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O Observatório de Economia Criativa do Rio Grande do Sul desenvolve ações de pesquisa e extensão em Economia Criativa promovendo o debate e a formação de massa crítica sobre o setor no Brasil, levando em conta seu impacto na dinâmica social e econômica do país. Seu objetivo é propor, realizar e consolidar um ambiente acadêmico-prático de estudos e pesquisas que envolva, em rede nacional e internacional, universidades, centros de pesquisa e inovação, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes dos mais amplos setores ligados às Industrias Criativas.

Leandro Valiati
UFRGS
André Cunha
UFRGS
Débora Wobeto
UFRGS
Gustavo Möller
UFRGS
Pedro Cezar Dutra Fonseca
UFRGS
Marco Aurélio Chaves Cepik
UFRGS
Evelise Anicet
UFRGS
Cristiano Max
Feevale
Daniela Callegaro
UFRGS
Hélio Henkin
UFRGS
Lisiane Closs
UFRGS
Eduardo Filippi
UFRGS
Stefano Florissi
UFRGS
Claudia Boettcher
UFRGS
Messias Bandeira
UFBA
Marcelo Milan
UFRGS
Cassio Calvete
UFRGS
Ronaldo Herrlein Jr.
UFRGS
Glaucia Campregher
UFRGS
Sandro Ruduit Garcia
UFRGS
Carla Ten Caten
UFRGS
Aline Gazola Hellmann
UFRGS
Vanessa Valiati
FEEVALE
Henrique Morrone
UFRGS
Marcos Tadeu Caputi Lélis
UNISINOS
Carlos Schonerwald
UFRGS
Camila Lohmann Cauzzi
UFRGS
Joana Búrigo Vaccarezza
UFRGS
Artur Weissmann
UFRGS
Camila Laux Kern
UFRGS
Eduardo Marquezin Faustini
UFRGS
Eduardo Rodrigues Sanguinet
UFRGS
Luiz Henrique Apollo
UFRGS
Pedro Perfeito da Silva
UFRGS
Mariana Willmersdorf Steffen
UFRGS
Natália Rava
UFRGS

Aqui estão disponíveis as publicações realizadas, bem como os vídeos de eventos promovidos pela equipe do Observatório em Economia Criativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Boletim n. 01 - Trabalho Criativo em Foco: O mercado de trabalho da Economia da Cultura e da Economia Criativa

Este é o primeiro boletim do Observatório de Economia Criativa da UFRGS que se apresenta com a proposta de acompanhar periodicamente a evolução conjuntural do mercado de trabalho da Economia da Cultura e da Economia Criativa e também compará-los com a evolução do Mercado de Trabalho Geral. Os boletins terão como objetivos sistematizar informações, dados e indicadores, bem como realizar análises conjunturais para subsidiar órgãos e instituições públicas e privadas para ações relacionadas à Economia da Cultura e Economia Criativa. Ano: 2016 Tipo de Publicação: Relatório.

Publicação de Resultados - Objetivo 1
Consolidação Teórico-Metodológica da Conta Satélite Nacional de Cultura, referente ao Termo de Cooperação do Projeto Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Conta Satélite de Cultura, Comércio Internacional de Bens e Serviços em Economia Criativa Ano: 2016 Tipo de Publicação: Relatório
Publicação de Resultados - Objetivo 2
Desenvolvimento Metodológico e Mensuração da Corrente de Comércio Exterior do Brasil com os países da América do Sul e do Brasil com o "Resto do Mundo", com recorte específico para os serviços culturais/criativos, referente ao Termo de Cooperação do Projeto Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Conta Satélite de Cultura, Comércio Internacional de Bens e Serviços em Economia Criativa. Ano: 2016 Tipo de Publicação: Relatório
ECONOMIA CRIATIVA, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS

A publicação Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas, parte da coleção Capacidade Estatal e Democracia, do CEGOV/UFRGS, é o resultado dos esforços contínuos, individuais e coletivos, dos projetos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Trabalho do CEGOV/UFRGS. 

