Você está aqui: Página Inicial Ensino Odontologia Pós-Graduação Especialização Implantodontia

Apresentação

O curso de Implantodontia UFRGS surge frente a necessidade de aprimoramento profissional em nível de especialização de profissionais da odontologia na área de implantodontia. Essa necessidade está fundamentada na realidade epidemiológica brasileira e mundial, a qual apresenta uma prevalência elevada de pacientes edêntulos (totais e/ou parciais), os quais podem se beneficiar de reabilitação com implantes osseointegrados. Com o aumento da expectativa de vida, pressupõem-se que esta necessidade permanecerá por vários anos. Além disso, uma robusta evidência científica demonstra que indivíduos totalmente edêntulos reabitados com próteses sobre implantes apresentam melhor função mastigatória e qualidade de vida. Neste contexto, a implantodontia se estabelece como um excelente campo de atuação do cirurgião-dentista para responder a essas demandas da sociedade.

O curso tem um foco clínico e busca integrar todas as áreas envolvidas no diagnóstico, planejamento, tratamento e manutenção de pacientes reabilitados com implantes osseointegrados. Conta com corpo docente qualificado e diversificado (especialistas em periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese, dentística e implantodontia) e dispõe das modernas instalações do Hospital de Ensino Odontológico da Faculdade de Odontologia da UFRGS (FO-UFRGS). Além disso, proporciona a possibilidade de atendimento de um grande e variado número de casos que procuram atendimento na FO-UFRGS. O fato do curso ser realizado numa universidade centenária de renome também faz com que exista a constante interação com alunos de mestrado e doutorado que realizam pesquisas clinicas no mesmo ambiente, assim como contato e cooperação de trabalho permanentes que os docentes apresentam com diferentes centros de referência em implantodontia nacionais e internacionais.

Objetivos

O objetivo do presente curso é formar especialistas na área de implantodontia, com vistas a habilitá-los científica e tecnicamente para o diagnóstico, planejamento, tratamento e manutenção de pacientes reabilitados com implantes osseointegrados. O presente curso visa integrar diferentes áreas do conhecimento que se relacionam entre si para a correta abordagem de pacientes que necessitam implantes dentários, incluindo a prótese, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial.