Você está aqui: Página Inicial Orientações

Orientações

Conteúdos para downloads

Guia Do Usuário Do DOI (Digital Object Identifier)

Está disponível no link http://labcoat.ibict.br o livro editado pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica - sobre orientações para usuários do DOI.

 

Livro do IBCT - Atribuição do DOI às Revistas do SEER/OJS

Está disponível no link http://bit.ly/13Wti5x o livro editado pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica - sobre atribuição do DOI às revistas no SEER/OJS.

 

Política do Programa de Apoio à Edição de Periódicos da UFRGS

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), através de seu Programa de Apoio à Edição de Periódicos e sua Comissão Assessora para a Edição de Periódicos implementa formas de apoio e incentivo à edição de periódicos na UFRGS. Com o objetivo de conferir visibilidade às revistas científicas da Instituição, mantém o Portal dos Periódicos e anualmente lança editais que instituem diferentes modalidades de auxílio para estas publicações.
clique para download »


Instruções aos Editores

Os editores da UFRGS têm à disposição neste espaço algumas recomendações que visam orientar a presença e distribuição de informações de identificação das revistas, de modo a fortalecer a identidade visual das publicações considerando seu vínculo com a Universidade. O documento se encontra na aba Orientações ,reúne estas recomendações e a seguir estão disponíveis arquivos com as marcas associadas ao Programa de Apoio à Edição de Periódicos. É importante salientar que todos os periódicos devem disponibilizar em local especifico(que pode ser o espaço de diretrizes para submissão) a missão e a política editorial da revista. A Política Editorial engloba, de forma geral, o tipo de trabalho aceito para publicação, percentual de trabalhos inéditos, a língua empregada, o uso de pareceristas para avaliação dos ártigos submetidos à revista(peer-review), o sigilo duplo entre parecerista e autor, se a publicação é física, eletrônica ou ambos, se utiliza o acesso aberto, seções da revista(conteúdo), entre outras diretrizes. 
clique para download »

 

Marca Apoio Edital PAEP

Este conjunto de marcas deve ser utilizado pelas revistas que recebem apoio da Pró-reitoria de Pesquisa mediante Edital anual. Estão presentes – já em ordem e na proporção – as marcas da UFRGS, do Programa de Apoio à Edição de Periódicos e da Copesul Braskem, parceira do programa. O arquivo está em tons de cinza, formato TIF, com 600 dpi de resolução.
clique para download »


Marca da UFRGS

Marca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em preto, formato TIF, 800 dpi de resolução.
clique para download »


Selo Chama UFRGS

Selo em outline da chama que compõe a marca da Universidade, formato TIF, 800 dpi de resolução. Sugere-se que seja colocado na capa da revista, bem como na lombada.
clique para download »


Marca Programa de Apoio à Edição de Periódicos

Marca do PAEP em preto, formato TIF, 800 dpi de resolução.
clique para download »

 

Fórum de Editores Científicos da UFRGS

VIII Fórum - Fontes para indexação dos periódicos da UFRGS

Título: Fontes para Indexação dos periódicos da UFRGS. Palestra realizada no VIII Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 17 de novembro de 2011.
clique para download »

VI Fórum - Avaliação de Periódicos CAPES

Título: Avaliação de Periódicos Científicos e a Base Qualis. Palestra realizada no VI Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 11 de novembro de 2010.
clique para download »

V Fórum - Portal de Periódicos

Dados do Protal de Periódicos Científicos da UFRGS apresentados no V Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 13 de maio de 2010.
clique para download »

V Fórum - Treinamento SEER

Material de divulgação do treinamento SEER apresentado no V Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 13 de maio de 2010.
clique para download »

V Fórum - Histórico PAEP

Histórico do Programa de Apoio à Edição de Periódicos da UFRGS apresentado no V Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 13 de maio de 2010.
clique para download »

IV Fórum - Palestra: Indexação

Título: Indexadores - o que são e qual sua importância? Palestra apresentada no IV Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 13 de novembro de 2009.
clique para download »

IV Fórum - Palestra: Elsevier

Título: Scopus para Editores. Palestra apresentada no IV Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 13 de novembro de 2009.
clique para download »

IV Fórum - Palestra: Thomson Reuters

Título: Metodologia de Indexação no Web of Science. Palestra apresentada no IV Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 13 de novembro de 2009.
clique para download »

III Fórum - Palestra: Qualis

Título: Sistema Qualis da CAPES. Palestra realizada no III Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 02 de julho de 2009.
clique para download »

III Fórum - Palestra: DOI

Título: Crossref / DOI nas Revistas Científicas. Palestra realizada no III Fórum de Editores Científicos da UFRGS, realizado em 02 de julho de 2009.
clique para download »

Referências para usuários SEER

Este site reúne um conjunto de informações que visam dar suporte aos usuários, organizadas segundo as diferentes funções assumidas junto ao SEER.
www6.ufrgs.br/lead/siterevistas/index.htm

