Intercâmbios de estrangeiros no PGDR

A comunidade acadêmica do PGDR conta com estudantes oriundos de vários países. Nos últimos anos foram recebidos estudantes estrangeiros oriundos de vários países.

Em 2017 o PGDR recebeu o conceito 6 na avaliação quadrienal da Capes em uma escala de 3 a 7 que avalia a qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros. Dessa forma, reforça-se o intuito da internacionalização, com a realização de convênios com instituições no exterior assim como formas de intercâmbio para estudantes e professores.

Como estudantes estrangeiros podem ingressar no PGDR?

O PGDR oferece vagas para mestrado e doutorado uma vez ao ano, com lançamento de editais normalmente entre os meses de agosto e dezembro para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. O concurso é aberto a candidatos brasileiros e estrangeiros. O estudante estrangeiro aprovado na seleção anual poderá pleitear bolsa de estudos assim como os outros estudantes brasileiros, respeitada a disponibilidade de bolsas e a ordem da colocação geral dos candidatos. Não é assegurada a concessão de bolsas aos candidatos selecionados.

O PGDR também poderá abrir chamada específica para candidatos estrangeiros, que NÃO residam no Brasil e estão pleiteando bolsas de agências internacionais de fomento ou apoios institucionais. Esta chamada não reserva vaga no Programa para os selecionados que não apresentarem, dentro do prazo de validade, a comprovação do recebimento da bolsa de estudos de agência de fomento internacional ou de apoio institucional.

Como estudantes estrangeiros podem realizar o seu intercâmbio (estágio acadêmico de mestrado ou doutorado, pasantía, interuniversity exchange) no PGDR?

O PGDR recebe anualmente estudantes estrangeiros que desejam realizar período de estágio mantendo o seu vínculo com a instituição original. Essa modalidade recebe nomes diferentes conforme o país. 

Para a obtenção da carta de aceite do Programa os alunos deverão primeiramente enviar um correio eletrônico ao professor(a) de interesse para supervisão do estágio explicando o seu interesse no PGDR e o tema de pesquisa. Os currículos profissionais e os contatos dos professores estão disponíveis no item “docentes” na página do Programa.  

Se houver disponibilidade por parte do professor este poderá solicitar um plano de estudos do candidato. A documentação deverá ser enviada a coordenação do PGDR e avaliada por comissão interna. O estudante deverá relatar nos documentos a forma de auxílio financeiro que garantirá a sua estadia no PGDR, seja ele bolsa de estudos, outros tipos de financiamento ou recursos próprios.

Como professores estrangeiros podem visitar o PGDR?

Os professores interessados em realizar estágio de pós-doutorado ou período de visita no PGDR deverão entrar em contato pelo e-mail .

« Novembro 2018 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930