Você está aqui: Página Inicial Ensino Odontologia Intercâmbio Intercâmbio Nacional

Intercâmbio Nacional

Por meio do programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), firmaram convênio com o objetivo de regular a relação de reciprocidade entre as IFES proporcionando a mobilidade de alunos de graduação.

O Programa alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais brasileiras, que tenham concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Os alunos da UFRGS interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica deverão consultar o Coordenador da Comissão de Graduação do seu curso para elaborar o plano de estudos. O coordenador do curso deverá analisar a ementa ou programa da disciplina a ser cursada pelo seu aluno na Instituição receptora, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do aluno.

Após, o aluno deverá protocolar seu pedido junto ao Protocolo Geral da Universidade, localizado no anexo I da Reitoria (térreo), com a seguinte documentação, nos prazos estabelecidos no calendário da PROGRAD:

1 - Requerimento

2 - Atestado  Matrícula e  Histórico Escolar (obtidos do portal)

3 - Plano de Estudos que será desenvolvido na IFES de destino

Este processo será encaminhado à Comissão de Graduação para verificar a possibilidade de afastamento do aluno. Após parecer positivo da COMGRAD, a UFRGS emitirá carta de apresentação do aluno à IFES receptora.

De acordo com o convênio, a UFRGS não se responsabilizará pelas despesas dos participantes do programa.