Você está aqui: Página Inicial

Setor de Patologia Veterinária

O Setor de Patologia Veterinária exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão que estão interligadas através do serviço de diagnóstico de enfermidades mediante o uso de técnicas de patologia macroscópica e microscópica.

Realiza exames de necropsia e anatomopatológicos para clínicas e hospitais veterinários, empresas agropecuárias, agroindústrias e laboratórios de diagnóstico veterinário privados que atuam em diversos estados brasileiros. Anualmente cerca de 1500 necropsias e 6000 exames anatomopatológicos e citológicos de animais domésticos e silvestres são realizados.

Na área de pesquisa o grupo publica trabalhos científicos com relevância em âmbitos nacional e internacional. Na qualificação de recursos humanos, dissertações de mestrado e teses de doutorado envolvendo temas como: plantas tóxicas, doenças infecciosas, causas de aborto em animais domésticos, doenças degenerativas e tumorais contribuem para o desenvolvimento técnico e científico de nosso País. No que cerne a extensão universitária, o SPV oferece exames laboratoriais e visitas a propriedades rurais, que possibilitam aprendizado para alunos de graduação e pós-graduação, além de auxílio diagnóstico para médicos veterinários clínicos e/ou produtores rurais.

Os recursos para pesquisa provém de bolsas obtidas da CAPESCNPq para projetos de pesquisa, bolsa produtividade e recursos obtidos por prestação de serviços através de projeto FAURGS.

imagem1

imagem2

Imagem 5

imagem4

imagem3