Disciplinas do Programa

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

A agricultura no desenvolvimento agrário e o lugar das formas de produção e trabalho não capitalistas. Campesinato, sociedades camponesas e agricultura familiar em uma perspectiva multidisciplinar. A agricultura familiar nas sociedades contemporâneas: perspectivas comparadas. A modernização da agricultura, diferenciação social e econômica da agricultura, estilos de agricultura. O Estado e as políticas públicas que afetam a agricultura familiar e o desenvolvimento rural. Formas de organização e ação coletiva dos agricultores no meio rural. Ruralidade, pluriatividade e territorialidade. Agricultura familiar e campesinato no Brasil. A agricultura familiar, o agronegócio, os sistema/regimes agroalimentares e o desenvolvimento rural.

Professores

Agricultura e Sustentabilidade A

Agricultura e Sustentabilidade

A questão ambiental e o desenvolvimento: a evolução, fatores antrópicos de desequilíbrio ambiental (extinções, destruição de habitats e mudanças climáticas) e cenários para o Planeta Terra; A evolução da agricultura: fatores ecológicos determinantes, crises e perspectivas; Epistemologia da Agroecologia; Bases teóricas da sustentabilidade – ecossistemas e agroecossistemas; Escolas de agricultura ecológica; Transições à agricultura sustentável – experiências e políticas públicas; Segurança alimentar x soberania alimentar. A problemática das biotecnologias.

Professores

Alimentação e Cultura como Abordagem para o Estudo do Rural

Alimentação e Cultura como Abordagem para o Estudo do Rural

Alimentação e cultura. Estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação sócio-antropológica de fenômenos sociais referentes ao mundo rural. Introdução à antropologia do campesinato.

Professores

Alimentação, Mercados e Consumo

Alimentação, Mercados e Consumo

Introdução as principais abordagens teóricas da sociologia da alimentação que tratam de compreender o moderno sistema alimentar e as relações entre alimentos, saúde e ambiente sob um ponto de vista político e social. Sociogênese dos hábitos alimentares a partir das rotinas e práticas alimentares. Tendências de consumo: etização, estetização, saudabilidade e movimento políticos de contestação. O processo de desconexão da cadeia de abastecimento alimentar, a sua complexificação e seu domínio pela distribuição e por grandes impérios alimentares. As diversas crises e fraturas do modelo produtivista referentes à saúde pública, ao meio ambiente e à sociedade. As tendências sociais contestadoras como a criação, operação e desenvolvimento de cadeias curtas de abastecimento e sua imersão em valores e práticas sociais específicas; o papel do consumo e do consumidor no direcionamento das cadeias de abastecimento e no desenho de novas relações e modelos agroalimentares. A escala local e o envolvimento da cultura, do território e de outros atributos na distinção e qualificação dos alimentos em contraponto aos produtos padronizados e de escala global. O papel e a influência do Estado e das políticas públicas na determinação dos modelos agroalimentares. As políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e as diferentes posturas do Estado em relação ao enfrentamento das desigualdades de renda e aos problemas nutricionais, sociais e ambientais.

Professores

Ambiente e Desenvolvimento em Disputa

Socioantropologia dos Conflitos Ambientais

Abordagem das principais correntes teóricas para compreensão e análise de contextos nos quais o ambiente está no centro de disputas; comparação crítica das possibilidades e lacunas entre diferentes perspectivas teóricas; mobilização das perspectivas teóricas em relação a vários problemas e objetos empíricos de análise. Sociologia ambiental: do rural ao ambiental; Modernização, risco e desastre; Justiça ambiental e Ecopolítica; Conflitos ambientais e ambientalização; Epistemologias ecológicas; Biodiversidade; Ambiente e grandes projetos de desenvolvimento; Barragens, mineração e polos petroquímicos; Mudanças climáticas: Antropoceno, Gaia, negociações internacionais e conflitos.

