Você está aqui: Página Inicial Notícias Masp inaugura exposição com artefatos do Impéro Romano

Masp inaugura exposição com artefatos do Impéro Romano

Masp inaugura exposição com artefatos do Impéro Romano

Fonte: Terra

Tesouros do Império Romano deixam a Itália pela primeira vez para uma exposição no Masp. Cerca de 370 peças entre joias, mosaicos, afrescos, esculturas, vestimentas e outros objetos estarão na exposição Roma - A Vida e os Imperadores, que inaugura neste dia 25 de janeiro em São Paulo. É uma viagem a três séculos do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano.

A curadoria, assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão de estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia, buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades.

Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.

Roma - A Vida e os Imperadores foi estruturada em ordem cronológica. O ponto de partida é o processo de estabelecimento do Império, período revivido por meio da vida e obra de César e Augusto, seus fundadores, e o destino final é o terceiro século, considerado o apogeu do domínio de Roma.

Roma - A Vida e os Imperadores
De 25 de janeiro a 1º de abril de 2012
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578
De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes.
Ingressos: R$ 15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60: entrada franca. Às 3ªs feiras: acesso gratuito a todos.
Informações ao público: www.masp.art.br

 

Leia a matéria completa.