Perguntas frequentes

Qual a diferença entre Aluno Regular ou Especial?

  • O aluno aprovado no processo seletivo poderá ingressar como Aluno Regular (aluno com ou sem bolsa) ou especial (aluno sem bolsa). Aluno Especial tem direito de usufruir das facilidades da UFRGS, como bibliotecas, restaurante universitário e demais serviços. Contudo, o PGCIMAT não fornece Auxílio Financeiro para aluno Especial.
  • Após o período máximo de 3 meses o aluno regular deverá obrigatoriamente encaminhar um ofício a comissão do programa com o plano de trabalho e orientador sugerido.
  • Após o período máximo de 12 meses o aluno especial deverá obrigatoriamente encaminhar um ofício a comissão do programa solicitando mudança para a condição de aluno regular. 
  • Na modalidade Especial, as disciplinas cursadas nesse período serão automaticamente aproveitadas quando do ingresso como regular.
  • O aluno especial poderá cursar no máximo 50% dos créditos mínimos exigidos para seu curso (mestrado ou doutorado) e poderá iniciar seu plano de trabalho. O plano de trabalho deverá ser aprovado pela comissão do Programa, e deverá ser indicado um professor tutor.
  • A alteração do vínculo para ALUNO REGULAR poderá ser realizada através de um dos seguintes procedimentos:
  1. Solicitação do aluno à Comissão de Pós-Graduação durante ou no final do período como ALUNO ESPECIAL, com manifestação favorável do(a) futuro(a) orientador(a), baseado no desempenho acadêmico;
  2. Aprovação do aluno em novo processo seletivo com concessão de bolsa do Programa;
  3. Obtenção de bolsa durante o período como ALUNO ESPECIAL.                                                                                            

A solicitação e a impressão do comprovante de matrícula pelo portal do aluno só podem ser realizadas pelos alunos regulares. Os alunos especiais deverão solicitá-las através do e-mail do PPGQ (pgcimat@if.ufrgs.br ).

Existe a figura de aluno ouvinte no PGCIMAT?

Não.

Quem pode solicitar auxílio financeiro para participação em evento?

Auxílio financeiro para participação em evento no país e exterior somente pode ser solicitado por alunos regulares. Somente alunos de doutorado poderão ter aprovada solicitação de auxílio financeiro para participar de eventos no exterior.

Como solicitar Auxílio Financeiro?

 Acesse o serviço a partir do Portal do Aluno em "Ensino Pós-graduação -> Gestão de Recursos CAPES -> Solicitações -> Auxílio Financeiro"

Anexar: i) Comprovante de inscrição ou print mostrando o valor da inscrição ii) comprovante de pagamento de passagem aérea ou orçamento da passagem iii) comprovante de aceite ou cópia do trabalho a ser submetido.

 Após a participação no evento, deve ser encaminhada cópia do certificado de participação à secretaria.

Como solicitar um atestado, histórico ou qualquer outro documento?

 Para emitir um comprovante de matrícula, acesse o Portal do Aluno e na tela ‘Catálogo de Serviços’ vá em ‘Ensino Pós-Graduação’ >> Aluno >> ‘Aluno Strictu Sensu’ >> ‘Matrícula’ >> ‘Comprovante de Matrícula’.

Quando o documento não estiver disponível para impressão através do Portal, a solicitação deve ser realizada através do e-mail fis_pgcimat@ufrgs.br ou pgcimat@if.ufrgs.br. Num prazo de até 03 dias úteis comunicaremos através do e-mail para a retirada.

Quais as consequências de reprovações?

1. O aluno regular com bolsa de Mestrado ou Doutorado no PGCIMAT que tenha dois conceitos inferiores a C em disciplinas de pós-graduação perderá a bolsa;

 2. O aluno regular de Mestrado ou Doutorado no PGCIMAT que tenha três conceitos

inferiores a C em disciplinas de pós-graduação será excluído do Programa.

 3. O aluno especial de Mestrado ou Doutorado no PGCIMAT que tenha três conceitos inferiores a C em disciplinas de pós-graduação não será admitido como aluno regular do Programa.

4. Bolsistas CNPq que, enquanto bolsistas, reprovarem em alguma disciplina de pós-graduação ou apresentem pendência de prazos com o PGCIMAT, perderão a bolsa do CNPq.

Como é escolhida a banca examinadora de Dissertação/Tese?

A banca é sugerida em comum acordo entre o orientador e o aluno, que devem consultar os professores indicados para as bancas quanto a sua participação na data indicada. A indicação dos nomes é avaliada pela Comissão de Pós-Graduação. Posteriormente o orientador e o aluno serão informados sobre a composição final da banca.