Professores

Arranjos Interorganizacionais e Estratégias para o Desenvolvimento Rural

Arranjos interorganizacionais e estratégias para o desenvolvimento rural

Formação dos arranjos interorganizacionais e contribuições analíticas das Teorias Econômica e Organizacional. Estudo dos arranjos interorganizacionais sob três perspectivas: relações de interdependência setorial (cadeias produtivas, sistemas agroindustriais e formas de coordenação); estratégias organizacionais (redes, cadeia de suprimentos, cadeias curtas); e localização dos agentes produtivos (Clusters e sistemas produtivos locais. Estratégias em arranjos interorganizacionais voltados para o desenvolvimento rural.

Professores

Avaliação de Impactos Ambientais

Avaliação de Impactos ambientais

Histórico da temática ambiental. Fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva da análise ambiental. Critérios para avaliação de impactos ambientais. Métodos e técnicas de avaliação de impactos ambientais.

Professores

Conhecimento, Inovação e Transições Sociotécnicas na Agricultura

Conhecimento, Inovação e Transições Sociotécnicas na Agricultura

A relação conhecimento e desenvolvimento. Modernização, desenvolvimento tecnológico e o mundo rural. A universalização do conhecimento e a pluralidade cognitiva relacionada ao trabalho agrícola. Ação social, interface e conhecimento. Inovação e novidade na agricultura. O enfoque das transições sociotécnicas. A construção de abordagens multinível, multi-aspecto e multi-ator para a análise de trajetórias sociotécnicas na agricultura.

Professores

Construção do Conhecimento no Desenvolvimento Rural

Da difusão à participação- Construção do conhecimento e métodos participativos.

Trajetórias das abordagens relacionadas a ensino, pesquisa e extensão rural. Contextualização de diferentes processos de geração do conhecimento. Abordagem crítica dos métodos de aproximação, informação e comunicação, associada aos diferentes processos de mediação nos espaços rurais. Relação das políticas públicas direcionadas a pesquisa e extensão para a agricultura e processos diferenciados de geração do conhecimento. Métodos participativos para a construção do conhecimento a partir da análise de casos e de exercícios de aplicação de ferramentas para diagnóstico e planejamento de ações em programas de desenvolvimento rural.

Professores

Desenvolvimento Rural I

Doutorado

Professores

Desenvolvimento Rural II

Mestrado

A ideologia do progresso e do desenvolvimento. Capitalismos tardios: do desenvolvimentismo ao neoliberalismo. Desenvolvimento capitalista: o progresso técnico e o meio rural. A questão agrária brasileira: revisão histórica da discussão. A intervenção do Estado na agricultura. As políticas econômicas e agrícolas brasileiras. Mercantilização e mercados. A sociologia da agricultura. Território e desenvolvimento territorial. Demografia e desenvolvimento. As políticas econômicas e agrícolas internacionais. As diferentes representações da natureza e do desenvolvimento. Desenvolvimento e sustentabilidade.

Professores

Desenvolvimento Socioeconômico, Território e Ambiente

Professores

Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional no Rural: Práticas de Ensino Integradas à Extensão e Pesquisa

Bracagioli

Professores

Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional no Rural: Reflexão e Planejamento da Docência

Reflexão e Planejamento da Docência

Professores

Desenvolvimento, Pós-colonialismo e Pós-desenvolvimento

Desenvolvimento, Pós-colonialismo e Pós Desenvolvimento

A modernidade, o eurocentrismo, o colonialismo e novas modalidades interpretativas sobre poder, Estado e governo. Estudo das críticas do desenvolvimento, o pós-colonialismo e o pós-desenvolvimento. Interpretação dos processos históricos e sociais sobre o campo do desenvolvimento sob a perspectiva da descolonização epistemológica.

