View authority record
Escola de Engenharia de Porto Alegre - EE (Brasil)
Identity area
Type of entity
Authorized form of name
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
History
Criada em 1896 por engenheiros militares, a Escola de Engenharia de Porto Alegre nasce com uma concepção positivista, tendo estreita relação com o Estado, através da identidade de princípios, do reconhecimento da importância do Estado, da concessão de auxílios financeiros e desempenho de funções políticas concomitantes às acadêmicas.
Seguindo um modelo universitário alemão e, mais tarde, norte-americano, a EE primou pela interligação entre os diferentes níveis de ensino, pela descentralização e consequente interiorização de suas atividades no Estado e pela produção e divulgação de conhecimento.
Desde sua concepção, organização, evolução e consolidação, a Escola de Engenharia passou por diferentes fases, onde cursos preparatórios, técnicos e superiores foram criados, além de institutos e estações.
Durante os anos de 1896 e 1906, a EE passa por um período de consolidação, onde os cursos de Agrimensura, Engenheiro de Estradas e Engenheiro Civil são criados.
O período entre 1906 a 1911 é marcado pela expansão da Escola, quando diversos institutos são criados. São eles:
- Instituto Técnico Profissional, mais tarde chamado de Parobé;
- Instituto Astronômico e Meteorológico;
- Instituto Eletrotécnico
- Instituto Agronômico e Veterinário
Entre 1917 e 1921, a Escola de Engenharia passa a promover o ensino técnico profissional e cria escolas e estações nas cidades de Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Maria, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Santa Rosa, Bagé, Alegrete e Júlio de Castilhos. Neste período, mais especificamente em 1920, é criado o curso de Química Industrial.
O estatuto da EE de 1922 qualifica a Escola de Engenharia como uma universidade técnica, devido a diversificação do conhecimento desenvolvido por ela:
Art. 1º: A Escola de Engenharia de Porto Alegre é uma Universidade Técnica. Seu fim é propagar no Rio Grande do Sul e no Brasil a mais moderna e eficiente educação técnica, profissional e industrial, baseada em uma real educação primária e preparatória. O seu programa conduz o indivíduo do mais modesto ao mais elevado grau de ensino técnico" (ESTATUTO, 1922, apud MOROSINI; FRANCO, 2006, pg.45).
Embora a universidade técnica tenha sido instituída a partir do estatuto de 1922, a Escola de Engenharia permanece utilizando a mesma denominação até 1931, quando através do Decreto nº. 20.272/ 1931, assinado pelo Governo Provisório da República, é autorizada a mudança de nome e, através do Decreto nº. 4.929/ 1932 oficializa a Universidade Técnica do Rio Grande do Sul.
A partir de 1922, a estrutura administrativa da EE ficou organizada da seguinte forma: Presidência, Conselho de Administração, Conselho de Instrução ou Técnico, Departamentos e Institutos. O Departamento Comercial, Industrial e Financeiro, o Departamento Central e o Departamento de Saúde eram responsáveis pelo desenvolvimento das atividades administrativas da EE. As atividades-fim – ensino, pesquisa e extensão – eram desenvolvidas através dos institutos.