. Documento sem título
     
    
     
    
 
 
English
Español
Deutsch
> O PGDR

.
.     Documento sem título

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PGDR/UFRGS PUBLICA EDITAIS PARA INGRESSO EM 2016

O PGDR informa que já se encontram disponíveis os editais do processo seletivo para os cursos Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural, com ingresso previsto para março de 2016.

As inscrições serão feitas ONLINE e ocorrerão no período de 14 de setembro a 13 de outubro de 2015.

Provas presenciais serão aplicadas, conforme cronograma contido no edital respectivo, entre os dias 10 e 18 de novembro de 2015.

Para maiores informações entre em contato com a nossa secretaria através do e-mail pgdr.secretaria@ufrgs.br ou, pelo telefone (51) 3308-3281.

Não perca a oportunidade! Vagas limitadas.

Para fazer download dos editais, clique aqui:
Edital Nº 04/2015 - Processo Seletivo para Ingresso no Doutorado - 2016
Edital Nº 05/2015 - Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado - 2016

EDITAL Nº2/2015 E Nº 03/2015- PROCESSO SELETIVO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS PARA INGRESSO NO DOUTORADO E MESTRADO EM 2016

Os editais de processo seletivo para candidatos estrangeiros para ingresso no Mestrado e no Doutorado em 2016 foi divulgado. Verifique no link abaixo.

O período de inscrição será do dia 06/07/2015 a 04/12/2015.

>> Edital Doutorado
>> Edital Mestrado

EDITAL PARA APOIO À PUBLICAÇÃO DE PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DO PGDR

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentam o Edital Conjunto nº 01/2015 que trata da concessão de apoio financeiro para publicação de artigos científicos, capítulos de livros ou livros completos, de autoria do corpo docente e discente do PGDR.

As inscrições para a solicitação do apoio financeiro deverão ocorrer a partir da publicação deste Edital até o dia 21 de setembro de 2015.

EDITAL IEPE/PGDR 01/2015 - APOIO À PUBLICAÇÃO DE PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Daniela Oliveira recebe Menção Honrosa no "PRÊMIO UFRGS DE TESE - Edição 2015 - Área Multidisciplinar"

A Dr.a em Desenvolvimento Rural Daniela Oliveira, diplomada em 2014 pelo PGDR, recebeu Menção Honrosa no PRÊMIO UFRGS DE TESE - Edição 2015 - Área Multidisciplinar, pelo seu trabalho "Produção de Conhecimentos e Inovações na Transição Agroecológica: O Caso da Agricultura Ecológica de Ipê e Antônio Prado/RS", orientada pelo Professor Dr. Sergio Schneider e coorientada pela Professora Dr.a Flávia Charão Marques.

A íntegra do trabalho, defendido em março de 2014, pode ser acessada no link

Notícias vinculadas ao NIPEDETE - Núcleo Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Etnoecologia dos Territórios Rurais dos Campos de Cima da Serra e Litoral

O NIPEDETE é constituído na UFRGS pelo DESMA e NESAN/PGDR, Campos do Litoral Norte, pela UERGS – Unidades de São Francisco de Paula, Vacaria, Caxias do Sul e Tapes e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e tem como objetivo assessorar os territórios Campos de Cima da Serra e Litoral a constituir os colegiados territoriais e suas estruturas e elaborar o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável.

>> Leia as notícias AQUI

OFÍCIO CIRCULAR 01/2015 PGDR/UFRGS

Ofício referente a concessão de auxílio financeiro a estudantes do PGDR para participação em atividades e eventos científico-acadêmicos no país e no exterior.

Leia a circular no link abaixo. Os modelos para o solicitante encontram-se disponíveis abaixo e na página de formulários.

>> Of. circular 01/2015 PGDR/UFRGS
>> Modelo - Participação em Eventos científico-acadêmicos
>> Modelo - Pesquisa de Campo

VÍDEO SOBRE O GEPAD E, MAIS AMPLAMENTE, SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR, PRODUZIDO PELA UFRGS TV

O Conhecendo a UFRGS apresenta o GEPAD, Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da UFRGS. Nascido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, o grupo busca discutir e produzir conhecimento sobre a temática agrícola, através de estudos, saídas de campo e eventos realizados pelos pesquisadores.

Clique aqui e confira o vídeo no Youtube!

CALENDÁRIO ACADÊMICO E GRADE DE HORÁRIOS - PGDR 2015/2

O calendário acadêmico de 2015/2 com a grade de horários e outras informações está disponível. Acesse o link abaixo e veja.

>> Calendário Acadêmico

Carmen Janaína Batista Machado recebe "PRÊMIO SOBER/NEAD - Edição 2015" por melhor dissertação de Mestrado

Temos o grato prazer de informar que a dissertação intitulada “Aqui Até o Arado é Diferente: Transformações no Fazer Agricultura e em Hábitos Alimentares entre Famílias Assentadas - Um Estudo Realizado no Assentamento União, Rio Grande do Sul" de autoria de Carmen Janaína Batista Machado, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi a vencedora do PRÊMIO SOBER/NEAD - Edição 2015, concedido à melhor dissertação em nível de Mestrado produzido na área de Sociologia Rural. A entrega do prêmio terá lugar durante o 53º Congresso da SOBER, no dia 28/07/2015, às 17h00, no Auditório da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em João Pessoa.