Professores

Desenvolvimento: Teorias, Temas e Processos

Professores

Desigualdades e Diferenciações Sociais no Rural

Desigualdades e Diferenciações Sociais no Rural

Análise das dinâmicas sociais na perspectiva da desigualdade e diferença sociais, com foco no rural e referenciadas nas principais teorias e autores de referência, tanto clássicos quanto contemporâneos. A estratificação social do ponto de vista conceitual, histórico e operativo na sociedade brasileira, especialmente a rural.

Professores

Dinâmicas do Desenvolvimento Capitalista e o Brasil

Dinâmicas do Desenvolvimento Capitalista e o Brasil

Professores

ESTUDOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO RURAL II

Professores

Estrutura e Dinâmica de Sistemas Agroindustriais

Professores

Estudos Avançados em Desenvolvimento Rural

Estudos Avançados em Desenvolvimento Rural

As ciências sociais e o desenvolvimento. As instituições, os atores e os processos de desenvolvimento. O papel do Estado e da sociedade civil no desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. A problemática do desenvolvimento rural no Brasil.

Professores

Etnoecologia e Gestão Socioambiental

Etnoecologia e Gestão Socioambiental

Professores

Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários

Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários

Conceitos e aplicação da teoria sistêmica para o estudo de realidades agrárias complexas. O estudo de sistemas agrários e suas abordagens. Origem, evolução e diferenciação dos sistemas agrários: do neolítico a agricultura industrial do século XX. A agricultura em algumas regiões da América Latina e sua evolução histórica. Caracterização, evolução e diferenciação dos sistemas agrários no estado do RS.

Professores

Inserção Brasileira no Capitalismo Contemporâneo

Professores

Mediações Político-culturais no Mundo Rural

Mediações Político-Culturais no Mundo Rural

O espaço das mediações sob perspectivas epistemológicas contrastantes. Por uma sociologia da trajetória dos mediadores e suas lógicas de engajamento. Trajetórias, estratégias e práticas político-culturais na mediação de políticas públicas de desenvolvimento.

Professores

Mercados, Instituições e Estratégias para o Desenvolvimento Rural

Mercados, Instituições e Estratégias para o Desenvolvimento Rural

Conceitos e características dos mercados agrícolas e agroindustriais. Intervenção governamental. Tópicos de Economia Institucional: Economia dos Custos de Transação, Nova Economia Institucional, Contratos e Direitos de Propriedade. Estruturas de mercado e Comportamento Estratégico. Sistemas e cadeias agroindustriais e arranjos produtivos.

Professores

Metodologia Qualitativa

METODOLOGIA QUALITATIVA

Fundamentos e abordagens teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. O pesquisador e seu objeto na pesquisa qualitativa. Modalidades e técnicas de pesquisa qualitativa: características, possibilidades e limites. Análise de dados qualitativos. Qualidade da pesquisa qualitativa.

Professores

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos

Ementa: Organização de dados e estatística descritiva: distribuições de frequências, medidas de localização e de variabilidade. Medidas de desigualdade e de concentração. Probabilidades e distribuições. Inferência estatística, intervalos de confiança, testes paramétricos e não-paramétricos. Testes t, F, ?2, ANOVA. Análise multivariada: covariância, correlação e análise de regressão. Problemas na estimação de modelos de regressão. Análise de séries temporais e números índices. Análise fatorial e análise de agrupamentos (clusters).

Professores

ORIENTAÇÃO DE TESE CURSO DINTER_Januária

Professores

ORIENTAÇÃO DOUTORADO EAD CABO VERDE

Professores

Oficina de Pesquisa Interdisciplinar

Professores

PERSPECTIVA ORIENTADA AO ATOR E SEUS DESDOBRAMENTOS NOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO

PERSPECTIVA ORIENTADA AO ATOR E SEUS DESDOBRAMENTOS

O debate do desenvolvimento e a emergência de um paradigma centrado nos atores. As bases da Perspectiva Orientada ao Ator: fundamentos, conceitos e possibilidades analíticas. Os atores e a criação de novos espaços de ação: inter-relações entre práticas sociais, conhecimento, materialidades e mudança social. A ampliação conceitual e analítica pelo diálogo com outras abordagens e temas contemporâneos.

