Você está aqui: Página Inicial Notícias Reconstrução facial forense em 3D será tema de debate na Fisl14

Reconstrução facial forense em 3D será tema de debate na Fisl14

O designer e artista 3D Cícero Moraes, especializado no uso de softwares livres e gratuitos, fará uma palestra no Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que ocorre entre os dias 3 e 6 de julho no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre. Na ocasião, Moraes vai falar sobre como estes programas são usados nos campos da arqueologia e medicina forense.

A palestra vai trazer exemplos como a elucidação de casos policiais por meio da composição de um rosto, de parte do crânio ou a atualização de fotos antigas. As técnicas apresentadas são úteis para encontrar pessoas desaparecidas e criminosos fugitivos. Na arqueologia, ela permite reconstruir povos antigos e civilizações extintas. Para exemplificar os experimentos, o designer vai apresentar cases de sucesso ocorridos no Brasil, México e Itália.

A reconstrução facial forense é a ciência de restaurar a face de um indivíduo a partir de um crânio, seja ele completo ou não. Ela tem sido usada há anos pela polícia para ajudar a elucidar casos complexos e existe há mais de um século.

Com os recursos tecnológicos atuais, a reconstrução ocorre geralmente após a digitalização da caveira, o que pode ser feito por meio de fotografia ou tomografia computadorizada, por exemplo.

O designer postou um vídeo no YouTube onde mostra o processo sendo aplicado. Veja: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xjW_ywa7Oh4

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/reconstrucao-facial-forense-em-3d-sera-tema-de-debate-na-fisl14.html