Preciso entregar uma versão impressa para cada membro da banca?

Não. Assim que a banca for aprovada pela Comissão do Programa, o aluno deverá enviar uma versão PDF para cada membro da banca (titulares e suplentes) e consulta-los se desejam receber versões impressas.

Quem envia as versões impressas para os membros banca?

Durante um certo período do ano (geralmente entre Abril e Novembro) o programa tem recursos para enviar as versões, para os membros externos. Neste caso o aluno deverá entregar as copias em envelopes abertos já contendo o endereço do destinatário. A secretaria sempre deverá ser consultada sobre a disponibilidade do recurso para envio. 

Quantos membros na banca de mestrado e quantos membros na banca de doutorado e qualificação de doutorado?

  • Mestrado. A banca será composta por no mínimo três doutores:
  • Indicar dois membros externos ao PPGCIMAT, um titular e o outro suplente, sendo o titular obrigatoriamente externo à UFRGS.
  • Indicar três membros internos ao PPGCIMAT, dois titulares e um suplente, sendo que um dos membros titulares deve estar vinculado a um instituto diferente do orientador. 
  • Doutorado. A banca será composta por no mínimo três doutores:
  • Indicar três membros externos ao PPGCIMAT, dois titulares e um suplente, sendo os titulares obrigatoriamente externos à UFRGS.
  • Indicar três membros internos ao PPGCIMAT, um titular e dois suplentes, sendo que um dos membros titulares deve estar vinculado a um instituto diferente do orientador.

Como solicitar a prorrogação de prazo de Qualificação ou Defesa?

Para solicitar a prorrogação de prazo, deve ser entregue na Secretaria do PPGCIMAT um ofício assinado pelo aluno e pelo orientador, justificando o pedido e informando o novo prazo que deseja, com uma data para a defesa. Não há modelo para a ofício.

Como realizar a matrícula em Estágio Docente?

Doutorado: entregar na secretaria do Programa o Formulário de Matrícula devidamente preenchido.

O aluno de doutorado deve realizar o mínimo de 30 horas de estágio.

Após a realização do Estágio, entregar na secretaria Avaliação Estágio Docente devidamente preenchido.

Alunos de outro Programa podem realizar matrícula em alguma disciplina do PPGCIMAT?

Somente Alunos Regulares de outros Programas podem realizar a matrícula, através do Portal do Aluno em: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO > ALUNO > Matrícula > Solicitação de Matrícula em outro Programa ou do e-mail fis_pgcimat@ufrgs.br ou pgcimat@if.ufrgs.br. As informações sobre o período de matrícula devem ser acompanhadas através do site do PPGCIMAT.

Como cancelar a matrícula em uma disciplina?

O aluno poderá solicitar o cancelamento de matrícula em disciplinas até que tenha transcorrido 50% do período letivo da respectiva disciplina. A solicitação deverá ser encaminhada por escrito pelo aluno à secretaria do Programa, com o parecer do professor da disciplina confirmando que a solicitação está dentro do prazo permitido. Modelo disponível em: Formulário Cancelamento Disciplina

Como solicitar o aproveitamento de créditos?

  • O aproveitamento de créditos de disciplinas ou atividades cursadas em outras Instituições durante vínculo como aluno regular junto ao PGCIMAT deverá ser analisado antes do início da disciplina ou atividade pela Comissão de Pós-Graduação mediante ofício encaminhado pelo aluno com parecer do orientador, incluindo justificativa. Não será concedido aproveitamento de crédito para disciplinas/atividades cursadas em outras instituições por alunos regulares sem aprovação prévia da Comissão de Pós-Graduação do PGCIMAT.
  • Para solicitar aproveitamento de créditos o aluno deverá entregar o formulário devidamente preenchido juntamente com as súmulas das disciplinas, incluindo professor responsável e atestado das notas/conceitos obtidos ou histórico escolar.
  • Para aproveitamento e equivalência de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação antes do ingresso no PPGCIMAT - ver resolução 01/2011, disponível em: http://www.ufrgs.br/pgcimat/institucional/documentos/resolucoes/resolucao-01-2011-regulamentacao-para-aproveitamento-e-equivalencia-de-creditos/view
  • Disciplinas cursadas durante o mestrado no Programa são automaticamente validadas para o doutorado no Programa, contudo o aluno deve entregar a solicitação na secretaria.
  • Disciplinas cursadas nos programas de Química, Física e Engenharias de materiais são automaticamente validadas, contudo o aluno deve entregar a solicitação na secretaria.
  • Disciplinas cursadas em outras Pós da UFRGS, é necessário entregar o histórico no programa e solicitar validação.
  • Disciplinas cursadas em outras Pós fora da UFRGS, é necessário entregar o histórico completo e sumulas das disciplinas, descrevendo conceito obtido, carga horário e conteúdo programático.

