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De acordo com Portaria UFRGS nº 5851, de 30/11/2021, que prorrogou a suspensão das atividades presenciais na Universidade até 16/01/2022, a Ouvidoria da UFRGS está desempenhando suas atividades de forma remota.

Desta forma, as manifestações de ouvidoria (pedido de acesso à informação, denúncia, reclamação, solicitação, simplifique e elogio) devem ser cadastradas na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR.

Neste período, não estão sendo realizados atendimentos presenciais e por telefone. Assim, para falar com a Ouvidoria, encaminhe um e-mail para o seguinte endereço: ouvidoria@ouvidoria.ufrgs.br.

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A Ouvidoria da UFRGS foi criada pela Portaria nº 5.144/2009, para atender ao artigo 37, § 3º, I, da Constituição Federal, que estabelece a necessidade de manutenção de formas de participação popular no acompanhamento da prestação de serviço público.

Configura-se como instância de participação e controle social, promovendo a interlocução entre os cidadãos e a Universidade, recebendo, analisando e encaminhando os elogios, sugestões, solicitações de providências, reclamações e denúncias, contribuindo para o acompanhamento e fiscalização da prestação de serviços públicos da UFRGS, com o propósito de aprimorar a gestão e os serviços oferecidos.

Para o fluxo de atendimento em Ouvidoria, inclusive no que se refere ao tratamento de denúncias, a Ouvidoria da UFRGS segue procedimentos sugeridos pela Ouvidoria-Geral da União, em conformidade com a Lei nº 13.460/2017.

A Ouvidoria da UFRGS atende também o Serviço de Informações ao Cidadão, ao qual incumbe assegurar o acesso dos cidadãos às informações públicas produzidas ou custodiadas pela Universidade, na forma da Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

Para encaminhar uma manifestação ou pedido de acesso à informação à UFRGS, faça por meio da Plataforma Fala.BR ou clicando ao lado, em 'Demandas à Ouvidoria' ou no logo da Plataforma Fala.BR.

Além dessas atribuições, a Ouvidoria foi designada Unidade de Gestão da Integridade (UGI) da UFRGS, pela Portaria nº 3.337/2020, para coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade, promovendo ações relacionadas a sua implementação em conjunto com as demais unidades organizacionais da Universidade, bem como a orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas atinentes à Integridade. Para contato sobre questões de integridade está disponível o e-mail integridade@ufrgs.br.

Atualizado em: Novembro/2021.