INSCRIÇÕES

Workshops

Métodos de avaliação da experiência do usuário (UX) no desenvolvimento de produtos

Ministrantes:Fernanda Steinbruch Araujo e Thaiana Pereira dos Anjos
Duração:6 horas
Horário:13 horas – 19 horas
Sala:2
Vagas:20
Valor:R$ 100,00
    Descrição da Atividade: Acredita-se que o conhecimento e a aplicação dos métodos de avaliação da Experiência do Usuário auxiliam as equipes de desenvolvimento a utilizarem de forma consciente os resultados da avaliação para o sucesso do produto. Com isso, a interação usuário e produto torna-se mais expressiva e satisfatória e, consequentemente, faz com que o produto seja mais competitivo e atraente no mercado. Este Workshop tem como objetivo auxiliar o profissional na realização das avaliações da Experiência do Usuário no desenvolvimento de produtos, conhecendo e aplicando os principais métodos de avaliação para cada fase do desenvolvimento.

Técnicas de colaboração no design

Ministrantes:Adriano Heemann e Guilherme Philippe Garcia
Duração:3 horas
Horário:13 horas – 16 horas
Sala:3
Vagas:50
Valor:R$ 60,00
    Descrição de Atividade: O Workshop tem o objetivo de difundir técnicas para o aperfeiçoamento da colaboração em equipes de projeto, redes de design, networking e iniciativas de cooperação. Os participantes serão apresentados a conceitos, princípios e métodos de estímulo à colaboração no campo do design. Também experimentação técnicas básicas de autoconhecimento e empatia orientadas à superação de conflitos e intensificação de sinergias em grupo.

Produto verde ou cinza?
Aplicação do conceito berço ao berço ao desenvolvimento sustentável de produtos

Ministrantes:Jocelise Jacques de Jacques
Duração:3 horas
Horário:16 horas – 19 horas
Sala:3
Vagas:20
Valor:R$ 60,00
    Descrição de Atividade: Associar produto ao conceito de sustentabilidade é cada vez mais comum, tanto pelo crescimento da preocupação ambiental dos consumidores quanto pela valorização da imagem de um produto “verde”. Porém, frequentemente podemos (e devemos) nos perguntar: quão verde realmente é este produto? A resposta passa peça análise de produtos segundo critérios abrangentes de sustentabilidade, por meio de ferramentas que não apenas avaliem produtos acabados como também auxiliem no desenvolvimento de produtos e fundamentem as decisões de projeto. Neste Workshop, a discussão será centrada no conceito “cradle to cradle” (berço ao berço), que defende o resgate de um fluxo cíclico de produção e consumo, assim como acontece na natureza, com os produtos voltando ao processo de produção como nutrientes biológicos ou tecnológicos para a fabricação de novos produtos. Esta abordagem é adotada como uma aglutinadora de vários outros conceitos fundamentais relacionados à sustentabilidade ambiental. A aplicação do conceito berço ao berço na análise e no design de produtos será exemplificada por meio do estudo de iniciativas reais do desenvolvimento sustentável do produto. Para os inscritos é aconselhável, se possível, trazer laptop.

História e Cultura do design no Rio Grande do Sul: os pioneiros inovadores

Ministrantes:Maria do Carmo Curtis, Gustavo Cássio e Alexandre Schiavoni
Duração:3 horas
Horário:13 horas – 16 horas
Sala:4
Vagas:25
Valor:R$ 60,00
    Descrição de Atividade: Este workshop propõe uma reflexão sobre a inserção do design no estado do Rio Grande do Sul, articulando com o contexto histórico das décadas de 1950 a 1970 no Brasil. São privilegiados os atores sociais responsáveis pelo estabelecimento de uma cultura local de projeto, em meio ao processo de industrialização. O estudo aborda a produção dos seguintes designers: em design de produto, a parceira José Carlos Mário Bornancini e Nelson Ivan Petzold, que ao longo de cinco décadas registrou mais de 200 patentes; e em design gráfico, Norberto Bozzeti, autor de projetos de identidade visual para diversas empresas. A atividade foi formatada a partir da experiência dos professores no ensino e pesquiso em história do design. Com o método da história oral, as informações foram obtidas em séries de entrevistas semiestruturadas com os designers, além do levantamento bibliográfico. A pesquisa tem seus resultados publicados no Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design e na Revista Estudos em Design. Propõe-se a promoção do design em um enfoque didático, que visa despertar uma consciência sobre história e cultura de projeto em âmbito regional, a fim de favorecer a valorização do ethos profissional de design pela comunidade acadêmica.

Ensino quadro a quadro: produção de histórias em quadrinhos hipermídia como objeto de aprendizagem.

