Você está aqui: Página Inicial Histórico

Histórico

O Núcleo de Pesquisa Arqueológica foi criado em 1989 pelos professores Silvia Moehlecke Copé e Arno Alvarez Kern, estando vinculado ao Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sua criação objetivou congregar as pesquisas arqueológicas realizadas junto ao Departamento de História, proporcionar ao corpo discente possibilidade de aperfeiçoamento nessa área de atuação e divulgar os resultados dessas pesquisas através do desenvolvimento de atividades de extensão.

Os laboratórios localizam-se no Campus do Vale, funcionando no prédio D2, salas 210 e 213. Sua manutenção, bem como a aquisição de material permanente e de expediente, dão-se através de cotas obtidas junto ao IFCH/UFRGS e de prestação de serviços de consultoria, assessoria, perícia e laudos arqueológicos.

Desde 1995, o NuPArq é coordenado pela Profª Silvia Moehlecke Copé e possui linhas de pesquisa em Arqueologia Pré-Histórica Brasileira, Arqueologia Pré-Histórica Sul-Rio-Grandense, Arqueologia Histórica e Teoria e Metodologia Arqueológica. Os projetos em andamento são Pré-História do Planalto Sul-Rio-Grandense: estudos de paisagens arqueológicas em Bom Jesus e São José dos Ausentes, RS , iniciado em abril de 1996; As Sociedades Pré-Coloniais de Pinhal da Serra, RS , iniciado em 2001; e Assentamentos Guarani Pré-Coloniais e Coloniais no Rio Grande do Sul , iniciado em 2002.

Os pesquisadores e estudantes do NuPArq integram um grupo de pesquisa do CNPq desde 1997. A equipe é constituída de bolsistas PIBIC/CNPq, PROPESQ e FAPERGS. O NuPArq possui biblioteca especializada, com mais de 2.000 títulos informatizados.

 

Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Ciências Humanas e Filosofia da UFRGS: memória, saber e cidadania. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004. p. 72.