A íntegra do trabalho, defendido em maio de 2014 sob a orientação da Prof.ª Renata Menasche, pode ser acessada no link.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional - NESAN, convidam para a palestra:

"Produção de Conhecimento em Projetos de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional"

Palestrante: Elaine Pasquim (Doutoranda em Nutrição Humana - UNB)
Quando: 29 de junho de 2015 às 14h00
Onde: PGDR - Av. João Pessoa, 31 - Sala Josué de Castro

>> Cartaz

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS e o Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural - GEPAD, convidam para a palestra com o Dr. John Wilkinson (CPDA/UFRRJ):

"Regimes Alimentares, a Reestruturação do Mundo das Commodities e a Inserção da Agricultura Familiar"

Quando: 29 de maio de 2015 às 10h00
Onde: PGDR - Av. João Pessoa, 31 - Sala Josué de Castro

>> Cartaz

Otávio do Canto recebe prêmio da ANPPAS por Melhor Tese de Doutorado

A tese de doutorado “Conflito Socioambiental e (Re)Organização Territorial: Mineradora Alcoa e Comunidades Ribeirinhas do Projeto Agroextrativista Juruti Velho, Município de Juruti-Pará-Amazônia-Brasil”, defendida por Luis Otávio do Canto Lopes em outubro de 2012 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi premiada como Melhor Tese de Doutorado em Ambiente e Sociedade durante o 7º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), em seu encontro na semana passada.

A íntegra da tese, que foi orientada pelo professor Jalcione Almeida, pode ser acessada no link.

PROFESSORES DA UFRGS PARTICIPAM DE OFICINA DE TRABALHO EM VIÇOSA - MG

Nos dias 24 a 27 de fevereiro de 2015 ocorreu em Viçosa, Minas Gerais, a oficina de delineamento metodológico do projeto "Gestão de organizações econômicas da agricultura familiar no Brasil: elaboração de tipologia de cooperativas e associações agropecuárias e análise do programa Mais Gestão (MDA/Governo Federal). Leia mais clicando no link abaixo.

>>Leia mais

Revista Sociologias: Dossiê "Ciências Sociais e a Questão Ambiental"

"Os artigos selecionados para este dossiê, longe de constituírem um estado da arte dos estudos sobre a questão ambiental, representam um pequeno estrato de enfoques e temas relacionados às ciências sociais em que a questão ambiental tem caráter determinante nas análises. "

>> Veja +

Gestão de Cooperativas: produção acadêmica da ASCAR

E-Book

>> Veja +

Resultado Final do Edital PROEXT 2014 MEC/SESu

Projeto coordenado por professora do PGDR é aprovado com nota máxima no Edital PROEXT 2014

>> Veja +

INFORMAÇÕES PARA ALUNOS ESTRANGEIROS

Novo Manual do Programa de Estudante - Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG

>> Veja +

 


 

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR)

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), conceito 5 na avaliação da CAPES/MEC, que atualmente é o conceito mais alto na Área Interdisciplinar, está sediado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), e atuando em sintonia com outras Unidades de Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apresenta-se como um programa multidisciplinar, objetivando a articulação de diferentes áreas do conhecimento, de forma a propiciar mudanças socioeconômicas e ambientais nos espaços rurais que levem à sustentabilidade  dos sistemas e à melhoria da qualidade de vida das populações locais. 

Para o PGDR, as dinâmicas sociais e ambientais que afetam os espaços rurais necessitam de  abordagens interdisciplinares e sistêmicas,  assim como domínio de conceitos e métodos adequados ao planejamento e execução de políticas públicas e projetos  em Desenvolvimento Rural. Assim, o PGDR conta um corpo docente formado por professores que atuam em diversas áreas do conhecimento, e suas linhas de pesquisa  e  projeto pedagógico buscam estimular a interdisciplinariedade. O objetivo principal é a formação, em nível de mestrado e doutorado, de profissionais capazes de atuar em ensino, pesquisa e ação de intervenção nos espaços rurais com vistas à promoção do Desenvolvimento. 

O PGDR iniciou suas atividades em 1999, com o Curso de Mestrado. Em 2003, foi oferecida a primeira turma de Doutorado. Tem recebido diversos prêmios, participando de vários convênios e programas de cooperação e intercâmbio nacionais e internacionais, e atua também em diferentes cursos de graduação, incluindo participação intensa no Curso de Graduação em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), na modalidade de ensino a distância (EAD). Conta com a infraestrutura do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), onde está sediado, e onde pode ser contatado.





















. 
.     .
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - Telefone: (51) 3308-3281 - E-mail: pgdr@ufrgs.br