Você está aqui: Página Inicial Notícias Festa no palácio da ciência

Festa no palácio da ciência

Museu Nacional faz aniversário e comemora com exposição, oficinas e diversas atividades voltadas ao grande público.

Festa no palácio da ciência

O Museu Nacional promove atividades ligadas à ciência em comemoração ao seu aniversário. (foto: Sofia Moutinho)

O Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está completando 194 anos. Há cinco anos a instituição comemora a data com atividades direcionadas ao público e, dessa vez, não é diferente.

A festa começou no fim de semana passado e continua no próximo, nos dias 11, 12 e 13. No evento, a instituição oferece uma série de atividades que aproxima o público da história e dos bastidores da ciência feita ali dentro.

Os pesquisadores do museu apresentam, em estandes montados na área externa do palácio, curiosidades e informações sobre suas áreas de pesquisa. Há exposições de peixes, aves, anfíbios e répteis, todos manipuláveis pelos visitantes, além de oficinas de paleontologia, em que as crianças podem ver réplicas de dinossauros, e de arqueologia, onde é apresentado o passo a passo de uma escavação.

Confira algumas atividades do evento

Pela primeira vez, o herbário do museu está aberto para visitas guiadas. A coleção de plantas da instituição, iniciada em 1831 pelo naturalista Ludwig Riedel (1790 - 1861), é uma das maiores da América Latina, com cerca de 400 mil exemplares. No acervo, estão reunidos espécimes raros coletados pela Comissão Rondon e até mesmo por D. Pedro I.

Além disso, como já é tradição, o museu recebe atores caracterizados de personagens da família real. Passeando pelos jardins do palácio, eles fazem esquetes que contam a história da instituição e do Império.

 

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2012/05/festa-no-palacio-da-ciencia