Você está aqui: Página Inicial Notícias Ex-presidente da SBPC, geógrafo Aziz Ab'Saber morre aos 87 anos

Ex-presidente da SBPC, geógrafo Aziz Ab'Saber morre aos 87 anos

Aziz Ab'Saber, um dos geógrafos mais respeitados do País, faleceu aos 87 anos na manhã desta sexta-feira. Presidente de Honra, ex-presidente (1993 a 1995) e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ab'Saber é autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil.

O geógrafo desenvolveu centenas de pesquisas e tratados de significativa relevância internacional nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia, além de desenvolver trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).

Ab'Saber morreu antes da publicação da sua última obra que será o terceiro volume da coleção "Leituras Indispensáveis", a ser publicado pela SBPC. O material faz uma homenagem ao trabalho dos primeiros geógrafos no interior do Brasil, como José Veríssimo da Costa Pereira e Carlos Miguel, e às primeiras expedições de Candido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (1865 a 1958).

Ab'Saber ¿ que também foi professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - recebeu diversas láureas, como o Prêmio Jabuti em ciências humanas (1997 e 2005), e em ciências exatas (2007); o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia; a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5669283-EI238,00-Expresidente+da+SBPC+geografo+Aziz+AbSaber+morre+aos+anos.html