Você está aqui: Página Inicial Projetos

Projetos

Parque Arqueológico do Homem do Planalto das Araucárias - PAHPA (2007-Atual)

Profª Drª Silvia Moehlecke Copé (coord.)

 

A criação do Parque Arqueológico do Homem do Planalto das Araucárias PAHPA, situado no município de Pinhal da Serra, no centro norte do Estado do Rio Grande do Sul, objetiva trazer ao grande público (comunidade local, regional, estadual e nacional) os resultados das pesquisas científicas realizadas por ocasião da construção da UHE Barra Grande. Em atendimento a resolução CONAMA nº 001/86, a empresa contratou consultores especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento, abrangendo as Biociências, as Geociências e as Ciências Humanas. O projeto do Parque visa disponibilizar o conhecimento produzido nestas diferentes áreas através da realização de exposições temáticas, de vídeos, de palestras, de estudos interdisciplinares e da museologização de sítios arqueológicos a serem abertos à visitação pública e da elaboração de roteiros turísticos ecológicos e culturais. A implantação do PAHPA permitirá o desenvolvimento de um plano de manejo conjunto entre estas diversas áreas de conhecimento e garantirá a preservação adequada de uma área do município onde se encontra uma grande concentração de sítios arqueológicos pré-coloniais do Estado, assim como, uma rica biodiversidade de fauna e flora. A elaboração de roteiros de visitação às belezas naturais e culturais viabilizará o ecoturismo e o turismo cultural no município e na região do planalto, desenvolverá junto à população local a necessidade de valorizar e preservar o seu rico patrimônio ambiental e cultural e ajudará na fixação da população jovem no local oferecendo novas possibilidades de trabalho.

Situação/Natureza: Em desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação (5) / Especialização (3) / Mestrado acadêmico (1).

Integrantes: Martial H. R. Pouguet - Integrante / Leonardo Napp - Integrante / Vanderlise Machado Barão - Integrante / Carolina Aveline Deitos Rosa - Integrante / Zeli Teresinha Company - Integrante / Édison Bisso Cruxen - Integrante / Daniel Caminha de Carvalho - Integrante / Silvia Moehlecke Copé - Coordenadora.

Financiadores: BAESA - Energética Barra Grande S.A. - Auxílio financeiro; Prefeitura Municipal de Pinhal da Serra (RS) - Cooperação.