Ocorreu no dia 26 de Abril mais uma edição do ciclo de debates ​sobre cultura política (2019) organizado pelo Prof. Rodrigo Stumpf González, onde se deu o lançamento do novo livro professor Marcello Baquero, intitulado Democracia Inercial: Assimetrias entre economia e cultura política na América Latina. O lançamento, além de sessão de autográfos foi acompanhado de palestra e debate sobre o tema.

O livro analisa o desenvolvimento econômico, ​a cultura política e as instituições políticas ​na América Latina, com enfoque em partidos políticos, e investimentos sociais, onde o autor traz o conceito de Democracia Inercial. Baquero entende esse tipo de democracia como característica de países nos quais há uma ausência de recursos econômicos aliado à política volátil, instituições deficientes e uma cultura política que internaliza valores e crenças de antipatia à políticas e seus representantes.

O autor então busca identificar dispositivos que possibilitem o empoderamento do cidadão, almejando contribuir para uma relação mais republicana entre Estado e sociedade. Traz então, como alternativa, os dispositivos de capital social e empoderamento emancipatório. O livro problematiza a maneira que as dimensões de economia, de investimentos sociais e a dimensão da cultura política, produz assimetrias que resultam em desigualdade econômica, social e política.

Durante a conferência do ciclo de debates, Marcello Baquero explana sobre tais conceitos aplicados à América Latina e a realidade da conjuntura atual do Brasil. Em breve confira o vídeo da palestra em nosso site.