BEM VINDO!

Seja bem vindo ao 11o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – ou, simplesmente, P&D Design 2014: o maior evento brasileiro da pesquisa em Design. Nessa edição, ocorrida entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro em Gramado (RS), foi realizada a partir da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Centro Universitário Ritter dos Reis.

O evento contou com onze áreas temáticas para apresentação de artigos completos e trabalhos de iniciação científica, sendo 360 trabalhos completos, 149 pôsteres de iniciação científica, 13 workshops e 12 projetos de protótipos. Foram recebidas 1133 submissões de trabalhos, o que demandou um grande esforço da comunidade acadêmica para avaliação, classificação e seleção dos melhores trabalhos para o evento. Esses números representam o crescimento da pós-graduação em Design no Brasil, com a ampliação do grupo de programas de mestrado e doutorado, bem como a crescente disseminação da pesquisa no contexto do ensino em nível de graduação em Design. Esse congresso se constitui em um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação desse campo, envolvendo pós-graduação, iniciação científica, egressos, profissionais, empresas e instituições.

Disponibilizamos os resumos de iniciação científica e os resumos expandidos dos projetos de protótipos para que sejam baixados e compartilhados na comunidade científica. Os artigos completos estarão disponíveis no site com seu respectivo identificador digital (DOI). Cabe ressaltar que apenas aqueles que foram efetivamente apresentados no evento em Gramado terão o registro e estarão à disposição, conforme o regulamento do evento.

Gostaríamos de agradecer a colaboração dos professores e pesquisadores que contribuíram na organização e nos comitês científico e de avaliação para que fosse possível ter um evento com elevada qualidade científica. O respaldo de CNPq e CAPES, bem como a co-realização da ESPM e o apoio das instituições anfitriãs UFRGS, UNISINOS, UNIRITTER, assim como a adesão da comunidade científica brasileira de Design, tornaram essa edição possível.

Nosso muito obrigado e bom evento a todos!

Comitê Organizador