O que fazer após a Defesa de Dissertação/Tese e obtenção de diploma?

  • Após o aluno realizar as correções sugeridas pela banca. O orientador deve enviar um ofício ao programa afirmando que as sugestões da banca foram incorporadas à versão final da dissertação/tese (não há modelo para essa carta). A homologação será realizada pela CPG em reunião e registrada em ata.
  • Após a homologação, entregar na biblioteca a qual seu orientador estiver vinculado: Cópia da dissertação/tese em formato pdf, verificando a necessidade de entrega de cópia impressa. Duas vias do termo de autorização para disponibilidade na bibliotecaTrazer à secretaria do PPGCIMAT o comprovante de entrega na biblioteca (uma das vias do termo de autorização para disponibilidade na biblioteca; Solicitar a PROPG a emissão do diploma.

Onde retirar o Diploma de Doutorado/Mestrado Acadêmico?

O diploma deve ser retirado na Divisão de Diplomas - 7° andar da Reitoria da UFRGS. Dúvidas, consulte o link: http://www.ufrgs.br/propg/institucional/dapg/divisoes-setores/expedicao-de-diplomas

O que é a matrícula em Tese/Dissertação?

A matrícula em Tese/Dissertação deve ser realizada OBRIGATORIAMENTE por alunos que não cursarão nenhuma disciplina no semestre, dedicando-se somente a pesquisa ou outras atividades do curso. Alunos que se matricularem em pelo menos uma disciplina não precisam matricular-se em ‘Tese/Dissertação’.

Quando realizar a prova de Proficiência em Língua Estrangeira?

  • A partir da data de ingresso como regular, é aconselhável que o aluno realize a prova de proficiência em língua estrangeira em até 12 meses para mestrado e 24 meses para doutorado. 
  •  A proficiência em língua inglesa é obrigatória para alunos de Mestrado e Doutorado.
  • Doutorandos devem ter proficiência em uma segunda língua estrangeira, podendo ser alemão, espanhol, francês ou italiano.
  • Alunos estrangeiros devem possuir proficiência em língua portuguesa, obrigatoriamente.

Como solicitar a equivalência de Proficiência em Língua Estrangeira realizada em outra Instituição?

Para alunos que realizaram a prova de proficiência em outra Instituição e foram aprovados, é possível solicitar a equivalência conforme informações disponíveis na página da CAPLLE:  http://www.ufrgs.br/caplle/equivalencia.html

Como solicitar o cadastro de um Co-orientador?

Entregar na secretaria do Programa os seguintes documentos:

  1. Ofício do orientador indicando co-orientador assinado pelo orientador e com anuência do aluno.
  2. Ofício do co-orientador declarando concordar com a indicação.
  • Para co-orientação de mestrado, prazo limite para solicitar co-orientação até 14 meses após ingresso do aluno no curso.
  • Para co-orientação de doutorado, prazo limite para solicitar co-orientação até 29 meses após ingresso do aluno no curso.

Critérios mínimos para defender o mestrado e doutorado?

Para mestrado. Ser aprovado em no mínimo 14 (quatorze) créditos. Proficiência em uma língua estrangeira. Um artigo submetido em revista indexada ou uma patente depositada.

Para Doutorado. Ser aprovado em no mínimo 24 (vinte quatro) créditos. Proficiência em língua estrangeira. Dois artigos aceitos em revistas indexada ou duas patentes depositada.

Quais os critérios para publicações referentes a dissertações e teses do programa?

 1. Dissertações de Mestrado: Cada dissertação deverá resultar em pelo menos um artigo submetido em revista indexada pelo ISI com a concordância do orientador até a data do encaminhamento da defesa, preferencialmente pertencente aos estratos A1, A2 ou B1 da área de Materiais. Enquanto esta condição não for satisfeita, o orientador não poderá orientar novos alunos com bolsa do Programa.

2. Teses de Doutorado: A Tese somente poderá ser encaminhada para julgamento se o(a) candidato(a) tiver publicados, ou aceitos para publicação, pelo menos dois artigos em revistas indexadas pelo ISI referentes à Tese de Doutorado, preferencialmente pertencentes aos estratos A1, A2 ou B1 da área de Materiais. O requerimento de patentes poderá substituir a publicação de artigos, mediante avaliação da Comissão de Pós-Graduação.

Sou Pós-Doutorando, como solicito vínculo com a UFRGS?

Os próprios pós-doutorandos solicitam o vínculo com a UFRGS, mais informações em https://www1.ufrgs.br/Ensino/PosDoutorando/view/loginPosDoutorando.php