Você está aqui: Página Inicial Notícias Escultura 'gigante' encontrada na Turquia

Escultura 'gigante' encontrada na Turquia

Estátua de homem era parte da porta que dava acesso a reino neo-hitita

Estátua hitita
Estátua hitita

Uma equipa internacional de arqueólogos desenterrou uma escultura humana gigante no sítio arqueológico de Tayinat, sudeste da Turquia. A figura era parte da porta monumental de acesso de um reino neo-hitita entre os anos 1000 e 878 a. C. A parte superior da peça – a cabeça e o torso – apareceu intacta, pelo que os investigadores acreditam que a figura completa pode ter medido quatro metros.

Esta descoberta “oferece uma ideia viva do carácter inovador e da sofisticação das culturas da Idade do Ferro, que surgiram no Mediterrâneo oriental depois da queda das potências da Idade do Bronze (final do segundo milénio a. C.)”, explica Tim Harrison, director do Projecto Arqueológico Tayinat e professor de arqueologia do Próximo Oriente na Universidade de Toronto.

 

O rosto da figura é barbuda e os olhos feitos de pedras preta e branca incrustadas e em muito bom estado de conservação. O cabelo está alinhado em caracóis bem trabalhados. Ambos os braços se estendem para a frente a partir do cotovelo, tendo cada um deles uma pulseira decorada com cabeças de leão.

A mão direita da figura segura uma lança e a esquerda, trigo. A enfeitar o peito, a escultura tem um ornamento com uma meia Lua. Nas costas tem uma inscrição hieroglífica luvita em alto relevo onde se fala das campanhas e das vitórias de Suppiluliuma.

Junto a esta foi encontrada outra escultura: a base de uma grande coluna semicircular de, aproximadamente, um metro de altura e 90 centímetros de diâmetro. Um touro alado está esculpido na parte frontal e está ladeado por uma esfinge à esquerda. O lado direito da coluna é plana e sem decoração, um indício de que originalmente se encontrava encostada a uma parede.

FONTE: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55059&op=all