Você está aqui: Página Inicial Faculdade Histórico

Histórico

A história de nossa Faculdade pode ser dividida em cinco diferentes períodos.

Desde o seu início, em 1898, como Curso de odontologia no andar térreo da Faculdade de Medicina, até os dias atuais, como uma Faculdade expressiva no país, aconteceram uma série de mudanças e transformações.

Essas sempre tiveram o objetivo de, com excelência, adequar os cirurgiões-dentistas em formação à realidade da população a que serviriam.

Primeiro Período

(1898-1922)

O ensino odontológico era artesanal, usava o método preceptor-aprendiz, desenvolvido por profissionais dedicados e por alunos que aprendiam por observação, tentativas de imitação e repetição. Foi uma fase empírica do ensino.

Segundo Período

(1932-1949)

Este segundo período histórico caracterizou-se pelo entusiasmo de professores idealistas na luta para substituir e empirismo e artesanato pela ciência e pela técnica que transformaram a odontologia em profissão de nível superior plenamente integrada à saúde.

Terceiro Período

(1949-1972)

Em um período de transformações, um pouco antes da federalização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o curso de Odontologia passou de Escola para Faculdade, tendo sua duração aumentada de três para quatro anos e mudando-se para as novas e atuais instalações na Rua Ramiro Barcelos, Bairro Santana - Porto Alegre.

Quarto Período

(1972-2004)

A reforma Universitária Nacional norteou uma grande mudança no currículo em 1983, que objetivou a integração do cirurgião-dentista na realidade sócio-econômica, com foco em uma odontologia preventiva e social e buscando soluções alternativas para os problemas de saúde bucal da população.

Quinto Período

Novo Ciclo (2005)

"A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, o ensino hoje realizado na Faculdade de Odontologia tem por objetivo a formação de um profissional crítico, capaz de atuar no sistema de saúde vigente, com conceitos de integralidade de atenção, construindo a identidade do cuidador. A profunda reforma curricular realizada faz do currículo da Odontologia da UFRGS um modelo inovador, estimulador do alunado para que o 'aprender a aprender' seja a tônica. Temos certeza de que essa é a formação do profissional cidadão tão desejada no nosso país." (Prof. Cassiano K. Rösing)

Livro dos 100 anos

Livro 100 Anos