Do projeto: o que é o PAG?

O Programa de Apoio à Graduação (PAG) é um projeto acadêmico novo, proposto pela PROGRAD, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no âmbito do Programa REUNI, o qual tem por objetivo a qualificação da graduação. Dois projetos inauguram o programa: o PAG 1 e o PAG2.

O PAG1 tem por objetivo apoiar a realização de estudos sobre a retenção e evasão de alunos em cursos de graduação. O Edital propôs o apoio à realização de diagnósticos, análises e experiências relacionadas às questões de retenção e evasão, bem como a propostas de ações para superação dos problemas diagnosticados, na perspectiva da dinâmica interna dos vários cursos de graduação da UFRGS. Com isso, a PROGRAD busca fomentar a formação de grupos de pesquisa sobre a temática, oportunizar reflexões sobre o perfil do estudante, projetos pedagógicos e ação docente, incentivar e apoiar o envolvimento das Comissões de Graduação com a temática, bem como oportunizar e incentivar a troca de experiências entre a comunidade acadêmica dos cursos de graduação da UFRGS.

O segundo Projeto, PAG2, tem por objetivo apoiar os estudantes que necessitam de reforço no processo ensino-aprendizagem em Cálculo, Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. No âmbito desse projeto, começaram a ser desenvolvidas atividades gratuitas para os alunos de graduação da UFRGS, aos sábados pela manhã e à tarde, tais como: aulas, oficinas, palestras, atividades culturais, entre outras, para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes. A proposta visa a proporcionar novas oportunidades de aprendizagem-ensino, além da sala de aula, planejadas e executadas por uma equipe, que envolve desde alunos de graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, e a coordenação por um professor da área.

Para maiores informações, visite o endereço eletrônico da PROGRAD/UFRGS.