Professores

Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural

Professores

Políticas Públicas para a Agricultura e Questão Agrária

Professores

Problematizando o Desenvolvimento Rural: questões e perspectivas contemp

Mestrado

Professores

Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária

Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária

Estudo do processo de tomada de decisão com vistas à gestão e o planejamento de unidades de produção agropecuária familiar, abordando esse processo desde um ponto de vista sistêmico, observando fases, fatores influentes, modelos, critérios, métodos e técnicas de auxílio e o contexto informação-decisão.

Professores

Prática de Ensino I

Prática de Ensino I - Opcional - M

Professores

Prática de Ensino II

Doutorado

Professores

Relação Rural-Urbano e Desenvolvimento

Professores

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO_DINTER_Januária

Professores

Seminário de Pesquisa Multidisciplinar em Desenvolvimento Rural

Doutorado

Professores

Tecnociência, Natureza e Desenvolvimento

Tecnociência, Natureza e Desenvolvimento

A relação sociedade – natureza. Ciências sociais, sociedade/desenvolvimento e a questão ambiental. As abordagens sociais da questão ambiental. Ciência, técnica e natureza. A socialização da natureza e a incerteza fabricada. A sociedade de risco. Modernidade ecológica e sustentabilidade. Conflitos ambientais. Modernidade e (pós/de)colonialidade nos estudos da relação sociedade – natureza. Sociambientalismo e justiça ambiental. Ontologia e cosmologia na questão ambiental. A questão da sustentabilidade do desenvolvimento. Mudanças ambientais globais.

Professores

Teoria e Prática da Pesquisa Científica A

Teoria e Prática da Pesquisa Científica

Professores

Teoria e Prática da Pesquisa Científica B

Professores

Teoria e Prática da Pesquisa Científica C

Teoria e Prática da Pesquisa Científica

Examina o processo de elaboração do conhecimento humano. Trata das questões relacionadas com a ciência em geral, os paradigmas e os modelos de explicação da realidade. Propõe e discute os métodos científicos em sua gênese, classificação e diferentes usos. Apresenta a pesquisa científica e suas partes constitutivas, além das técnicas de pesquisa e os principais tipos de investigação, usados na pesquisa científica e na busca do saber. Propõe o processo da elaboração do projeto de dissertação.

Professores

TÓPICOS ESPECIAIS IV

Políticas Alimentares no Brasil

Trajetória do abastecimento alimentar no Brasil. Políticas públicas de abastecimento e segurança alimentar no Brasil. Instrumentos de política pública. Interação entre Estado e Sociedade Civil na construção das políticas de abastecimento alimentar. Agricultura Familiar, Agronegócio e Desenvolvimento Rural. Mercados institucionais. Circuitos curtos. Agroecologia.

Professores

Tópico Especial - Seminários em Desenvolvimento Rural

Seminários em Desenvolvimento Rural

Professores

Tópico Especial VII

Sociohistoria e Gênero: contribuições para análise em pesquisas acadêmicas

Estudo das contribuições implicadas na discussão/construção do instrumental teórico-analítico adequado à identificação e análise da construção social dos sexos/gêneros.

Professores

Tópico Especial VIII

Princípios de Agroecologia

Os problemas da agricultura moderna e a sustentabilidade; epistemologia da agroecologia; relações agroecosistemas-ecossistemas: validação de princípios ecológicos no estudo de agroecossistemas; grupos funcionais, estrutura, diversidade, estabilidade e resiliência em agroecossistemas; a agrobiodiversidade e a soberania alimentar; práticas alternativas; metodologias de análise e avaliação de agroecossistemas.

