas para a inclusão digital e social de PNEs;
- construir conhecimento sobre os processos de mediação de PNEs, que possibilitem a configuração de ambientes digitais direcionados a sua autonomia e inclusão social.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Eliana Moro, Lourenço Basso, Edilma Machado
Integrantes: Eliana Moro, Lourenço Basso, Edilma Machado
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL, EDUCACIONAL E SOCIAL DE PNES.
Período
2007 - 2009
Descrição
Software livre ganha cada vez mais força, pelos desenvolvedores e usuários que acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado, principalmente nos reportando às pessoas com necessidades especiais - PNES. O projeto tem como proposta o estudo e desenvolvimento de modelos de Ambientes Digital/virtual de Aprendizagem ADA/AVA Inclusivo aperfeiçoando e implementando novas ferramentas de ação e novos recursos de acessibilidade ao AVA EDUQUITO do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial o da UFRGS. Assim, focaliza o estudo e desenvolvimento de ferramentas que mobilizem a produção textual, a construção da leitura e escrita, visando o processo de letramento e alfabetização. Nesse contexto, envolve o estudo e o desenvolvimento de novos recursos de acessibilidade. Acima de tudo, visa socializar e disponibilizar o AVA Inclusivo - EDUQUITO como software livre, para as comunidades acadêmicas, educacionais, sociais, buscando ampliar as possibilidades de inclusão de PNES e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento nessas áreas, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação, Como resultado pretende-se ampliar os recursos para a inclusão digital e social de PNES e construir conhecimento no que concerne a ambientes de digitais/virtuais aprendizagem, ainda carentes no contexto educacional em geral, mais especificamente na área da Educação Especial, servindo de modelo para estudos sobre processos e políticas de inclusão e de acessibilidade à WEB de PNES. Alem do mais, o projeto visa superar as carências de construção de conhecimento, consciente de que toda atividade inovadora que abre áreas novas, tem agregada o risco e as dificuldades que são inerentes a todo trabalho pioneiro.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Creice Barth, Regina Barvaldt, Lourenço Basso, Romy Britt Hernandez Ferrada
Integrantes: Creice Barth, Regina Barvaldt, Lourenço Basso, Romy Britt Hernandez Ferrada
Período
2010 - 2014
Descrição
A proposta apresentada pela equipe de pesquisadores NIEE/UFRGS em resposta ao Edital CNPq/CAPES/SEB-MEC n 76/2010, busca produzir saberes tecnológicos e metodológicos para a relação laptops educacionais e diversidade humana, uma lacuna de pesquisa apontada nos relatórios de avaliação do programa UCA em sua fase pré-piloto. O foco de pesquisa faz uma aproximação de contemporâneas políticas públicas que emergem com o intuito de projetar uma nova configuração para o processo de escolarização brasileira - a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o PROUCA, políticas que operam sob a lógica da inclusão, a primeira com o foco na inclusão escolar e, a segunda, na inclusão digital. Para construir conhecimento no emergente campo de saber que cerca a investigação da acessibilidade tecnológica e social do laptop educacional em relação a sujeitos com necessidades especiais, no âmbito da ação governamental do PROUCA, projetamos uma pesquisa qualitativa, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica, conduzida por dois questionamentos:
- Os laptops educacionais utilizados no PROUCA apresentam uma interface acessível a sujeitos com necessidades especiais?
- Que movimentos são desencadeados, pela mediação de laptops educacionais, no contexto PROUCA, para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais?
