Você está aqui: Página Inicial Notícias Iepa recebe o mais importante prêmio da área de preservação cultural no Brasil

Iepa recebe o mais importante prêmio da área de preservação cultural no Brasil

Os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Mariana Cabral  e João Saldanha, participaram nesta quarta-feira, 24, da cerimônia oficial de entrega do Prêmio Nacional Rodrigo Melo Franco de Andrade, oferecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) às ações de preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

O Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, ficou lotado para a cerimônia de entrega. A equipe do Iepa venceu na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico com a ação intitulada “Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá”.

A arqueóloga do Iepa, Mariana Cabral, recebeu o prêmio das mãos da diretora do Centro Nacional de Arqueologia/IPHAN, Dra. Rosana Najjar. “O prêmio é um incentivo à inovação na produção e na difusão de ciência, e contribui para que a gente siga atuando no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá com foco na democratização do conhecimento e na transformação do patrimônio arqueológico em um patrimônio realmente público”, diz Mariana.

Sobre a importância deste prêmio para o Iepa, o arqueólogo João Saldanha salienta que ele contribui para “destacar o Amapá como um agente importante na proteção do patrimônio cultural brasileiro”.

Além de certificado e troféu, o Iepa também recebeu uma premiação em dinheiro no valor de R$ 20 mil. Com este prêmio, a instituição recebe o reconhecimento formal pela sua contribuição à socialização do conhecimento arqueológico no Amapá.

Angela Andrade/Iepa

FONTE: http://www.correaneto.com.br/site/noticias/33068