Você está aqui: Página Inicial Ensino Odontologia Pós-Graduação Especialização Odontopediatria

Apresentação

O curso de Especialização em Odontopediatria da FO-UFRGS completou em agosto de 2014, 29 anos de funcionamento sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Borba de Araujo. Ao longo deste tempo, formou mais de oitenta profissionais que atuam em Porto Alegre, no interior do Estado, e em várias regiões do país, sempre norteados pelo rigor técnico-científico do Curso.

O Curso teve 4 edições anteriores à primeira turma coordenada pelo Prof. Fernando, fazendo com que a primeira, iniciada em 1985, fosse considerada a 5ª EDIÇÃO na história do Curso. Nas 3 primeiras turmas, o grupo de alunos era apenas de 5, e em 1994, juntamente com uma parceria com a ABO-RS (que perdurou por duas edições), iniciaram-se as turmas de 10 alunos.

Com a abertura do Curso de Mestrado em Odontologia-Ênfase Odontopediatria pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FO-UFRGS, em 1997, seis turmas concluíram o Curso, envolvendo cerca de 20 alunos, e também formando 13 especialistas na área (7 alunos já eram especialistas quando realizaram o Mestrado). Estes, somados aos 82 alunos formados, chegam ao expressivo número de 95 especialistas oriundos do Curso nestes 29 anos!

Renomados professores nacionais e internacionais emprestaram o seu nome e dividiram conhecimentos e experiências ao longo deste tempo. O Curso continua concentrando esforços no sentido de promover este intercâmbio com professores de outras instituições, tanto no âmbito clínico da especialidade, como na pesquisa.

Três encontros com atividades restritas aos ex-alunos já foram realizados, visando a permanente atualização e oportunizando o reencontro entre os seus membros. Três importantes eventos aconteceram sob a chancela da Associação dos Ex-alunos: as 2 edições (1992 e 1995) do ENCONTRO GAÚCHO DE ODONTOPEDIATRIA, ambos na Serra Gaúcha, e o XVI Congresso Brasileiro de Odontopediatria em 1998, em Porto Alegre.