Foto: objETHOS/UFSC

Observatório da Ética Jornalística lança guia sobre cobertura jornalística durante a pandemia

06 de AGOSTO de 2020

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), da Universidade Federal de Santa Catarina, lançou o Guia de Cobertura Ética da Covid-19. A publicação é uma iniciativa baseada em manuais e orientações internacionais de recomendações para a cobertura jornalística relativo a pandemia do novo coronavírus.

Destinado a jornalistas, a publicação é organizada em quatro seções que destacam cuidados e apresentam recomendações sobre: a leitura, sistematização e veiculação de informações; a importância do respeito, da escuta e atenção às fontes; e sobre o cuidado de como as informações são recebidas pelo público. Esse material também apresenta dicas para o cuidado pessoal dos profissionais de imprensa.

O Guia de Cobertura Ética está disponível para download clicando aqui.

Sobre o objETHOS

Criado em setembro de 2009 pelos professores Francisco José Castilhos Karam e Rogério Christofoletti, o OBJETHOS é um projeto do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) e da UFSC voltado às temáticas sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, tecnologias associadas ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente, e novas configurações do ecossistema informativo. Além de estudos com ênfase nas reflexões sobre ética profissional no jornalismo, constam no acervo do site do projeto resenhas de filmes, papers, relatos de pesquisa, e-books, vídeos, entrevistas, códigos de ética, dentre outros. Desde abril de 2018, o projeto é tambem parceiro institucional do OBCOMP.

Comente

Compartilhe:

Notícias

  Atualizar Código