Professores

Tópico Especial XII

Introdução às Ferramentas Informacionais de Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos

Ementa: A disciplina, em seu primeiro módulo, apresenta o software NVivo como ferramenta de análise para pesquisas qualitativas nas ciências humanas. Introduz as noções de casos, nós e codificação, com o debate acerca da relação desses conceitos com o desenho de pesquisa. Apresenta ainda as funcionalidades dos memos e de instrumentos de consulta e de visualização dos dados. As aulas serão expositivas dialogadas, com realização de exercícios. No segundo módulo, a disciplina apresenta o software R. O pacote R é uma ferramenta gratuita e open source que apresenta várias possibilidades de utilização na pesquisa social. É um software flexível que funciona a partir da adição de pacotes de acordo com a necessidade do pesquisador. Dentre as suas possibilidades estão a análise estatística, produção de gráficos e imagens, análise de conteúdo, mineração de textos, análise de redes sociais, análise de informações geográficas, entre outros. O curso pretende apresentar noções básicas e introdutórias para utilização do software, possibilitando que o pesquisador esteja apto a adaptar a ferramenta a suas necessidades de pesquisa.Introduz os tipos e criação de variáveis, sequências, operadores lógicos, vetores, matrizes, listas, data frame, factors, importação e exportação de dados, manipulação de dados, criação de gráficos e alguns testes estatísticos. Ao final do curso, os/as estudantes conhecerão as características e potencialidades dessas duas ferramentas informacionais, e estarão habilitados a analisar suas possibilidades de usos em suas próprias pesquisas de mestrado e/ou doutorado.

Professores

Tópicos Especiais

Abordagens Contemporâneas sobre o Sistema Agroalimentar

Sistema agroalimentar em perspectiva histórica. Estado, globalização e conformação do sistema mundial. Regimes de acumulação capitalista, fordismo/pós-fordismo e regulação econômica. Governança das cadeias globais de valor e redes globais de produção. Qualidade, diferenciação, dispositivos e standards. Redes, convenções e instituições nos mercados agroalimentares. Sistemas alimentares localizados, circuitos curtos e redes alimentares alternativas. Neoextrativismo, acumulação por espoliação e novos imperialismos. Transições sociotécnicas, regimes e ordens alimentares.

Professores

Tópicos Especiais

DESIGUALDADE, POBREZA E DESENVOLVIMENTO RURAL

Igualdade e desigualdades sociais. Elementos de Economia Política. Interpretações sobre desigualdade e pobreza, ao longo do tempo e atualmente Conceito e concepções das situações de pobreza. A intervenção do Estado. Pobreza Rural. Políticas de Combate a Pobreza. Desenvolvimento rural como elemento de combate às desigualdades sociais.

Professores

Tópicos Especiais I:

Relação Rural-Urbano e Desenvolvimento

Noções de rural e urbano. Origens e as dinâmicas geradoras de atividades não agrícolas. Novas abordagens de desenvolvimento no contexto da relação rural-urbano. Políticas nãoagrícolas como forma de incorporação da noção de multifuncionalidade dos espaços. Formas de representação simbólica do rural pelos urbanos. Experiências de congregação da relação rural-urbano.

Professores

Tópicos Especiais II:

ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL

A definição de política pública; ciclo de política pública; a construção da agenda pública; as ideias, as crenças e as interpretações de mundo na construção das políticas públicas; os atores e seus interesses na intervenção do Estado; as instituições e suas oportunidades e resistências; as redes de política pública; capacidades estatais; a transferência de políticas públicas e suas problemáticas; a ação pública e seus instrumentos; a construção de políticas baseadas em evidências.