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Débora Conforto, Fernanda Chagas Schneider
Integrantes: Débora Conforto, Fernanda Chagas Schneider
Período
2010 - 2012
Descrição
Para reinventar um projeto educacional na busca da inclusão e da equidade social é preciso ajustá-lo à lógica da configuração social contemporânea. Nessa perspectiva, a potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação e da Tecnologia Assistiva é, indiscutivelmente, um aspecto que não pode e não deve ser desconsiderado. A crença na positividade dessa premissa tem impulsionado um movimento de reinvenção para o processo de inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais- PNEs.O projeto tem como proposta, na perspectiva de software livre e acessível,
- estudar, desenvolver e avaliar espaços digitais inclusivos, visando o processo inclusão sociodigital e escolar de PNES
- assegurar a validação manual, automática e com usuários especiais dos novos espaços digitais inclusivos definindo normas, critérios, padrões de acessibilidade para acesso a PNES, com diferenciadas deficiências;
- atender a demanda de países ibero-americanos, entre outros, no uso de espaços digitais inclusivos para maior divulgação/socialização ampliando a criação de projetos de intercambio com outros países;
- socializar os novos espaços digitais inclusivos através de eventos e publicações, visando ampliar a comunidade de usuários e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Lucila Maria Costi Santarosa
Integrantes: Débora Conforto, Lourenço de Oliveira Basso, Rodrigo Prestes Machado
Integrantes: Débora Conforto, Lourenço de Oliveira Basso, Rodrigo Prestes Machado
Período
2001 - 2003
Descrição
Pesquisa e modelagem de um protótipo para implementação da Biblioteca Digital de Acessibilidade à Web e Tecnologias Assistivas.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Integrantes: Débora Conforto
Período
2013 - 2013
Descrição
O Quadro-branco é uma ferramenta síncrona e colaborativa para impulsionar a autoria individual e colaborativa. A ferramenta Quadro-branco foi desenvolvida em sintonia com princípios de acessibilidade e de desenho universal, o que permite que um conjunto de usuários conectado em rede e utilizando recursos de comunicação online, produza documentos de forma colaborativa, potencializando uma maior dinamicidade na socialização do conhecimento e na tomada de decisão em tempo síncrono. O presente projeto propõe desenvolvimento de uma ferramenta colaborativa para criação, edição e exportação de apresentações gráficas, similar a um Powerpoint, no Quadro-Branco. Esta nova ferramenta será desenvolvida por meio de uma metodologia de desenvolvimento de software incremental e iterativo, dando ênfase ao processo continuado de verificação e de validação do produto com usuários reais. A relevância da implementação do Quadro-branco, e consequentemente desta nova ferramenta, evidencia-se na possibilidade de utilização de usuários com diferentes especificidades sensoriais, físicas e cognitivas, o que exigirá, em seu processo de implementação, um estudo aprofundado das normativas de acessibilidade e desenho universal W3C. O projeto busca o desenvolvimento de um produto tecnológico para responder aos desafios que alicerçam a Cultura da Participação e da Colaboração, aspectos que concretizam a Web 2.0.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Rodrigo Prestes Machado
Integrantes: Eduardo Faria
Integrantes: Eduardo Faria
Período
2013 - 2013
Descrição
O Quadro-branco é uma ferramenta síncrona e colaborativa para impulsionar a autoria individual e colaborativa no contexto do ambiente virtual de aprendizagem Eduquito. Como os demais recursos projetados para o Ambiente Eduquito, a ferramenta Quadro-branco vem sendo implementada em sintonia com princípios de acessibilidade e de desenho universal, o que permitirá que um conjunto de usuários conectado em rede e utilizando recursos de comunicação online, produza documentos de forma colaborativa, potencializando uma maior dinamicidade na socialização do conhecimento e na tomada de decisão em tempo síncrono. O presente projeto propõe desenvolvimento das ferramentas comunicação para o Quadro-branco chat, streaming de áudio e vídeo -, por meio de uma metodologia de desenvolvimento de software incremental e iterativo, dando ênfase ao processo continuado de verificação e de validação do produto com usuários reais. A relevância da implementação do Quadro-branco evidencia-se na possibilidade de utilização de usuários com diferentes especificidades sensoriais, físicas e cognitivas, o que exigirá, em seu processo de implementação, um estudo aprofundado das normativas de acessibilidade e desenho universal W3C. O projeto busca o desenvolvimento de um produto tecnológico para responder aos desafios que alicerçam a Cultura da Participação e da Colaboração, aspectos que concretizam a Web 2.0.
Situação
Concluído
Natureza
Pesquisa
Integrantes
Coordenador: Rodrigo Prestes Machado
Integrantes: Felipe Estima da Silveira, Henrique de Resende, Renan Pigato
Integrantes: Felipe Estima da Silveira, Henrique de Resende, Renan Pigato