O Editor Científico

O artigo de Waldemar Luiz Kunsch descreve o modo pelo qual os editores de revistas científicas lidam com sua estrutura e seu funcionamento. Aborda a necessidade de atenção à preparação de originais, no que se refere não apenas à técnica, mas também ao conteúdo.
clique para download »

Avaliação de periódicos científicos e técnicos brasileiros

Artigo publicado originalmente na revista brasiliense Ciências da Informação, em 1998. Nele, as autoras Rosaly Favero Krzyzanowski e Maria Cecília Ferreira tratam de uma metodologia de avaliação que leve em conta aspectos relacionados ao mérito e desempenho (conteúdo e forma) de revistas científicas. O modelo proposto pelas pesquisadoras serviu de base para a formulação de categorias de avalição utilizada pelo Sistema QUALIS.
clique para download »

Periódicos científicos eletrônicos: critérios de qualidade

Maria Fernanda Sarmento e Souza, Miriam C. P. P. Foresti e Silvana A. B. G. Vidotti apresentam neste capítulo do livro Tecnologia e conteúdos informacionais: abordagens teóricas e práticas, São Paulo: Polis, 2004, um modelo de avaliação direcionado à periódicos científicos eletrônicos.
clique para download »

As dimensões da qualidade dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área da educação

Analisa como se dá a avaliação de periódicos científicos para as agências de fomento. Abrange quatro dimensões de qualidade dos periódicos científicos: técnico-normativo, de conteúdo, de mercado e do processo produtivo. Artigo apresentado por Piotr Trzesniak.
clique para download »

Editoração científica: as duas faces – analógica e digital

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) promoveu, em setembro de 2004, o III Workshop de Editores Científicos em Recife. O enfoque principal foi sobre a forma de divulgação do conhecimento científico: analógico ou digital. Contudo, foram também discutidas as formas de financiamento da produção e divulgação desse conhecimento. Artigo especial apresentado por Carlos Teixeira Brandt .
clique para download »

Publicação científica em arquivos de acesso aberto

Artigo de Fernanda Passini Moreno e Miguel Ángel Márdero Arellano. Apresenta as mudanças produzidas pelas publicações de acesso aberto na comunicação científica, e as possibilidades de novos ambientes de produção e de pesquisa em recursos de informação interoperáveis.
clique para download »

A alteração de práticas de editoração científica tradicionais promovidas pelas ferramentas de publicação eletrônica - um novo habitus profissional?

Em que medida as novas Tecnologias da Informação estão alterando a rotina de editores de revistas científicas? Este trabalho de José de Souza Muniz Júnior e Sueli Mara Ferreira problematiza essa questão à luz dos conceitos de campo e habitus do sociólogo Pierre Bourdieu.
clique para download »

Publicações científicas eletrônicas: a experiência brasileira

Traça um breve panorama nacional da evolução das publicações eletrônicas científicas na internet. Texto de Marcelo Sabbatini, publicado na Labjor Newsletter, 2000.
clique para download »

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos

Material de apresentação de mini-curso proferido por Regina Figueiredo Castro no X Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC, em 2005. Trata de informações básicas sobre indexadores e apresenta critérios de indexação comuns e singulares a diferentes bases de dados.
clique para download »

DOI

Matéria que visa explicar brevemente como o Digital Object Identifier (DOI) funciona e quais são seus objetivos. Também é contextualizado o papel do identificador no movimento de algumas organizações que buscam assegurar a disponibilidade de recursos na internet de maneira simples e ordenada. Esse documento é uma tradução resumida pelo site eBookCult de um artigo do colunista da revista Business Week, Stephen Wildstrom, publicado em julho de 2001.
clique para download »

SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica

Descreve a Metodologia SciELO – Scientific Electronic Library Online para a publicação eletrônica de periódicos científicos. Aborda temas como a transição da publicação impressa em papel para a publicação eletrônica, o processo de comunicação científica, os princípios que nortearam o desenvolvimento da metodologia, sua aplicação no site SciELO,seus módulos e componentes, bem como os instrumentos nos quais está baseada, etc. Artigo de Abel Laerte Packer e colaboradores.
clique para download »

Manual SEER

OJS em uma hora. Uma introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER/OJS . Versão 2.1.1
www.ibict.br/anexos_secoes/OJSinanHour2.1.1.pt_br.vrs1.0.pdf

Manual Customização

SEER - Customizando a revista.
www.ibict.br/anexos_secoes/seer2.1.manual.customizacao.pdf

Texto de Orientação - Oficina de Editoração de Periódicos Científicos Eletrônicos

Periódicos científicos eletrônicos e critérios de qualificação da comunicação científica. Texto de Ana Gruszynski.
clique para download »