Ministrantes:Raul Inácio Busarello
Duração:3 horas
Horário:16h – 19h
Sala:4
Vagas:40
Valor:R$ 60,00
    Descrição de Atividade: Considerando o processo de aprendizagem por meio de aspectos lúdicos que contribuem para a motivação do estudante, este workshop busca, através de uma abordagem teórico/pratica, apresentar e explorar os principais elementos para a criação e utilização de histórias em quadrinhos hipermídia como objeto de aprendizagem. A estrutura dos quadrinhos une o visual com a imaginação do leitor, culminando na criação de uma conexão emocional entre indivíduo, mídia e conteúdo. Por ser uma mídia narrativa explora histórias de experiência e estas são essenciais para a construção da memória, comunicação e conhecimento do indivíduo. A possibilidade de leitura não-linear, intensificada pelas características hipermídia, permite um maior aprofundamento na história e conteúdo de aprendizagem. Além disso, a desfragmentação possível nos quadrinhos e as características do ambiente hipermídia favorecem a granulação do artefato, característica essencial de um objeto de aprendizagem. De forma geral o Workshop explora a mídia em histórias em quadrinhos, sua estruturação e utilização como ferramenta de aprendizagem. Além das possibilidades desta mídia frente a não linearidade e a prática na criação de quadrinhos hipermídia para o ensino/aprendizagem.

Madeiras Brasileiras: conhecendo sua diversidade para uso sustentável no design de produto

Ministrantes:Andréa Franco Pereira
Duração:3 horas
Horário:13 horas – 16 horas
Sala:5
Vagas:30
Valor:R$ 60,00
    Descrição de Atividade: O Workshop busca apresentar conhecimento atualizado sobre o uso da madeira, com o objetivo de facilitar sua identificação e a absorção de informações necessárias no design. Propõe-se a discussão sobre o uso da diversidade de espécies de madeiras brasileiras, fator essencial para o manejo florestal sustentável, e sobre a situação atual de sua exploração e cultivo no Brasil, bem como a perspectiva de crescimento de uso de madeira no mundo. Serão analisadas a necessidade de substituição de espécies menos abundantes e a importância dos programas de certificação a fim de se conhecer sobre as espécies e lançar mão dessa exuberante matéria-prima para inovar em combinações de texturas e cores em inúmeros produtos que podem ser fabricados em madeira. Serão entendidos os limites de seu uso no ciclo da vida: limites de aquisição, produção e trabalhabilidade, mercado, uso, fim de vida, limites legais e normativos. Propõe-se também uma atividade experimental quanto à identificação de espécies a partir do contato com amostras físicas e uso de lupas para entendimento de suas características sensoriais e introdução sobre os elementos celulares, uma das principais maneiras de se identificar uma espécie, tendo como apoio o manual “Madeiras Brasileiras: Guia de Combinação e Substituição”.

Design participativo: percepção dos usuários para análise de ambientes

Ministrantes:Samela Viana e Kátia Bastani
Duração:3 horas
Horário:16 horas – 19 horas
Sala:5
Vagas:16
Valor:R$ 60,00
    Descrição da Atividade: O objetivo do workshop é discutir métodos participativos e apresentar um modelo de ferramenta para auxiliar o designer na coleta colaborativa de informações para análise inicial de ambientes. No desenvolvimento de soluções projetuais com caráter participativo, a colaboração dos usuários inseridos nos ambientes desenvolve-se com o uso de ferramentas específicas, ampliando a visão do desginer e as informações cedidas pelos clientes. Será exposta a teoria de métodos participativos relativos à análise de ambientes e demonstrada a aplicação da ferramenta de avaliação de indicadores como temperatura, ventilação, segurança, identidade visual, acessibilidade e infraestrutura, através de quadros e discos de análise que irão relacionar escalas de percepções qualitativas em referências quantitativas. Assim, promove-se o design participativo focado na percepção e nos interesses dos usuários, partindo da construção coletiva e resultando em maior eficácia nas soluções projetuais.

Design para a educação: métodos e abordagens centradas nas pessoas

Ministrantes:Thomaz Rezendo Gonçalves e Roy Ristow Wippel Schulenburg
Duração:3 horas
Horário:13 horas – 16 horas
Sala:6
Vagas:15
Valor:R$ 60,00
    Descrição da Atividade: No workshop serão apresentados e praticados métodos de DCU Design Centrado no Usuário, porém, aplicados e adaptados para o contexto da educação. O objetivo é fazer um exercício prático e reflexivo sobre as correntes pedagógicas contemporâneas centrada nas pessoas aplicada no desenvolvimento da aula/projeto, através dos métodos de design. Destinado para alunos, acadêmicos, profissionais da educação e interessados em contribuir e/ou aprimorar o processo educacional.