A partir da produção de subsídios teóricos, avaliações aplicadas e estratégias de políticas para demarcar, busca-se compreender e propor formas de desenvolvimento do campo da economia da cultura, no escopo da economia e indústrias criativas. Nesse sentido, o livro busca refletir as experiências e expertises desenvolvidas no GT por meio de seus projetos de pesquisa e extensão. Ele conta com a participação de professores da UFRGS e parceiros, nacionais e internacionais, que estiveram ativamente envolvidos nas atividades do GT e que de alguma maneira contribuíram para a sua consolidação.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO TRIMESTRAL

1º Relatório Trimestral (Abril 2015), referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - 2º RELATÓRIO TRIMESTRAL

2º Relatório Trimestral (Junho 2015), referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - 3º RELATÓRIO TRIMESTRAL

3º Relatório Trimestral (Novembro 2015), referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - RELATÓRIO FINAL

Relatório Final, referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 3 - ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO ANALÍTICO

1º Relatório Analítico: Resultado da Aplicação dos Modelos Referenciais na Incubadora Bahia Criativa, referente à Etapa 1 do Produto 3 - Suporte Técnico para a Elaboração e Execução da Política de Formação no Contexto do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 3 - ETAPA 1 - 2º RELATÓRIO ANALÍTICO

2º Relatório Analítico: Resultado da Aplicação dos Modelos Referenciais na Incubadora Rio Criativo, referente à Etapa 1 do Produto 3 - Suporte Técnico para a Elaboração e Execução da Política de Formação no Contexto do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 3 - ETAPA 1 - 3º RELATÓRIO ANALÍTICO

3º Relatório Analítico: Resultado da Aplicação dos Modelos Referenciais na Incubadora RN Criativo, referente à Etapa 1 do Produto 3 - Suporte Técnico para a Elaboração e Execução da Política de Formação no Contexto do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO

1º Relatório: Caracterização dos APLs com base em seus Planos de Desenvolvimento, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 2º RELATÓRIO

2º Relatório: Custeio e Financiamento das Ações nos Planos de Desenvolvimento dos APLs de Economia Criativa, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 3º RELATÓRIO

3º Relatório: Acompanhamento da Execução das Ações previstas nos Planos de Desenvolvimento, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 4º RELATÓRIO

4º Relatório: Apoio Técnico à Realização do I Encontro Nacional de Territórios Culturais e Participação na 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (Brasília, 8 a 10 de dezembro de 2015) - Avaliação do I Encontro e Proposições para um II Encontro, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

Atlas Econômico da Cultura Brasileira - vol. I

O projeto Atlas Econômico da Cultura Brasileira busca, principalmente, mensurar o impacto dos setores culturais e criativos (SCC) sobre a evolução da economia brasileira. A coleção cumpre um papel precedente à mensuração, dado que busca apresentar e desenvolver metodologias do ponto de vista teórico e empírico para viabilizar o objetivo principal do projeto. Tendo isso em vista, o primeiro volume da coleção orienta-se em torno da exposição de marcos teóricos e conceitos fundamentais, bem como de exemplos de estudos regionais e setoriais.

Atlas Econômico da Cultura Brasileira - vol. II

O projeto Atlas Econômico da Cultura Brasileira busca, principalmente, mensurar o impacto dos setores culturais e criativos (SCC) sobre a evolução da economia brasileira. A coleção cumpre um papel precedente à mensuração, dado que busca apresentar e desenvolver metodologias do ponto de vista teórico e empírico para viabilizar o objetivo principal do projeto. Tendo isso em vista, o segundo volume da coleção orienta-se em torno da exposição de esforços de pesquisa focados nos quatro eixos temáticos do projeto: empreendimentos culturais, mercado de trabalho, políticas públicas e comércio internacional.

Seleção 01
Seleção 02
Prorrogacao edital
ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA: CONJUNTURA ECONÔMICA E INSERÇÃO INTERNACIONAL SOB A PERSPECTIVA DO PROJETO LATITUDE
INDÚSTRIAS CRIATIVAS E NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DO MODELO BRITÂNICO
Entrevistas 2
Entrevistas 1
Selecionados 1
Selecionados 2
Institucional
Diálogos em Economia Criativa
Transmissões de eventos