Dossiê "Ataques ao jornalismo e ao seu Direito à Informação" mostra luta pela liberdade de imprensa

03 de MAIO de 2022

Nesta terça-feira (3) o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) tornam público dossiê “Ataques ao Jornalismo e ao Seu Direito à Informação”. A publicação produzida em três meses e dividida em quatro capítulos tem como ponto de partida o “Relatório de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa 2021”, elaborado anualmente pela FENAJ desde 1998. O lançamento do dossiê acontece em uma live às 19h30 (Horário de Brasília) com transmissão pelo canal da Fenaj no YouTube.

O lançamento do dossiê acontece no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com a participação da presidente da Fenaj, Maria José Braga e Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do objETHOS. Durante a live os participantes vão discutir o dossiê que aborda aspectos que envolvem o ambiente hostil para a atividade jornalística no país. Ao todo, o dossiê possui 41 páginas em formato eletrônico para download com análise, interpretação de cenários e recomendações práticas para o combate à violência contra os jornalistas.

A primeira seção é assinada pelo professor Alisson Coelho com as histórias por trás dos casos que vão de campanhas difamatórias nas mídias sociais, ameaças e intimidações. A pesquisadora Janara Nicoletti realiza na seção seguinte uma relação nem sempre aparente entre a precarização do trabalho dos jornalistas e a violência que também etá presente no local de trabalho. 

A terceira e a quarta seções abordam os atentados a liberdade de imprensa e também os crimes contra a atividade jornalística. Os pesquisadores Rogério Christofoletti e  Samuel Pantoja Lima abordam, respectivamente, a violação a Direitos Humanos nos ataques e também a federalização de crimes que impeçam a atividade jornalística no Brasil. O final do dossiê aborda de maneira prática como mitigar a violência contra jornalistas no país. Relatos pessoais, processos legislativos e dados de organizações como a Artigo 19 e a Repórteres Sem Fronteiras também estão presentes no dossiê.

Comente

Compartilhe:

Notícias

  Atualizar Código