Estrutura
do
Neccult

O Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT) é um ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. O NECCULT surge da confluência de diferentes iniciativas convergentes no âmbito do estudo da Economia Criativa, Cultura e Inovação.

Mais especificamente, ele busca agregar os esforços dos trabalhos sendo desenvolvidos no âmbito do Observatório de Economia Criativa do RS, do Grupo de Trabalho em Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo e do grupo de pesquisa do CNPq em Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento.

O NECCULT pretende ser capaz de criar sinergia entre os vários interlocutores da área, funcionando, ao mesmo tempo, como ponto focal para os estudos na Universidade e referência nacional e internacional da área. Além de pesquisa aplicada, o Núcleo mantem diálogo com a comunidade por meio da Revista Eletrônica do NECCULT, do Curso de Inovação e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e do ciclo de conferências Diálogos em Economia Criativa.

O NECCULT atuará considerando quatro conjuntos de diretrizes relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão: consolidação institucional, produção de conhecimento acadêmico, interação com a sociedade para a inovação e internacionalização. O foco principal permanece na pesquisa, mas, fundamentalmente, enquanto vetor para inovação social baseada no papel transformador da cultura e da criatividade.

DIRETRIZ 1 - Consolidação institucional: concluir o processo de institucionalização do NECCULT na UFRGS no prazo de três anos;

DIRETRIZ 2 - Produção de conhecimento acadêmico: consolidar a reputação científica e institucional do NECCULT junto aos interlocutores da administração pública federal, estadual e municipal, bem como junto à sociedade civil e à comunidade universitária;

DIRETRIZ 3 - Interação com a sociedade para a inovação: construir iniciativas – em parceria com a sociedade civil e os diferentes órgãos da Administração Pública – voltadas ao impulso da cultura e da criatividade na forma de ensino, pesquisa e extensão;

DIRETRIZ 4 - Internacionalização: consolidar o processo de internacionalização do NECCULT, conforme diretrizes da UFRGS.