INOVAÇÃO E
EMPREENDEDORISMO
EM
INDÚSTRIAS
CRIATIVAS

Destacar a importância do olhar econômico para criatividade, propagando-o para além da academia.

Capacitar empreendedores quanto a inputs da teoria da economia criativa, relacionando-os a casos reais e sublinhando o papel da inovação para o sucesso de projetos. Contextualizar o empreendedor quanto a seu papel no território, apresentando, por um lado, background de atuação, e por outro, possibilidades e oportunidades para inovação.

PEQUENOS EMPREENDEDORES
CULTURAIS/CRIATIVOS
PÚBLICO ALVO
6
SEMANAS
DE DURAÇÃO
30H
DE CURSO
5H
DE DURAÇÃO
15 E 16
DE MARÇO DE 2017
MÓDULO I
ECONOMIA DA CRIATIVIDADE

Conteúdo: O primeiro módulo tem como principal objetivo a apresentação de conceitos básicos como Economia Criativa, Economia da Cultura, Valor Simbólico e Setores Culturais e Criativos (SCC).

Tal introdução será baseada em metodologias internacionais. Além disso, será traçado um panorama a respeito das tendências recentes da Economia Criativa, organizado em torno de eixos como: novos mercados; setores em expansão; novos modelos de negócios; novas formas de trabalho; dentre outros.

Ao fim do módulo, espera-se elucidar a conexão entre tais conceitos e os desafios atuais do empreendedor criativo/cultural.


Instrutores: Prof. Dr. Marcelo Milan (UFRGS) e
Prof. Dr. Leandro Valiati (UFRGS)
MÓDULO II
EMPREENDEDORISMO CRIATIVO E NOVAS TECNOLOGIAS: O PAPEL DA DIGITALIZAÇÃO

Conteúdo: O segundo módulo tratará da relação entre inovação tecnológica e empreendedorismo criativo a partir de dois níveis de análise.

No primeiro, atenta-se para estrutura produtiva global, conectando a emergência da digitalização com um novo paradigma tecnológico, no qual os Setores Culturais e Criativos (SCC) são protagonistas.

No segundo nível análise, enfoca-se a relação entre digitalização e novos modelos de negócios, expondo cases de sucesso e ferramentas digitais úteis para empreendedor criativo/cultural.


Prof. Dr. François Moreau (Université Paris 13)
e Samira Almeida (Storymax Games)
22 E 23
DE MARÇO DE 2017
5H
DE DURAÇÃO

5H
DE DURAÇÃO
MÓDULO III
O DIFERENCIAL DO EMPREENDEDOR CRIATIVO: INOVAÇÃO EM PROCESSOS E NA RELAÇÃO COM O TERRITÓRIO

Conteúdo: O terceiro módulo apresentará o conceito de inovação em processos, localizando-o no ambiente enfrentado por empreendimentos criativos.

Além disso, atenta-se para a articulação desses empreendimentos entre si e com seus respectivos territórios, conformando territórios criativos.

Nesse sentido, serão expostos exemplos nacionais e internacionais de territórios criativos, bem como instrumentos de políticas públicas, como a criação de incubadoras criativas, a serem utilizadas para o fomento de tais iniciativas.


Instrutores: Prof. Dr. Claudio Muller (UFRGS), Ivana Beltrão (Rio Criativo)
e Marcos Oliveira (Porto Digital)
29 E 30
DE MARÇO DE 2017
5H
DE DURAÇÃO
03 E 04
DE ABRIL DE 2017
MÓDULO IV
INOVAÇÃO QUE VEM DE FORA: O CASO DA ESPANHA

Conteúdo: O quarto módulo consiste na apresentação de experiências bem-sucedidas da Espanha na compreensão da Economia Criativa e no impulso a novos modelos de negócios.

Com ênfase no desenvolvimento local e na cultura como motor da inovação, serão apresentados cases de sucesso e instrumentos para a avaliação do impacto econômico e social desses empreendimentos.


Instrutores: Prof. Dr. Pau Rausell Köster (Universitat de València)
MÓDULO V
INTERNACIONALIZAÇÃO EM INDÚSTRIAS CRIATIVAS

Conteúdo: No quinto módulo, o curso volta-se aos principais desafios enfrentados por empreendedores criativos. Assim, discute-se os aspectos da legislação que mais afetam tais empreendimentos, bem como o tema dos direitos de propriedade intelectual, fundamentais na mensuração do valor econômico da cultura e da criatividade.

Além disso, o módulo tratará das especificidades do processo de internacionalização por parte de Setores Culturais e Criativos (SCC), sublinhando aspectos como principais mercados ao redor do mundo, desafios organizacionais típicos, dentre outros.


Instrutores: Claudio Vasconcelos
e Cristiano Braga (APEX)
11 E 12
DE ABRIL DE 2017
5H
DE DURAÇÃO

5H
DE DURAÇÃO
MÓDULO VI
POLÍTICAS CULTURAIS E RECURSOS PÚBLICOS

Conteúdo: Por fim, o último módulo tratará das políticas de fomento à cultural no Brasil, expondo seu funcionamento e os recursos disponibilizados em nível municipal e federal.

O principal objetivo desse módulo final é preparar empreendedores interessados para obter recursos públicos, empregando-os na expansão dos empreendimentos criativos e na gestação de novos modelos de negócios.


Instrutores: Giba Assis Brasil.
18 E 19
DE ABRIL DE 2017