Procedimentos após a Defesa


Para a Homologação:

1) Realizar, dentro de 90 dias, as correções sugeridas pela banca;
2) Entregar a versão final em CD (formato PDF, em um único arquivo) na secretaria do PPGCiMat ou enviar por email para pgcimat@if.ufrgs.br, juntamente com uma carta do orientador (não há modelo) informando que as sugestões da banca foram incorporadas à versão final da dissertação/tese.

Para Emissão de Diploma:

1) Após a homologação, entregar uma cópia da tese/dissertação em formato digital (arquivo em PDF em CD-R, em um único arquivo) na biblioteca setorial a qual seu orientador está vinculado e verificar a necessidade de entrega de cópia impressa, juntamente com duas vias do termo de autorização para disponibilidade na biblioteca
2) Trazer à secretaria do PPGCiMat: o documento de comprovação da biblioteca, uma cópia da carteira de identidade, uma cópia do diploma de graduação e/ou mestrado, e, sendo o caso, documento que comprove alteração no nome (e. g. certidão de casamento).
3) A secretaria enviará um e-mail com o número do processo para que o aluno possa consultar o andamento.

Para a retirada do diploma:

1) Após aproximadamente um mês, entrar em contato com a Záira da PROPG pelo telefone 3308-3025 para saber como anda o processo;
2) Quando estiver pronto, dirigir-se à PROPG para assinar e retirar o diploma.

Para a impressão das cópias(opcional):

1) Após homologar o trabalho, retirar na secretaria o formulário “Requisição de cópias” (em duas vias); 
2) Encaminhar os formulários à PROPG (reitoria, 7° andar) para coletar assinaturas; 
3) De posse do formulário assinado, levá-lo, juntamente com uma cópia digital da tese/dissertação à Gráfica da UFRGS (Ramiro Barcelos, próximo ao planetário), e aguardar a confecção das cópias. (Tanto a Biblioteca Central quanto a Gráfica estão sugerindo que as dissertações e teses impressas na Gráfica dentro do nosso Programa de cópias, sejam feitas frente e verso. Segundo a Diretora da Biblioteca Central, desde 2011 a norma ABNT 14.724 recomenda a impressão frente/verso da folha. Com esta mudança haveria mais espaço nas Bibliotecas e também ajudaria na questão ambiental que a Universidade luta para implantar.)