Sinalização: mensagem e significado

Ministrantes:Eduardo Cardoso, Fabiano Scherer e Luciana Mattiello
Duração:3 horas
Horário:13 horas – 16 horas
Sala:7
Vagas:30
Valor:R$ 60,00
    Descrição da Atividade: O design gráfico, que trabalha com a informação, por meio da linguagem, da imagem e/ou de símbolos, desdobra-se em várias áreas, entre as quais a sinalização. Esta busca fornecer a informação necessária ao usuário de um determinado espaço. Nesse contexto, um projeto de sinalização pode ser caracterizado pelo resultado da combinação de vários subsistemas (informações, gráfico, físico/formal, construtivo, ambiental, de acessibilidade e segurança e normativo). O presente workshop pretende apresentar e discutir conceitos gerais sobre sinalização, sua importância e aplicações, unindo aspectos teóricos e práticos com a participação de professores e profissionais. Serão abordados aspectos acerca dos princípios básicos de comunicação (origens; emissor - mensagem - receptor, tipos de mensagens, códigos visuais, etc.); das questões de percepção ambiental; das questões formais e compositivas (cor, tipografia, grid, etc.); e das questões de produção e implantação de elementos. Por fim, será realizada uma atividade prática para composição de um sistema de pictogramas a partir de materiais variados e inusitados, tais como moedas, tampas de garrafa, palitos de fósforo, peças de dominó, tangram e/ou outros jogos, sucata, etc., em ordem crescente de complexidade e desafio.

Estratégias de sustentabilidade para o design de moda

Ministrantes:Luciana dos Santos Duarte
Duração:3 horas
Horário:16 horas – 19 horas
Sala:7
Vagas:30
Valor:R$ 60,00
    Descrição da Atividade: Este workshop busca indicar 12 estratégias para valorizar produtos de vestuário, calçados, bolsas e adornos, consoante a perspectiva da ética e estética da sustentabilidade. Para tanto, está estruturado em apresentação teórica dos conceitos e em atividades de geração de ideias. Serão abordadas as principais características de comportamento do consumidor de produtos sustentáveis, além de dados do mercado de moda no Brasil. Também serão apresentados estudos de caso de empresas, materiais, produtos e serviços, todos relacionados à moda ética/sustentável, tanto do Brasil quanto da Europa. Ao final, os resíduos têxteis são enfatizados como oportunidade de negócio e de solução em design. Os participantes são então convidados a discutir os assuntos apresentados e são direcionados no processo de criar novos negócios/produtos/serviços de moda utilizando as estratégias aprendidas. O conteúdo e o método do workshop baseiam-se em outros cursos ministrados pela professora: curso de extensão "Design de Moda para Sustentabilidade", na Escola de Design da UEMG (2014); disciplina optativa "Moda e Sustentabilidade", na graduação em Design de Moda da UFMG (2011/2012). Para maior conhecimento do conteúdo deste workshop, visite o site: http://modaetica.com.br

Design de personagens: explorando o processo criativo e expressão gráfica em técnicas alternativas de representação

Ministrantes:Priscilla Maria Cardoso Garone, Thiago Francisco e Giulliano Kenzo Pianizolla Panzera Costa Pereira
Duração:3 horas
Horário:13 horas – 16 horas
Sala:8
Vagas:15
Valor:R$ 60,00
    Descrição da Atividade: O workshop "Design de personagens: explorando o processo criativo e expressão gráfica em técnicas alternativas de representação" pretende, por meio da experimentação com técnicas artísticas que apresentam a redução de detalhes, como recorte e colagem, pixel art, desenho com tipografia e com silhuetas, explorar o potencial visual de um determinado personagem. Cada participante desenvolverá um personagem, refinando o resultado obtido com as técnicas anteriores de acordo com sua futura aplicação (se é para uma história em quadrinhos ou uma animação, por exemplo).

Tipografia nos meios digitais para crianças em alfabetização: um exercício prático

Ministrantes:Esp. Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco e Prof. Dr. Adriano Heemann
Duração:3 horas
Horário:16 horas – 19 horas
Sala:8
Vagas:20
Valor:R$ 60,00
    Descrição da Atividade: Qual a tipografia adequada para um material digital para crianças? Para responder a essa e outras questões referentes ao tema, o workshop "Tipografia nos meios digitais para crianças em alfabetização: um exercício prático" introduzirá os participantes no universo da tipografia voltada ao público infantil, em especial para as crianças em fase de alfabetização e em como esse tema pode influenciar o processo de aprendizagem. Para isso o conteúdo foi dividido em duas partes: teórico e prático. Na parte teórica, serão apresentados conceitos, características gerais e pesquisas sobre o tema assim como os aspectos que estão intimamente ligados as particularidades de uma tipografia para um público específico. Serão abordadas também, características gerais sobre o processo de aquisição da escrita/leitura pela criança. Após serão propostos exercícios de reflexão sobre o tema com intuito de iniciar a discussão sobre as premissas indispensáveis para um bom desenvolvimento, escolha e uso de tipografias adequadas para o público. No workshop, o design será apresentado como um mediador para o processo de ensino e aprendizagem com crianças em alfabetização. Não será um curso com o intuito prático de criação de fontes tipográficas, mas sim voltado para a reflexão sobre aspectos que norteiam a tomada de decisão.
Curta! Siga-nos! +55 51 2108 3130 peddesign@officemarketing.com.br