Você está aqui: Página Inicial Notícias Documentário: Brasil no Olhar dos Viajantes

Documentário: Brasil no Olhar dos Viajantes

O BRASIL VISTO POR ELES

No dia 22 de dezembro, a TV Senado estreia o primeiro episódio da série Brasil no olhar dos viajantes, um documentário sobre os relatos das primeiras viagens feitas ao país e a influência que eles tiveram na construção da nossa imagem perante o mundo e entre os próprios brasileiros. No momento em que vários países voltam o olhar para o Brasil, seja por sua atuação no cenário econômico, seja pela preparação dos eventos grandiosos que estão por vir, Brasil no olhar dos viajantes retoma a questão da identidade nacional a partir dos relatos daqueles que primeiro tentaram decifrar este país. O primeiro documentário percorre o período compreendido entre os séculos XVI e XVIII. Apesar da restrição imposta por Portugal para a vinda de outros navegantes europeus após o descobrimento, franceses e holandeses, em suas tentativas de colonização no território brasileiro, bem como os ingleses e alguns aventureiros, entre eles o alemão Hans Staden, deixaram registros de sua passagem por estas terras. Pelos relatos de viagem, é possível entender a atmosfera criada pela descoberta do Novo Mundo. Navegadores, aventureiros, comerciantes e religiosos enfrentaram todo tipo de percalço e cruzaram o Atlântico em busca do “paraíso terrestre”. Lançaram-se mar adentro meses e meses rumo às terras ainda desconhecidas e se depararam com um mundo completamente diferente de tudo o que se sabia. Um cenário composto por uma paisagem exuberante e ameaçadora, “cheia de todo gênero de feras”, e por homens que viviam “como animais irracionais”, sem nenhum traço de civilidade, como eles próprios descreviam. Brasil no olhar dos viajantes resgata esse contexto histórico e mostra como as narrativas de viagem produzidas lá fora influenciaram de modo significativo a formação da nossa identidade. O olhar estrangeiro sobre a forma de exploração desse imenso território e de suas riquezas naturais; o entendimento da relação entre exploradores e nativos; o olhar crítico sobre os costumes dos índios, dos colonos e sobre o comportamento lascivo das mulheres dos trópicos podem ser lidos em vários textos desses viajantes. Textos que circulavam pela Europa da época e acabaram tornando-se referências para nossos intelectuais séculos depois na construção da nacionalidade brasileira. Com a participação de historiadores, sociólogos e pesquisadores, o documentário Brasil no Olhar dos Viajantes mostra os testemunhos de homens que viram um país ainda desconhecido, primitivo e exótico tecer as bases de sua sociedade e de sua história.

Brasil no olhar dos viajantes, 2012 Estreia: dia 22 de dezembro, às 21h30 Direção: João Carlos Fontoura Duração (episódio): 60min

Reprises: sábado, 22 – 21h30 / domingo, 23 – 12h30 / segunda, 24 – 09h00 terça, 25 – 17h00 / sábado, 29 – 14h30/ domingo, 30 – 20h30/ segunda, 31 – 23h00

Sinopse: Documentário investiga os relatos dos estrangeiros que estiveram no Brasil entre os séculos XVI e XIX e mostra como eles contribuíram para consolidar a imagem do Brasil no exterior e entre os próprios brasileiros.

COMO SINTONIZAR A TV SENADO: Canais: 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 Oi e 121 Via Embratel. Em operação: Brasília Canal 51 UHF (Geradora da Rede) e 50.1 digital UHF; Gama (DF) Canal 36 UHF; São Paulo (SP) Canal 61.3 digital UHF; Salvador (BA) Canal 53 UHF; João Pessoa (PB) Canal 40 UHF; Recife (PE) Canal 55 UHF; Manaus (AM) Canal 57 UHF; Natal (RN) Canal 52 UHF; Macau (RN) TV Litorânea - canal 22- emissora de TV afiliada a TV Senado; Cuiabá (MT) Canal 55 UHF; Fortaleza (CE) Canal 43 UHF; Rio Branco (AC) Canal16 UHF; Rio de Janeiro (RJ) Canal 49 UHF (Zona Oeste).

Entrevistados da série Jean Marcel Carvalho França Professor de História do Brasil Colonial - Unesp Sheila Moura Hue Professora Visitante de Literatura da UERJ Carmen Lícia Palazzo Pesquisadora e Doutora em História pela UnB Ronaldo Vainfas Professor Titular de História Moderna da UFF Evaldo Cabral de Melo Historiador Pedro Alvim História da Arte Paulo Knauss Professor de História da UFF e Diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro Carlos Martins Museólogo e pesquisador da Pinacoteca - SP Victor Leonardi Escritor e historiador Dirceu Franco Historiador do Instituto Hercule Florence Karen Macknow Lisboa Professora de História do Brasil da USP Lacê Medeiros Professor e pesquisador de Biologia da UnB. Maria Angélica Madeira Professora do Instituto Rio Branco e pesquisadora da UnB. Mariza Veloso Socióloga e professora do Instituto Rio Branco e da UnB.

Links Divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=MdmH0j9_sgU

https://www.youtube.com/watch?v=972Zw12pFRI