Professores

Tópicos Especiais III:

Antropologia e Imagem

A disciplina apresenta o uso de imagens como forma de produção do conhecimento na inter-relação entre o científico e as artes,por meio de discussões sobre as relações entre as imagens e a etnografia e sobre a ampliação do espaço ocupado essencialmente pela linguagem textual. Propõe uma breve introdução à história da antropologia visual e discussões sobre as dimensões éticas, estéticas e políticas da produção e do uso de imagens na pesquisa científica. Propõe igualmente refletir por meio de imagens, sobre o rural para além de um espaço agrário e produtivo,mas constituído e construidor de vida, de saúde e de doença. Traz para a discussão as narrativas visuais de populações rurais e as experiências de trabalho,saúde e adoecimento. Finaliza com um exercício de produção de imagens (fotográficas ou videográficas) e com a construção de uma narrativa visual.

Professores

Tópicos Especiais IX

O Debate Colonial e a Questão Ambiental

Introdução à dimensão ambiental do debate colonial. Perspectivas pós, de e anti-coloniais. O pensamento arquipélago. Terra, território e ambiente. Desenvolvimento e ambiente. Cosmopolíticas e conflitos ambientais. Colonialismo ambiental. A relação entre saberes locais e científicos na interface sociedades-naturezas. Ecologia política e perspectivas do "buen vivir". Éticas e poéticas de existência.

Professores

Tópicos Especiais V

Professores

Tópicos Especiais VI

Produção e Processamento de Alimentos para o DR

Histórico da produção e do processamento de alimentos na perspectiva do desenvolvimento rural; mulheres e o processamento de alimentos; qualidade dos alimentos na ótica da segurança dos alimentos e da segurança alimentar e nutricional; processamento de alimentos, agroindústrias familiares e legislação sanitária; processamento de alimentos e políticas públicas; noção de risco associada aos alimentos e à alimentação; processamento de alimentos, ambientes alimentares e segurança alimentar e nutricional; sistemas agroalimentares sustentáveis; valorização de alimentos tradicionais.

Professores

Tópicos Especiais X

Decolonialidade e Perspectivas Críticas sobre Desenvolvimento

Estudo do pensamento decolonial latino-americano. Antropologia do desenvolvimento, com foco em orientações contemporâneas sobre o rural. Convergência entre o debate sobre modernidade/colonialidade e as perspectivas sobre desenvolvimento com ênfase nos estudos sobre América Latina.

Professores

Tópicos Especiais XI

Introdução ao Pensamento de Bruno Latour e as Redes Sociotécnicas

Introdução à abordagem teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede (ANT). Principais autores e influências da ANT. O pensamento de Bruno Latour. Redes sociotécnicas. Epistemologia e ontologia das ciências. Relação sociedade(s)-natureza(s) na perspectiva latouriana. Cartografia de controvérsias como método. Simetria generalizada. Modos de existência, poder e política no mundo rural. Desenvolvimento (rural) e não modernidade.

Professores

Tópicos Especiais XIII

Demografia e Desenvolvimento Rural

Dinâmicas demográficas e migratórias ao longo da história, com ênfase para o caso brasileiro. Os determinantes dos processos e dinâmicas demográficas: fecundidade, mortalidade e migração. Influências demográficas sobre a disponibilidade e alocação de trabalho no tempo e a divisão sexual do trabalho; efeitos das mudanças na composição familiar sobre a oferta de mão de obra, com ênfase para a realidade brasileira. A transição demográfica e os efeitos dos seus componentes sobre a agricultura familiar, com destaque para a família enquanto unidade de análise. Consequências econômicas, sociais e ocupacionais da mudança da estrutura etária e ocupacional em relação à agricultura familiar, com ênfase para as questões envolvendo a ruralidade contemporânea, a sucessão e o lugar dos jovens rurais, as questões de gênero, infância e o envelhecimento populacional. Fontes de dados demográficos.

Professores

Tópicos Especiais em Instituições e Governança Agroindustrial

Tópicos especiais em Instituições e Governança Agroindustrial

Interpretação e análise de configurações agroindustriais. Compreensão dos mercados, sua lógica, fundamentos e contradições; institucionalismo e governança contratual; nova econo mia institucional e desenvolvimento rural.

Professores
« Outubro 2019 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031