MÍDIAS E INTERNET

AGGIO, Camilo de Oliveira. Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas. Universidade Federal da Bahia, 2015.

AGOSTINHO, Tiago Cesar. As tecnologias digitais e as interações comunicacionais em organizações públicas de defesa nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-graduação em Comunicação. Faculdade Cásper Libero, 2012.

ALVES, Denise Avancini. Interesse público e o poder da telenovela: merchandising social e repercussão do tráfico de pessoas em Salve Jorge. Tese. (Doutorado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.

AMORIM, Paula Karini Dias Ferreira. Democracia e Internet: a transparência de gestão nos portais eletrônicos das capitais brasileiras. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Universidade Federal da Bahia, 2012.

BANDEIRA, Alexandre Dresch. Intersecção dos dispositivos midiáticos e religiosos: a midiatização como lógica do consumo na igreja Universal do Reino de Deus. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2006.

BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida. A TV e seu compromisso com a educação pública: o caso escola 2.0. 2012. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.

BRENOL, Marlise Viegas. Fórum Social Mundial - um espetáculo da sociedade e outro da mídia. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. 

CARRATO, Ângela. Uma história da TV pública brasileira. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação). Programação de Pós-graduação em Comunicação. Universidade de Brasília, 2013.

CHIANTIA, Fabrizio Cezar. A publicidade abusiva direcionada à criança nas mídias digitais. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-Graduação em Direito. Universidade Nove de Julho. 2015.

CRUZ, Renato Negretti. Confiança e solidariedade: a função sistêmica do direito e dos meios de comunicação de massa na (des)construção das políticas de seguridade social no brasil. 2011. Tese (Doutorado em Direito do Trabalho). Programa de Pós-graduação em Direito do trabalho. Universidade de São Paulo, 2011.

DIAS, Luis Marçal Roriz. Mídia e ideologia: limites e aspectos na forma política. Dissertação (Mestrado em Direito Político Econômico). Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico. Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2015.

EDUARDO, Luiz Felipe Melo. Mídias e manifestação popular: um embate de posicionamentos discursivos  entre a imprensa brasileira e as mídias alternativas. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2015.

FAXINA, Elson. Do mercado à cidadania – O desafio das transformações dos sujeitos discursivos, das institucionalidades e das narrativas jornalísticas na TV pública brasileira. 2012. Tese (Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação). Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012.

FERREIRA, José Maurício Bacellar. Mídias digitais, viralização e reputação corporativa: a percepção de executivos de agências de mídias digitais. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial). Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e de Empresas. Fundação Getúlio Vargas. 2015.

FILHO, Flavi Ferreira Lisboa. Mídia Regional: gauchidade e formato televisual no Galpão Crioulo. Doutorado (Doutorado em Ciências da Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2009.

FREITAS, Diego Roger Ramos. A internet como instrumento de comunicação para audiências públicas: estudo do caso da câmara municipal de Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Curso de Mestrado em Administração Pública. Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalh/Fundação João Pinheiro, 2012.

GARZÓN, Maria Patricia Tellez. Observatórios e Ouvidorias: experiências de crítica midiática e cidadania na América Latina. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

GALINARI, Fabiana Flores de Carvalho. Ativismo na internet e o impeachment de Dilma Rousseff (as estratégias de convocação dos movimentos pró e contra a presidenta do Brasil, 2014-2016). 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2017.

HAUBRICH, Alexandre. Mídias alternativas em Porto Alegre: processos comunicativos, midiatização digital e cidadania na perspectiva de seus comunicadores. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2016.

HOSSOE, Hayleno Santos. A política de reordenação do sistema público de TV brasileiro e o processo de implementação da TV Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Politicas Públicas). Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhão, 2012.

LIMA, Giovanni Ferreira de. A utilização do Portal da Transparência pelo Poder Público nas cidades do ABC: transparência e acesso à informação. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de pós-graduação em Comunicação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2017.

MELO, Charlotte France Rieger Neves de Couto. Midia-educação e professores: pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educação. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Federal do Paraná. 2015.  


MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. Participação política e Internet: meios e oportunidades digitais de
participação civil na democracia contemporânea, com um estudo do caso do Estado Brasileiro. 2008.
498f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de
Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Salvador,
2008.

MENDONÇA, Tábata Cassenote. Judiciário, mídia e poder simbólico: o "Caso Rodin". Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2015.

NILO, Adriana Tigre Lacerda. Intertextualidade e polifonia nas televisões pública e privada: analise textual-discursiva dos telejornais Cultura Noite (TV Cultura) e Jornal Nacional (TV Globo). 2008. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-graduação em Linguística. Universidade Estadual de Campinas, 2008.

NOGUEIRO, Danielle Xabregas Pamplona. Programa TV Escola: um olhar crítico sobre suas múltiplas relações. 2012. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de Brasília, 2012.

OTONDO, Teresa Monteiro. Televisão pública na América Latina. 2008. Tese (Doutorado em Integração da América Latina). Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina. Universidade de São Paulo, 2008.

PEREIRA, Paulo de Tarso Irizaga. O aspecto viral das mídias sociais: uma abordagem pragmática. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2015.

PRUDÊNCIO, Kelly. Mídia ativista: a comunicação dos movimentos por justiça global na internet.
2006. 193f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de
Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Florianópolis,
2006.

RAMALHO, Alzimar Rodrigues. O perfil da TV universitária e uma proposta de programação interativa.  2010. Tese (Doutorado em Estudo dos Meios e da Produção Midiática). Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, 2010.

RIECKEN, Rinalda Francesca. Governo eletrônico em administrações locais brasileiras: avaliação de progresso, fatores intervenientes e critérios de priorização de iniciativas. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Programa de Pós-graduação da Ciência da Informação e Documentação. Universidade de Brasília, 2008.

SILVA, Celia Regina. Estratégias de comunicação e ativismo feminino na esfera pública midiática: estudo sobre os sites hip hop mulher. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

SOUZA, Regina Santos Luna. Sobre promessas na era da internet: Uma análise de mudanças no relacionamento Estado - Sociedade decorrente da utilização intensiva de tecnologias de comunicação e informação por agentes públicos no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação). Programa de Pós-graduação em Comunicação. Universidade de Brasília.

TEJERA, Marta Helena Dornelles. Ciberdemocracia e movimentos dos trabalhadores rurais sem terra: práticas comunicacionais no terreno da esfera pública virtual. 2012. Tese. (Doutorado em Comunicação Social). Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012.

TONI, Márcia de. Lições do norte para a mídia pública brasileira: a experiência da CBC/Radio-Canada e os novos paradigmas da mídia de serviço público. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, 2012.

TRINDADE, Liane Ferreira da. Vida privada e mídias sociais: impressões da pós-modernidade Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2015.

WIMMER, Miriam. Direitos, democracia e acesso aos meios de comunicação de massa. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Universidade de Brasília, 2012.

ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. A construção histórica da programação de rádios públicas brasileiras. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010.

Teses e Dissertações

  Atualizar Código