O PGDR

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), Área Interdisciplinar da CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) iniciou suas atividades em 1999 em nível de Mestrado e em 2003 com o Curso de Doutorado. O PGDR está vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Embora seja um programa novo, o PGDR é herdeiro da longa tradição de estudos sobre o meio rural e a agricultura na UFRGS. Sua criação veio em substituição e ampliação do Curso de Pós-Graduação em Economia Rural (criado em 1963, no âmbito da cooperação MEC-USAID), e tem como sede o Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE/FCE/UFRGS).

O PGDR possui conceito 6 na avaliação da Comissão de Área Interdisciplinar da CAPES (Ministério da Educação).

O programa define-se como um curso de pós-graduação multidisciplinar porque entende que determinadas problemáticas e temas de pesquisa necessitam de abordagens que trancendem as fronteiras disciplinares, é o caso das dinâmicas sociais, econômicas, culturais e ambientais que afetam as populações, as atividades, os recursos e o espaço rural. Nesse sentido, o PGDR concebe o desenvolvimento rural como um processo resultante de ações articuladas, que visam a induzir mudanças socioeconômicas e ambientais no âmbito do espaço rural para melhoria do bem estar das populações rurais.

O PGDR almeja formar profissionais, em nível de mestrado e doutorado, que sejam capazes de atuar na docência, na pesquisa acadêmica e nas ações de intervenção mediante o domínio de métodos e conceitos que lhe permitam executar projetos e realizar atividades de planejamento em prol do desenvolvimento rural.

« Setembro 2018 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30